TÉCNICA DE PELAGEM DA MEMBRANA LIMITANTE INTERNA COM FLAP INVERTIDO NOS BURACOS MACULARES - A NOSSA EXPERIÊNCIA

Autores

  • David Dias Centro Hospitalar do Porto

DOI:

https://doi.org/10.48560/rspo.7008

Palavras-chave:

buraco macular, flap invertido

Resumo

Objetivos: Análise dos resultados anatómicos e funcionais da técnica de pelagem da membrana limitante interna (MLI) com flap invertido nos buracos maculares.

Material e métodos: Estudo retrospetivo não comparativo de 40 buracos maculares de 39 doentes submetidos a vitrectomia com a técnica de pelagem da MLI com flap invertido e tamponamento com gás, entre Julho 2009 e Julho de 2014, no serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar do Porto. Foram registados os seguintes parâmetros: dados epidemiológicos, estado fáquico, etiologia, duração dos sintomas,  diâmetro mínimo dos buracos maculares, melhor acuidade visual corrigida (pré e pós-operatória), taxa de encerramento e complicações per e pós-operatórias.

Resultados: Antes da cirurgia, 57.5% (23) dos olhos eram fáquicos sendo os restantes pseudofáquicos. Relativamente à etiologia: 75% (30) dos casos eram primários, 17.5% (7) ocorreram após vitrectomia prévia por descolamento de retina e 7.5% (3) estavam associados a alta miopia, tendo-se registado uma duração média da sintomatologia de 23 meses (entre 1 e 140 meses). A média do diâmetro mínimo dos buracos maculares analisados foi de 533 µm (entre 282 µm e 878 µm) e a melhor acuidade visual corrigida média pré-operatória foi de 0.088. A taxa de encerramento dos buracos maculares foi de 100%, com um caso de encerramento em flat-open. Observou-se uma melhoria da acuidade visual para 0.36.

Conclusões: A técnica de pelagem da membrana limitante interna com flap invertido permite obter uma elevada taxa de encerramento dos buracos maculares com ganho significativo da acuidade visual, independentemente da longa duração e do tamanho.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Ficheiros Adicionais

Publicado

2015-12-25

Como Citar

Dias, D. (2015). TÉCNICA DE PELAGEM DA MEMBRANA LIMITANTE INTERNA COM FLAP INVERTIDO NOS BURACOS MACULARES - A NOSSA EXPERIÊNCIA. Revista Sociedade Portuguesa De Oftalmologia, 39(3). https://doi.org/10.48560/rspo.7008

Edição

Secção

Artigos Originais