Educação Matemática no Brasil: Uma meta-investigação

Autores

  • Vera Clotilde Carneiro Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22724

Palavras-chave:

Educação Matemática, Professor de Matemática, Formação de professores de Matemática

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre o papel da Educação Matemática, no quadro político-social e acadêmico brasileiro, que surgem quando se investiga o processo de profissionalização do professor de Matemática, esquadrinhando limites e possibilidades para sua formação inicial. Traz resultados parciais de pesquisa inspirada nos conceitos e metodologia do pensador francês Michel Foucault, desenvolvida a partir da análise de um discurso amplo, o discurso educativo brasileiro, representado, na sua dispersão, por um corpus variado, incluindo documentos, depoimentos, casos e histórias. Educação Matemática no Brasil traz em seu bojo o germe da ruptura nas relações enrijecidas de saber/poder, tanto no nível amplo, das práticas divisórias sociais, como no âmbito da Universidade, lugar em que a tradição tem imposto hierarquias diferenciadas às atividades de pesquisa, ensino e extensão. O movimento de ascensão deste saber ao status de ciência autônoma implica em técnicas de objetivação dos indivíduos cujos efeitos já se fazem notar: novos sujeitos, professores de Matemática, estão sendo produzidos e produzem, a si mesmos, em novas práticas, em outras maneiras de ser e de fazer. 

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Publicado

2000-06-30

Como Citar

Carneiro, V. C. (2000). Educação Matemática no Brasil: Uma meta-investigação. Quadrante, 9(1), 117–146. https://doi.org/10.48489/quadrante.22724

Edição

Secção

Artigos