Scholarship e a Identidade Académica na Era Digital

Autores

  • Paula Cardoso LE@D, Universidade Aberta
  • Lina Morgado LE@D, Universidade Aberta
  • António Teixeira LE@D, Universidade Aberta

DOI:

https://doi.org/10.34627/vol2iss2pp16-28

Palavras-chave:

Scholarship; Educação aberta; Identidade académica.

Resumo

As instituições de ensino superior não são alheias aos desafios que se colocam à sociedade atual, particularmente de ordem socioeconómica, científica e tecnológica. No contexto desses desafios e, simultaneamente, oportunidades que se colocam às instituições do século XXI, revisitamos neste artigo o conceito de scholarship, de Ernest Boyer, enquanto conceito que descreve a multidimensionalidade das funções dos docentes/investigadores do ensino superior. Analisamos ainda as alterações que têm ocorrido como resposta aos desafios da sociedade em rede, das práticas digitais e do movimento global de abertura ao conhecimento, com particular destaque para as potencialidades que o movimento de abertura ao conhecimento poderá trazer para cada uma das funções académicas dos docentes/investigadores do ensino superior.

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Publicado

2021-01-17

Edição

Secção

Reflexão Teórica ou revisão crítica de literatura