Prevalência da disfagia em idosos institucionalizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33194/rper.2022.218

Palavras-chave:

Instituição de Longa Permanência para Idosos, Transtornos da deglutição, Enfermagem em Reabilitação, Prevalência

Resumo

Introdução: A disfagia orofaríngea é definida como um conjunto de alterações neuromusculares/obstrução mecânica que dificultam a deglutição, colocando em risco a segurança da via aérea e capacidade de a pessoa manter as suas necessidades nutritivas. A sua incidência aumenta com a idade causando complicações respiratórias, má nutrição e desidratação. Pretende-se, assim, conhecer a prevalência da disfagia em idosos institucionalizados em Portugal.

Metodologia: Estudo de prevalência da disfagia em idosos institucionalizados, com recurso a uma amostragem não probabilística por conveniência em cinco estruturas residenciais para idosos em Portugal continental e Ilhas e usando como instrumento de recolha de dados o Gugging Swallowing Screen.

Resultados: Dos 93 residentes incluídos no estudo, 60,22% apresentavam disfagia.

Discussão: A prevalência de disfagia identificada é superior à evidência existente sobre estes dados para Portugal.

Conclusão: Estes resultados poderão ter implicações na prática dos profissionais de saúde que exercem nestas instituições, especialmente a necessidade de se integrarem nestas equipas enfermeiros especialistas em Enfermagem de Reabilitação para identificação e intervenção precoces, procurando assim minimizar complicações.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

1.
Ferreira FF, Fernandes LV, Oliveira I de J. Prevalência da disfagia em idosos institucionalizados. Rev Port Enf Reab [Internet]. 30 de Abril de 2022 [citado 23 de Abril de 2024];5(1):60-6. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rper/article/view/29651

Edição

Secção

Artigo original reportando investigação clínica ou básica