O Caso da "Coelha Alba" Diante da Biossegurança: O Governo da Vida em Questão

Authors

  • Dolores Galindo Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.25770/artc.11600

Keywords:

Arte Biotecnológica, Biossegurança, Governo da vida

Abstract

A relação entre arte e ciências da vida é antiga, mas apenas recentemente passou a ser pautada, também, pela segurança da vida, o que vem gerando diversas controvérsias entre artistas, instituições artísticas e comitês de biossegurança. Tais desencontros se devem, em grande medida, à migração para o contexto artístico de procedimentos de biossegurança desenvolvidos tendo em vista problemáticas tecnocientíficas. Propomos que a arte biotecnológica, no caso da coelha Alba proposta por Eduardo Kac, sinalizapara a existênciade fraturasna racionalidade das avaliaçõesde biossegurança, indicando um necessário esforço de revisão dos princípios que as orientam.

Author Biography

Dolores Galindo, Universidade Federal de Mato Grosso

Docente do corpo permanente do Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea ECCO onde coordena a Linha de Pesquisa Epistemes Contemporâneas e do curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), com Doutorado Sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (2004). Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Ciências, Tecnologias e Contemporâneo, além de atuar como pesquisadora da Grupo Práticas Discursivas e Produção de Sentidos PUCSP, membro do GT Cotidiano e práticas sociais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Vice-Presidente da Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO (2012-2013) e Secretária da Rede Centro-Oeste de Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas - CO3 (2010-2011).Tem experiência em Psicologia Social como área interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes interesses de pesquisa: Epistemologias situadas; Ontologias variáveis; Biopolíticas; Tecnologias; Arte Contemporânea.

Published

2012-06-14

How to Cite

Galindo, D. (2012). O Caso da "Coelha Alba" Diante da Biossegurança: O Governo da Vida em Questão. artciencia.Com, Revista De Arte, Ciência E Comunicação, (15). https://doi.org/10.25770/artc.11600