RP-17 ESCALAS DE AVALIAÇÃO DAS MÚLTIPLAS MINIENTREVISTAS: PROCESSO DE SELEÇÃO AO MIM DA UALG
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.27446Palavras-chave:
.Resumo
Introdução: O Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina e Ciências
Biomédicas da Universidade do Algarve, desde a sua génese, que foi descrito como um
curso inovador em termos pedagógicos. O plano de estudos baseia-se na aprendizagem
através de casos clínicos, adaptando-se assim às novas evoluções da educação médica
internacional. Relativamente ao processo de seleção ao curso, este é composto por dois
momentos de avaliação distintos: provas de aptidão cognitiva e múltiplas
minientrevistas. Na primeira fase de seleção são avaliadas as aptidões cognitivas dos
candidatos através de provas de raciocínio abstrato, numérico e verbal. Já a segunda
fase de seleção avalia a dimensão humana através de 10 múltiplas minientrevistas, com
base em atributos não académicos ou domínios específicos.
Objetivos: Focado no 2.o momento apenas, definiram-se como objetivos para este
estudo atestar a presença de diferença entre a distribuição das escalas de avaliação
(domínios) das minientrevistas dos que entram face aos que não entram e averiguar a
necessidade e possibilidade de criação de setpoints mínimos para cada domínio
avaliado.
Materiais e Métodos: Deste modo, recorreu-se aos candidatos ao Mestrado Integrado
em Medicina em 2021 que compareceram à 2.a fase de seleção, perfazendo um total de
135 alunos. O processamento e organização de dados foi realizado com recurso ao
programa informático IBM SPSS®
28. Foi realizado o teste de Kolmogorov-Smirnov para
estudar o comportamento da distribuição das variáveis e em seguida aplicado o teste U
de Mann-Whitney, dada a inexistência de variáveis com comportamento normal.
Complementarmente, recorreu-se ao teste de associação Qui-Quadrado de Pearson
para as variáveis de natureza categórica. Executou-se também o comando “Optimal
Binning” cujo algoritmo determina a existência de pontos ótimos que maximizam a
distribuição de uma variável categórica. Os resultados obtidos foram considerados
estatisticamente significativos sempre que p < ,05.
Resultados e Discussão: A caracterização sociodemográfica dos candidatos, não
relevou diferença significativa em relação à idade e género entre selecionados e não
selecionados. Relativamente às minientrevistas e respetivos domínios, em média, as
notas dos candidatos selecionados foram estatisticamente superiores à dos não
selecionados, tendência essa que manteve quando foram estabelecidos pontos ótimos
de corte para cada domínio.
Conclusão: A maioria dos selecionados apresenta notas médias nas escalas de
avaliação das múltiplas minientrevistas acima dos pontos ótimos de corte definidos,
todavia algumas destas podem, eventualmente, ser influenciadas pelo género. Assim,
o estabelecimento de setpoints mínimos nos domínios pode ser viável, deste que se
tenha em consideração esta questão.
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