Pesquisa Narrativa e Curadoria de Conhecimentos na Cultura Digital

Autores

  • Nuria Pons Vilardell Camas Universidade Federal do Paraná
  • Eduardo Fofonca Universidade Federal do Paraná
  • Claudia Coelho Hardagh Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.34627/vol3iss1pp115-130

Palavras-chave:

Metodologia de pesquisa em educação; cultura digital; habitus; curadoria de conhecimentos; narrativas docentes.

Resumo

Novos artefatos tecnológicos, elementos pedagógicos emergentes e novas práticas educacionais exigem formações de professores diversificadas para que o contexto da cultura digital seja refletido e construído de forma transversal. Para pesquisas na área da educação voltadas à formação de professores, temos traçado caminhos metodológicos que dialogam com as mudanças e inconstâncias da cultura contemporânea. Nossa proposta traz o professor como curador de conhecimentos numa constante busca pela valorização de suas práticas pedagógicas, sobretudo, na problematização de como os artefatos tecnológicos são inseridos nessa prática docente integrada à pesquisa. Sendo assim, para pesquisar o contexto educativo, os artefatos tecnológicos e como as práticas docentes são constituídas, torna-se necessário que o pesquisador adote instrumentos de análise e métodos alinhados à cultura digital, refletida possa transformar o habitus do professor e, consequentemente, as práticas mediadas pelas tecnologias digitais.

Downloads

Publicado

2020-05-26