PARALISIA DO VI PAR CRANIANO: RESULTADOS CIRÚRGICOS

Autores

  • Irina Ramos Gomes Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto
  • Raquel Seldon Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto
  • Gabriela Varandas Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto
  • Maria de Lourdes Vieira Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto

DOI:

https://doi.org/10.48560/rspo.7221

Palavras-chave:

Paralisia do VI par craniano, cirurgia, toxina botulínica.

Resumo

Objetivos: Avaliar as características clínicas de um grupo de doentes com paralisia do VI par craniano submetidos a tratamento cirúrgico e respetivos resultados.

Material e Métodos: Estudo retrospetivo de 12 doentes do IOGP com o diagnóstico de paralisia do VI par craniano, tratados cirurgicamente. Avaliaram-se: idade de diagnóstico; etiologia; dominância ou não dominância do olho afetado; tratamento anterior com toxina botulínica tipo A (TBA); desvio pl e pp, diplopia, torcicolo e grau de limitação da abdução antes e após cirurgia; tipo de cirurgia realizado; necessidade de reintervenção ou de prismas.

Resultados: A idade média de diagnóstico foi: 57,33 anos. Todos os doentes foram submetidos a tratamento prévio com TBA. A média dos desvios pl e pp antes da cirurgia foi: 42,17 DP BE e 35,33 DP BE, respetivamente. 6 doentes foram submetidos a cirurgia de transposição muscular, 4 doentes a cirurgia de recessão-resseção e num doente foi efetuada cirurgia de recessão-plissamento. Um dos doentes teve como complicação cirúrgica a rotura do músculo reto interno, não tendo sido cumprida a cirurgia de suplência muscular proposta. Em 8 doentes (66,67%) verificou-se sucesso terapêutico. Em 10 casos (83,33%) houve melhoria da abdução. Houve necessidade de reintervenção em 4 doentes (33,33%), num dos quais por recidiva.

Conclusões: A TBA tem um papel importante no diagnóstico de paralisia versus paresia do VI par craniano. Quando se verifica paralisia completa do músculo reto externo, a cirurgia de suplência muscular é eficaz em aumentar o campo de visão binocular sem diplopia, não restituindo a abdução completa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-25

Como Citar

Gomes, I. R., Seldon, R., Varandas, G., & Vieira, M. de L. (2015). PARALISIA DO VI PAR CRANIANO: RESULTADOS CIRÚRGICOS. Revista Sociedade Portuguesa De Oftalmologia, 39(3). https://doi.org/10.48560/rspo.7221

Edição

Secção

Artigos Originais