Neuropatia Óptica Tóxica causada por Dissulfiram

Autores

  • José Alberto Lemos Serviço de Oftalmologia do Hospital Pedro Hispano, Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), Matosinhos, Portugal.
  • Isabel Ribeiro Serviço de Oftalmologia do Hospital Pedro Hispano, Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), Matosinhos, Portugal.
  • João Martins Serviço de Neurologia (Departamento de Medicina) do Hospital Pedro Hispano, Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), Matosinhos, Portugal.
  • Carlos Menezes Serviço de Oftalmologia do Hospital Pedro Hispano, Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), Matosinhos, Portugal.
  • Rita Gonçalves Serviço de Oftalmologia do Hospital Pedro Hispano, Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), Matosinhos, Portugal.
  • Pedro Coelho Serviço de Oftalmologia do Hospital Pedro Hispano, Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), Matosinhos, Portugal.
  • Tiago Maio Serviço de Oftalmologia do Hospital Pedro Hispano, Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), Matosinhos, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.48560/rspo.6959

Palavras-chave:

Neuropatia óptica, dissulfiram, alcoolismo, toxicidade, escotoma,

Resumo

Objetivos: O dissulfiram é utilizado no tratamento do alcoolismo crónico há mais de 50 anos. Este fármaco interfere no metabolismo do etanol e encoraja a abstinência por causar sintomas desagradáveis com a ingestão concomitante de álcool. Efeitos adversos incluem casos raros de neuropatia óptica bilateral. O objetivo deste artigo é descrever um caso clínico de neuropatia óptica tóxica causada por dissulfiram. Métodos: Descrição do caso clínico e breve revisão bibliográfica. Resultados: Reporta-se o caso de um homem de 56 anos, tratado nos últimos 7 anos com dissulfiram por alcoolismo crónico, que recorreu ao Serviço de Urgência de Oftalmologia por diminuição da acuidade visual bilateral severa com 2 meses de evolução, associada a uma neuropatia óptica. Extensa investigação etiológica revelou como causa provável uma neuropatia óptica tóxica causada pelo dissulfiram. A interrupção do dissulfiram resultou em rápida e significativa recuperação visual. Conclusões: Na presença de uma neuropatia óptica com suspeita de toxicidade pelo dissulfiram, a cessação do fármaco é mandatória. O prognóstico visual é habitualmente bom, conforme ilustrado no nosso caso e descrito na literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-25

Como Citar

Lemos, J. A., Ribeiro, I., Martins, J., Menezes, C., Gonçalves, R., Coelho, P., & Maio, T. (2015). Neuropatia Óptica Tóxica causada por Dissulfiram. Revista Sociedade Portuguesa De Oftalmologia, 39(1), 55–58. https://doi.org/10.48560/rspo.6959

Edição

Secção

Comunicações Curtas e Imagens em Oftalmologia