Arte Poética de António de Ataíde, Vol. I

Volume I

  • Adriano Milho Cordeiro Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos - CECH.Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - Centro de Literatura Portuguesa - CLP. http://orcid.org/0000-0001-9267-4691
Palavras-chave: Palavras-chave: Aristóteles; arte; classicismo; Camões; comédia; epopeia; literatura; Lusíadas; maneirismo; Platão; poética; teatro; tragédia.

Resumo

O presente estudo aborda pela primeira vez e de uma forma integral a obra manuscrita em vernáculo, intitulada Borrador de huma arte poetica que se intenta/ua escrever da autoria de D. António de Ataíde, 5.º conde da Castanheira e 1.º conde de Castro D’Aire. Pela primeira vez é lida, revista, se transcreve e se comenta. Trata-se de um documento manuscrito e o seu carácter crítico-literário permite-nos afirmar que foi uma das primeiras obras do género a ser escritas no contexto ibérico. A sua observação é de importância capital para a análise da teoria literária, em geral, e para o estudo e compreensão das obras de alguns autores lusos dos séculos XVI e XVII, em particular.

Biografia do Autor

Adriano Milho Cordeiro, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos - CECH.Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - Centro de Literatura Portuguesa - CLP.

- Investigador da FLUC - UI&D-CLP, (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - Unidade de Investigação e Desenvolvimento  do Centro de Literatura Portuguesa).

- Investigador da FLUC - UI&D-CECH, (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - Unidade de Investigação e Desenvolvimento do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos).

Publicado
2018-12-24
Como Citar
Cordeiro, A. (2018). Arte Poética de António de Ataíde, Vol. I. Artciencia.Com, Revista De Arte, Ciência E Comunicação, (22-23). https://doi.org/10.25770/artc.16090