Ações do professor para fazer o aluno gostar de Matemática
Resumo
As ações do professor são fundamentais para conseguir resultadospositivos com os alunos, e consequentemente auxiliar para que goste de matemática.
Dentre as ações que favorecem este objetivo, ensinar bem, acreditando
no que se faz, é fundamental. A confiança do professor naquilo que
faz constrói créditos com o aluno e produz a capacidade de guiá-lo no caminho
de gostar de aprender matemática. O carisma é essencial. O bom
humor faz com que as aulas sejam interessantes, despertando o interesse
do educando. A pesquisa apresentada neste artigo, então, voltou-se para a
investigação da opinião de 150 alunos de Ensino Médio, de quatro escolas
da cidade de Viamão, duas particulares e duas públicas. A partir de uma
abordagem qualitativa, com dados sofrendo Análise Textual Discursiva, a
pesquisa possibilitou a conclusão de que o não gostar decorre, pelo menos
em parte, da falta de contextualização que poderia ser obtida com a utilização,
pelos professores, dos pressupostos da educação pela pesquisa em suas
práticas pedagógicas. Os resultados sugerem que fazer o aluno gostar ou não
depende de como o professor se sente no ambiente de sala de aula, e também
na busca constante de aperfeiçoamento para tornar suas metodologias mais
atrativas.