Jogos Eletrônicos: Comunicação e Arte na Cibercultura

Authors

  • Marcelo Silvio Lopes Universidade Norte do Paraná - UNOPAR,
  • Fernando Camargo Fernando Unopar - Universidade Norte do Paraná
  • Rogério Zanetti Ghomes Unopar - Universidade Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.25770/artc.11601

Keywords:

Jogos eletrônicos, Arte digital, Novas mídias

Abstract

Os jogos eletrônicos têm uma relevância cada vez maior nos processos comunicativos e de mediações das interações na sociedade contemporânea, apresentando-se como um fenômeno expressivo, híbrido, de alta complexidade e interdisciplinaridade. Desta maneira é necessária a discussão sobre os jogos eletrônicos serem considerados arte. Com o surgimento da cibercultura os jogos eletrônicos conseguiram desenvolver em um curto período de tempo uma retórica própria, onde uma de suas principais características é o esforço que o jogador desempenha com a finalidade de influenciar o resultado. Com relação à Arte o artigo se apropria do conceito deleuzeano para quem a arte não trata de reproduzir ou inventar formas, mas de captar forças, de tornar visíveis forças invisíveis. Desta maneira, apesar de conter interatividade e ludicidade, o jogo não pode ser considerado arte.

Author Biographies

Marcelo Silvio Lopes, Universidade Norte do Paraná - UNOPAR,

Doutorando no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Mestre em “Comunicação” pela UEL, Universidade Estadual de Londrina. Especialista em “Comunicação Visual em Mídias Interativas” pela UNOPAR, Universidade Norte do Paraná. Graduado em “Licenciatura em Educação Artística” pela UEL, Universidade Estadual de Londrina. Docente do Curso de Artes Visuais – Multimídia, pela UNOPAR.

Fernando Camargo Fernando, Unopar - Universidade Norte do Paraná

Graduado em Artes Visuais – Multimídia - Unopar – Universidade Norte do Paraná

Rogério Zanetti Ghomes, Unopar - Universidade Norte do Paraná

Doutorando do programa TIDD PUC/SP. Mestre em Design – UNESP, especialista em Discurso Fotográfico – UEL, bacharel em Desenho Industrial – PUC-PR, Docente do Curso de Artes Visuais – Multimídia, Coordenador de Pós-Graduação em Fotografia e Direção de Arte Multimídia, na Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Published

2012-05-19

How to Cite

Lopes, M. S., Fernando, F. C., & Ghomes, R. Z. (2012). Jogos Eletrônicos: Comunicação e Arte na Cibercultura. artciencia.Com, Revista De Arte, Ciência E Comunicação, (15). https://doi.org/10.25770/artc.11601