Terapia de espelho na reabilitação do membro superior pós Acidente Vascular Cerebral

Estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33194/rper.2021.192

Palavras-chave:

Terapia de espelho, Acidente Vascular Cerebral, Enfermagem em reabilitação, Lateralidade de controlo motor

Resumo

Introdução: A perda da função motora dos membros superiores é um dos défices mais debilitantes após Acidente Vascular Cerebral (AVC). A Terapia de Espelho (TE) é uma abordagem promissora que visa melhorar a aprendizagem motora e promover a reorganização neural por meio de diferentes entradas aferentes e padrões de feedback visual.

Objetivo: Identificar os ganhos obtidos pela intervenção do enfermeiro de reabilitação através de um protocolo de TE.

Método. Trata-se de um estudo de caso, com um desenho experimental de caso único, onde foi selecio­nado um indivíduo do sexo masculino, 78 anos, hemiparesia à esquerda, devido a AVC isquémico, com boa capacidade cognitiva. Protocolo de intervenção de 15 sessões, com duração de 30 minutos, onde foi implementada a TE. Os ins­trumentos utilizados foram: Questionário Mini Mental State Examination (MMSE); Escala Motor Activity Log (MAL); Disabilities of the Arrm, Shouder and Hand (DASH) e a Escala de movimento da mão (MM).

Resul­tados. Foi observada uma melhoria através do ganho da independência e habilidade motora no membro superior parético pós AVC, após intervenção com TE.

Discussão:  O paciente avaliado evidenciou melhoria motora durante as atividades de vida diárias (AVD). Este resultado é corroborado por outros estudos de aplicação da TE e o uso da imagética motora, após AVC.

Conclusão. A TE gerou efeitos positivos na função motora, do paciente avaliado.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

1.
Freitas SCC de, Rodrigues CM Ângelo, Pratas LFP, Almeida SIF de. Terapia de espelho na reabilitação do membro superior pós Acidente Vascular Cerebral: Estudo de caso. Rev Port Enf Reab [Internet]. 16 de Dezembro de 2021 [citado 28 de Março de 2024];5(1):15-9. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rper/article/view/29659

Edição

Secção

Artigo original reportando investigação clínica ou básica