Saberes da encruzilhada: militância, pesquisa e política no sistema socioeducativo

Autores

  • Paulo Malvasi Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), Brasil; Departamento de Saúde Coletiva da FCM Santa Casa de São Paulo, Brasil.
  • Fernando Salla Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP), Brasil.
  • Fábio Mallart Departamento de Sociologia, Universidade da São Paulo (USP); bolsista FAPESP, Brasil
  • Rodrigo Melo

Palavras-chave:

etnografia, sistema socioeducativo, militância, pesquisa, juventude

Resumo

O artigo discute a experiência de construção do conhecimento em uma etnografia realizada no contexto institucional voltado para jovens capturados pelas malhas da justiça criminal, o sistema socioeducativo, na cidade de São Paulo. A partir da constituição de um grupo de pesquisa formado por pesquisadores e técnicos responsáveis pelo acompanhamento dos jovens, busca-se analisar o estatuto desses saberes elaborados coletivamente, além de prospectar os nexos que articulam militância, pesquisa e política. São analisadas as linhas de força que conectam os participantes e as complexas relações estabelecidas na busca de um ponto intersticial de construção do conhecimento. A posição de entrecruzamento ocupada pelo grupo de pesquisa evidencia um campo político, constituído por uma miríade de instâncias de controle, cujo coração é o conflito. A construção do conhecimento por pesquisadores e agentes institucionais, que ocupam distintas posições no campo socioeducativo, oferece a possibilidade de produzir saberes que são o produto, mas ao mesmo tempo produtores, de espaços de luta e que, como tais, são mobilizados como instrumentos de batalha por operadores do Estado.

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Publicado

03-09-2025

Como Citar

Malvasi, P., Salla, F., Mallart, F., & Melo, R. (2025). Saberes da encruzilhada: militância, pesquisa e política no sistema socioeducativo. Etnográfica, 22(1), 75–96. Obtido de https://revistas.rcaap.pt/etnografica/article/view/42979

Edição

Secção

Artigos