Political community and transnational citizenship: ethnographic perspectives on a heterogeneous articulation

Autores

  • Silvina Merenson Centro de Investigaciones Sociales, Instituto de Desarrollo Económico y Social, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Tecnológicas (CIS-IDES / Conicet), Argentina.

Palavras-chave:

transnational studies, transnational political practices, extraterritorial vote.

Resumo

“Comunidade política” e “cidadania transnacional” são duas das grandes categorias que guiam as intervenções e aproximações teóricas no campo dos estudos transnacionais: mais especificamente, nas análises relativas às práticas políticas das e dos transmigrantes relacionadas com a ampliação e exercício dos direitos civis e políticos. Partindo de uma perspetiva etnográfica, este artigo aborda as tensões existentes entre ambas as categorias. Para tanto, são sumarizados brevemente alguns dos consensos existentes na literatura e revisitadas as abordagens que permitem pensar os seus usos e práticas concretas. Com a finalidade de sinalizar, quando não a autonomia de ambas as noções, ao menos o caráter heterogéneo e complexo da sua articulação, recorremos a um dos processos migratórios regionais de mais longa data no Cone Sul americano: o dos uruguaios e uruguaias para a Argentina.

Downloads

Publicado

03-09-2025

Como Citar

Merenson, S. (2025). Political community and transnational citizenship: ethnographic perspectives on a heterogeneous articulation. Etnográfica, 22(1), 149–167. Obtido de https://revistas.rcaap.pt/etnografica/article/view/42984

Edição

Secção

Dossier