Corpo e Dança no Filme "Carmen" de Carlos Saura

Authors

  • Marcilio de Souza Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.25770/artc.11066

Keywords:

Corpo. Dança. Cinema. Hibridismo.

Abstract

Trata-se de uma reflexão acerca do corpo e da dança no filme Carmen de Carlos Saura. A concepção de corpo evidenciado nessa pesquisa parte do pensamento de Merleau-Ponty que traz uma noção de corpo como uma extensão do mundo, mergulhado numa linguagem sensível que nos possibilita compreender a nossa relação com as coisas em nosso entorno, sem que haja a diferenciação entre o sujeito que olha e o objeto percebido, abarcando, dessa maneira, todo o sensível em si – o corpo como sensível exemplar. A concepção de dança está entrelaçada com as interfaces com o cinema num hibridismo de duas formas representativas de comunicação, que pode e deve utilizar a riqueza das suas possibilidades de material expressivo para construir narrativas, discursos, pensamentos e reflexões. O estatuto híbrido da associação entre dança e cinema permite construir um corpo fluido que tem o potencial de alterar e enriquecer nossas perspectivas artísticas/estéticas.

Author Biography

Marcilio de Souza Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutor em Artes (UNESP “Júlio Mesquita Filho”), Doutor em Educação (FRN), Professor do Curso de Dança da UFRN. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (Grupo Estesia/UFRN) e do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação (CIRANDAR); é professor dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGArc) e Pós-Graduação em Ensino de Artes (PROFARTES) da UFRN.

Published

2017-01-05

How to Cite

Vieira, M. de S. (2017). Corpo e Dança no Filme "Carmen" de Carlos Saura. artciencia.Com, Revista De Arte, Ciência E Comunicação, (20-21). https://doi.org/10.25770/artc.11066