https://revistas.rcaap.pt/boletimspm/issue/feedBoletim da Sociedade Portuguesa de Matemática2023-02-20T06:59:55+00:00Boletim da SPMhreis@fep.up.ptOpen Journal Systems<p>O Boletim é uma publicação da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), com dois números publicados em cada ano, dirigida a todos os que se interessam pela matemática. Constitui um espaço diversificado de informação, que promove a circulação de ideias e opiniões, bem como a troca de experiências entre os que ensinam, investigam ou aplicam a Matemática. O Boletim publica essencialmente artigos não especializados com relevância para a investigação em matemática.</p>https://revistas.rcaap.pt/boletimspm/article/view/29803Ficha Técnica2023-02-20T06:52:10+00:00Ana Jacinta Soaresajsoares@math.uminho.pt<p>Informações sobre a publicação</p>2023-03-10T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2023 Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemáticahttps://revistas.rcaap.pt/boletimspm/article/view/29800Informação aos Autores2023-02-19T23:10:35+00:00Ana Jacinta Soaresajsoares@math.uminho.pt<p>Informação dirigida aos Autores</p>2023-03-10T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2023 Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemáticahttps://revistas.rcaap.pt/boletimspm/article/view/29799Indice N802023-02-19T23:02:52+00:00Ana Jacinta Soaresajsoares@math.uminho.pt<p>Índice do Número 80</p>2023-03-10T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2023 Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemáticahttps://revistas.rcaap.pt/boletimspm/article/view/29795Application of the BenTaher-Rachidi method in numerical sequences2023-02-19T22:31:37+00:00Renata Vieirare.passosm@gmail.comMilena Mangueiramilenacarolina24@gmail.comFrancisco Regis Alvesfregis@gmx.frPaula Catarinopcatarino23@gmail.com<p class="p1">Este artigo apresenta a aplicação do estudo sobre o método de BenTaher-Rachidi para a resolução de sequências numéricas lineares e recorrentes de ordem superior. Assim, obtém-se a fórmula de Binet, pelo método de BenTaher-Rachidi, nas sequências de Lucas, Pell, Leonardo, Mersenne, Oresme, Jacobsthal, Padovan, Perrin e Narayana.</p>2023-03-10T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2023 Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemáticahttps://revistas.rcaap.pt/boletimspm/article/view/29796Bessel Potentials and Lions-Calderón Spaces2023-02-19T22:47:23+00:00Pedro Campospmcampos@fc.ul.pt<p class="p1">O principal objetivo deste trabalho é apresentar um gradiente fracionário, utilizado por Tien-Tsan Shieh e Daniel E. Spector em 2015 para estudar uma nova classe de equações com derivadas parciais. Esse gradiente fracionário permite dar uma caracterização para os espaços de Lions-Calderón (que são também conhecidos na literatura como espaços de potenciais de Bessel) idêntica à caracterização usual dos espaços de Sobolev. Para além desta interessante caracterização, apresentamos ainda dois resultados, um sobre existência e unicidade de soluções fracas para uma equação com derivadas parciais fracionárias e uma caracterização do dual dos espaços de Lions-Calderón em termos de derivadas parciais fracionárias, que correspondem a uma generalização dos correspondentes resultados no caso clássico (i.e. s = 1) para o caso fracionário (i.e. em (0, 1)).</p>2023-03-10T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2023 Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemáticahttps://revistas.rcaap.pt/boletimspm/article/view/2979733 anos do Projecto Matemática Ensino2023-02-19T22:52:27+00:00Maria Paula Oliveirapaula.oliveira@ua.pt<p class="p1">Em 1989 três docentes da Universidade de Aveiro, decidem criar uma ferramenta que permitisse avaliar algumas centenas de estudantes de uma forma célere, recorrendo a computadores. Como primeira experiência criaram conteúdos simples, sobre equações lineares, e fizeram o desafio a uma escola da região para testar o programa desenvolvido. Foi um sucesso e assim nasceu a competição EQUAmat que ainda hoje desperta o interesse dos alunos do 3<span class="s1">o </span>ciclo do Ensino Básico. Ao longo destes anos o Projecto Matemática Ensino (PmatE) desenvolveu várias atividades, todas elas com o mesmo objetivo fundamental: promover a aprendizagem, usando o desafio dos jogos. É esta a história que se pretende contar nestas linhas.</p>2023-03-10T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2023 Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemáticahttps://revistas.rcaap.pt/boletimspm/article/view/29804Número 80 completo2023-02-20T06:59:55+00:00Ana Jacinta Soaresajsoares@math.uminho.pt<p>Número 80 completo, sem capa, para autores interessados</p>2023-03-10T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2023 Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática