Desenho de Aprendizagem Online: Estudo Multicêntrico do Perfil de Disciplinas

Autores

  • Rozangela Maria de Almeida Fernandes Wyszomirska Universidade Federal de Alagoas
  • António Quintas-Mendes LE@D, Universidade Aberta https://orcid.org/0000-0003-1086-2600
  • Maria Áurea Caldas Souto Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL
  • Valquíria de Lima Soares Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL
  • Heitor Simão Mafanela Simão Universidade Católica de Moçambique – UCM

DOI:

https://doi.org/10.34627/vol4iss1pp4-24

Palavras-chave:

educação a distância; educação online; desenho de disciplina

Resumo

O presente trabalho configura-se como um estudo multicêntrico, qualitativo, acerca de casos de disciplinas online no Brasil, Moçambique e Portugal identificando o perfil de disciplinas de cursos a distância em instituições de ensino superior dos países citados, de modo a contribuir para a construção de modelos de design de cursos. Para atingir os objetivos foi aplicado questionário semi estruturado, com questões baseadas em quatro eixos:  Orientação e Apoio; Conteúdo e Atividades; Comunicação e Colaboração; Reflexão e Demonstração. A seguir foi realizado grupo focal com os docentes das disciplinas pesquisadas, nos três países, para complementação de informações sobre o design de cada uma delas. Em relação ao perfil das disciplinas que foram objetos do estudo, foi observado que apresentaram características diversas, com fortes concordâncias nos Eixos de Orientação e Apoio ao Aluno, com um perfil mais centrado no professor e concordâncias mais reduzidas no que diz respeito ao uso de utilização de ferramentas de tecnologias da comunicação. Por fim, consideramos que ao traçar o perfil da disciplina, a representação do design de disciplina pode ser um importante auxílio para o docente promover ou não modificações, podendo inclusive, fazer uso da utilização da metodologia realizada neste estudo, para o planejamento do desenho de sua disciplina online.

Downloads

Publicado

2021-04-05

Edição

Secção

Estudos empíricos / investigações e práticas