Reabilitação Respiratória em idosos, em contexto de cuidados agudos: Revisão Sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.33194/rper.2022.186Palavras-chave:
Terapia respiratória, Exercícios respiratórios, IdosoResumo
Introdução: As alterações multiorgânicas presentes no processo de envelhecimento associadas a uma situação de doença podem intensificar o declínio funcional e provocar uma maior fragilidade cardiorrespiratória.
Objetivo: Identificar as intervenções suscetíveis de melhorarem o desempenho respiratório e a capacidade funcional nas pessoas idosas em contexto de agudização.
Metodologia: Revisão sistemática da literatura segundo o protocolo Joanna Briggs Institute através de pesquisa nas bases de dados de artigos científicos pela plataforma EBSCOhost, sendo incluídos artigos publicados de 2015 a 2021, através da utilização dos Medical Subject Heading.
Resultados: Após a pesquisa realizada foram identificados 144 artigos, dos quais sete respondiam aos critérios de inclusão definidos: quatro estudos clínicos randomizados, dois estudos prospetivos quase experimentais e um estudo de corte transversal.
Conclusão: De acordo com os autores dos estudos incluídos nesta revisão da literatura, as intervenções de reabilitação respiratória, como a técnica de controlo da respiração e o uso de dispositivos para treino dos músculos respiratórios permitiram a redução da fadiga, o aumento da tolerância ao esforço e a melhoria dos volumes e das capacidades pulmonares, com resultados favoráveis no desempenho funcional.
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.