Reabilitação Respiratória em idosos, em contexto de cuidados agudos: Revisão Sistemática da Literatura

Autores

  • Joana Alves Centro Hospitalar e Universitário do Algarve, Faro
  • Eugénia Grilo Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Portugal https://orcid.org/0000-0003-1206-8443

DOI:

https://doi.org/10.33194/rper.2022.186

Palavras-chave:

Terapia respiratória, Exercícios respiratórios, Idoso

Resumo

Introdução: As alterações multiorgânicas presentes no processo de envelhecimento associadas a uma situação de doença podem intensificar o declínio funcional e provocar uma maior fragilidade cardiorrespiratória.

Objetivo: Identificar as intervenções suscetíveis de melhorarem o desempenho respiratório e a capacidade funcional nas pessoas idosas em contexto de agudização.

Metodologia: Revisão sistemática da literatura segundo o protocolo Joanna Briggs Institute através de pesquisa nas bases de dados de artigos científicos pela plataforma EBSCOhost, sendo incluídos artigos publicados de 2015 a 2021, através da utilização dos Medical Subject Heading.

Resultados: Após a pesquisa realizada foram identificados 144 artigos, dos quais sete respondiam aos critérios de inclusão definidos: quatro estudos clínicos randomizados, dois estudos prospetivos quase experimentais e um estudo de corte transversal.

Conclusão: De acordo com os autores dos estudos incluídos nesta revisão da literatura, as intervenções de reabilitação respiratória, como a técnica de controlo da respiração e o uso de dispositivos para treino dos músculos respiratórios permitiram a redução da fadiga, o aumento da tolerância ao esforço e a melhoria dos volumes e das capacidades pulmonares, com resultados favoráveis no desempenho funcional.

Downloads

Publicado

2022-01-16

Como Citar

1.
Alves J, Grilo E. Reabilitação Respiratória em idosos, em contexto de cuidados agudos: Revisão Sistemática da Literatura. Rev Port Enf Reab [Internet]. 16 de Janeiro de 2022 [citado 25 de Abril de 2024];5(1):67-76. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rper/article/view/29656