O trabalho educativo como um processo profético de libertação

A pedagogia de Paulo Freire à luz de desafios fundamentais da sociedade global

Autores

  • Dirk Oesselmann EH-Freiburg

DOI:

https://doi.org/10.25767/se.v30i2.29371

Palavras-chave:

Pedagogia de Paulo Freire

Resumo

Neste artigo, efetua-se uma abordagem ao pensamento do pedagogo Paulo Freire, a partir da perspetiva dos atuais desafios de uma sociedade globalizada. O ponto de partida é a demanda por uma "grande transformação", que leve a uma mudança na autocompreensão dos indivíduos, bem como a um novo tipo de convivência pessoal e estrutural. Na pedagogia da libertação de Freire, os aspetos que anunciam o novo e, assim, sustentam os processos de transformação, são retomados sob este prisma. O autor identifica traços de uma busca pelo que constitui e sustenta fundamentalmente o ser humano, o tema central das religiões e da espiritualidade.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Oesselmann, D. (2022). O trabalho educativo como um processo profético de libertação: A pedagogia de Paulo Freire à luz de desafios fundamentais da sociedade global. Saber E Educar, 31(2). https://doi.org/10.25767/se.v30i2.29371