i São Tomé e Príncipe também foi uma antiga colônia portuguesa na África, porém, até ao momento, não foram realizadas missões do patrimônio no território do país.
ii A região dos países Árabes, formada por 18 países, apresenta menor quantitativo de bens inscritos na Lista do Patrimônio Mundial, contando com 86 bens, contudo, considerando-se que a região Africana é composta por 46 Estados-partes e apresenta apenas 104 bens inscritos na Lista. Além de contar com maior número de Estados-partes sem nenhum bem inscrito, considera-se ter uma posição periférica no sistema UNESCO. As informações quantitativas podem ser encontradas em http://whc.unesco.org/en/statesparties/stat/
iii A temática do patrimônio envolve uma diversidade de temas, conceitos e classificações. No âmbito da Convenção do Patrimônio Mundial da UNESCO, os bens podem, tradicionalmente, ser inscritos como patrimônios culturais, naturais ou mistos, indicando os valores reconhecidos como de excepcional relevância. Para compreender as diferenças entre as tipologias de bens existentes, recomenda-se a leitura do trabalho de Jokilehto (2008). Sobre as novas perspectivas e tipologias, como as do patrimônio imaterial, recomenda-se os trabalhos de Heinich (2009) e Bortolotto (2011).
iv Na regionalização da UNESCO o continente norte africano integra a região dos países Árabes (Meskell & Brown, 2015). Nesse texto, considero como África todos os países localizados nos limites físicos do continente africano.
v É importante destacar que essa agenda desenvolvimentista representa a construção de imagens sobre outros territórios, indicando os padrões a serem alcançados pelos países considerados subdesenvolvidos. Com este e outros projetos, o terceiro mundo se tornou um conceito, aplicável apenas a alguns territórios, conforme discutido por Escobar (1995).
vi O processo de construção da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural da UNESCO de 1972 envolveu uma série de atores distintos. Um histórico do processo pode ser consultado em Melo Filho (2017b) e um resultado da aplicação inicial da lista pode ser observado no trabalho de Pressouyre (1993).