Novos media, hoje - Elementos para a definição técnico-social de um conceito

Authors

  • Gil Baptista Ferreira PhD, Polytechnic Institute of Coimbra / LabCom

DOI:

https://doi.org/10.25770/artc.11116

Keywords:

Media, Sociedade, Internet

Abstract

Resumo: O objectivo maior deste texto é integrar os media no âmbito da teoria social e nos esforços por para compreender a interacção entre indivíduos, instituições, tecnologias e os seus usos. Começa por situar historicamente o termo “novos media” a partir do quadro mais geral da história recente dos media, com o objetivo de justificar a validade atual do par “novos media". Sustenta a análise a partir de posições/debates já consolidados nos estudos críticos dos media e da sociedade, que dedicaram uma atenção importante ao papel dos media no âmago das sociedades de massa e aos seus desenvolvimentos através das sociedades pós-industriais até aos nossos dias. É a partir daqui que defende, enquanto perceção final, a relação estreita entre a estrutura tecnológica (e a sua ligação aos media) e os seus usos humanos, que definem os novos media como um sistema técnico-social – um sistema inédito, inovador e dinâmico.

Published

2014-12-31

How to Cite

Ferreira, G. B. (2014). Novos media, hoje - Elementos para a definição técnico-social de um conceito. artciencia.Com, Revista De Arte, Ciência E Comunicação, (18). https://doi.org/10.25770/artc.11116