As Condições de Conservação das Reservas Museológicas: Estudo Internacional e Nacional

  • Maria Fernando Gomes CITAR, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal
  • Eduarda Vieira CITAR, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal
  • Luis Elias Casanovas (†)
  • Ana Calvo Faculdade de Belas Artes, Universidade Complutense, Madrid, Espanha

Resumo

Face aos novos paradigmas de visibilidade e acesso às coleções museológicas em reserva torna-se premente saber quais são de fato as condições de conservação em reserva. O presente trabalho pretende dar a conhecer a realidade de algumas instituições interna-cionais e nacionais com espaços de reserva visíveis e / ou visitáveis, ou com o sistema de armazenamento visível, que se disponibilizaram a colaborar neste projeto de investigação, o qual teve como instrumento de recolha de informação um questionário.

Biografias do Autor

Maria Fernando Gomes, CITAR, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal
Doutoranda em Conservação e Restauro de Bens Culturais – Especialização em Pintura, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, Portugal. Tema de Tese: «Conservação Preventiva - Condições de Reserva: Novos Paradigmas de Visibilidade e Acesso às Colecções Museológicas». Bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Membro colaborador do CITAR – Centro de Investiga-ção em Ciência e Tecnologia das Artes, EA/UCP/Porto, na linha de investigação “Estudo e Conservação do Património Cultural”. Licenciada em Arte, Conservação e Restauro, com especialização em Escultura e Talha, pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto.
Eduarda Vieira, CITAR, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal
Doutorada em Conservação e Restauro do Património Histórico-Artístico pela Universidade Politécnica de Valência. Mestre em Recuperação do Património Arquitectónico e Paisagístico pela Universidade de Évora. Docente do Departamento de Arte, Conservação e Restauro da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa- Pólo regional do Porto. Coordenadora do grupo de Estudos de Conservação do CITAR. Coordenadora do Doutoramento em Conservação e Restauro de Bens Culturais UCP.
Luis Elias Casanovas (†)
Doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras de Lisboa, em Janeiro de 2007. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, em 1951. Investigador do CITAR.
Ana Calvo, Faculdade de Belas Artes, Universidade Complutense, Madrid, Espanha
Doctora en Bellas Artes por la Universidad Politécnica de Valencia, en el programa de Conservación del Patrimonio. Licenciada en Historia del Arte y especialista en Conservación y Restauración de Pintura (ESCRBC de Madrid). Actualmente es profesora en el Grado en Conservación y Restauración del Patrimonio Cultural, Master y Doctorado, en la Facultad de Bellas Artes de la Universidad Complutense de Madrid; y miembro de los grupos de investigación TDCRP (UCM) y del CITAR (UCP).
Publicado
2016-01-01
Edição
Secção
Artigos