Nanoarte - 200 Milhões de Anos: Árvore Pedra

Authors

  • Anna Barros

DOI:

https://doi.org/10.25770/artc.11609

Keywords:

Nanoart, perceptive-systems, haptic, transhuman

Abstract

Esta é a primeira parte de uma trilogia: semente, árvore, árvore pedra. Os elementos apresentados são árvores brasileiras (tabebuia, Ypê, e Lagerstroemia Indica, Resedá), suas sementes e amostra de uma árvore petrificada com 200 milhões de anos, coletada em Mata, reserva arqueológica no Rio Grande do Sul, Brasil. Esses três elementos são os atuantes em uma narrativa que se desenrola em uma apresentação poética, por meio de amostras científicas varridas pelos: Microscópio Eletrônico de Varredura e Microscópio de Força Atômica. O material foi trabalhado em programas de 3D para guardar as características da nanotecnologia, cujas imagens enfatizam a percepção tátil da topografia gerada pelos microscópios. Animações são eventos com característica do universo nano, onde os átomos estão em uma constante dança de energia.

Design sonoro : Wilson Sukorski.
Orientação técnica: Alberto Blumenschein.
Varredura das amostras: Laboratório de Filmes Finos do Instituto de Física da USPSP e Instituto de Física da USP São Carlos.

Percepção em lá menor

View Portfolio

Additional Files

Published

2012-06-14

How to Cite

Barros, A. (2012). Nanoarte - 200 Milhões de Anos: Árvore Pedra. artciencia.Com, Revista De Arte, Ciência E Comunicação, (15). https://doi.org/10.25770/artc.11609