A motivação e a formação de professores a distância para a utilização de jogos digitais em suas práticas pedagógicas

Autores

  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gleice Assunção da Silva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.34627/vol2iss2pp65-80

Palavras-chave:

Jogos Digitais; Motivação; Educação; Formação de Professores à Distância.

Resumo

Este trabalho objetivou compreender os aspectos motivacionais envolvidos na realização do Núcleo de Jogos Digitais e Aprendizagem, sendo ele de caráter optativo aos professores cursistas do Curso de Especialização a distância em Educação na Cultura Digital. Para tanto, caracteriza-se metodologicamente como um estudo de caso de abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas com os professores cursistas egressos. Os dados qualitativos foram analisados de acordo com a análise de conteúdo e a análise quantitativa pautou-se na estatística descritiva e inferencial. Analisaram-se as relações dos professores cursistas com os jogos digitais, no que se refere a: tipo de jogo, frequência e o meio utilizado para jogar; as possíveis influências de gênero, idade e atuação profissional sobre a atividade de jogar; e a associação entre o nível de motivação com as experiências prévias como jogador e com a disposição para utilização dos jogos digitais na escola.  Os resultados apontaram que os professores que possuem experiência como jogadores apresentaram um maior nível de motivação para a realização do Núcleo de estudos, bem como se evidenciou a relação entre a motivação dos professores e o aprimoramento de suas práticas pedagógicas.

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Publicado

2021-01-17

Edição

Secção

Estudos empíricos / investigações e práticas