RP-16 Demonstração de um Novo Modelo Avaliativo na Facultade de Medicina da Universidade do Algarve: Tailed Medical Students Assessment (TMSA)
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.27445Palavras-chave:
.Resumo
Introdução: Na educação médica, os currículos integrados tornaram-se um conceito
popular que se difundiu globalmente atingindo diversas organizações de acreditação
médica. Um currículo integrado pode ser descrito, por exemplo, como a integração da
ética e aptidões clínicas desde o início do curso de medicina; combinar experiências
clínicas e ciências básicas numa única unidade curricular; integrar a exposição clínica
real em estágios desde o início do curso.
Dito isso, é possível formular perguntas úteis: se estamos ensinando com uma
abordagem integrativa, por que avaliamos de forma fragmentada? É possível
criar/demonstrar um método de avaliação multivariado válido, capaz de considerar um
plano curricular completo?
Objetivos: i) Caracterizar as turmas do MIM-UAlg entre 2009 e 2017 (já graduadas)
com base na demografia, formação de base, o seu processo de seleção e momentos
de avaliativos durante o curso; ii) Proposta e demonstração de um novo modelo de
avaliação multivariado capaz de diferenciar os estudantes de medicina com base em
todo o currículo.
Materiais e Métodos: Para este projeto foi selecionada uma coorte de 331 alunos
graduados no MIM-UAlg. Todos os dados foram tratados com o software IBM® SPSS®
Statistics versão 28. Este projeto baseia-se numa análise descritiva, inferencial e
multivariada das turmas de 2009 a 2017.
Resultados e Discussão: A análise sociodemográfica não revelou diferença
estatisticamente significativa nas variáveis entre as coortes selecionadas.
Foi possível definir cada ano quanto à sua capacidade de diferenciar os alunos ao longo
de todo o currículo. O quarto ano revelou diferenças estatisticamente significativas para
todas as suas unidades curriculares enquanto o sexto ano não revelou nenhuma.
Os resultados da análise do processo de seleção foram estatisticamente significativos
na comparação de todas as coortes, o que era esperado.
Conclusão: Neste projeto, pudemos demonstrar um novo método de avaliação capaz
de diferenciar os estudantes de medicina com base na totalidade do currículo médico.
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