Determinantes das atitudes dos jovens face ao ambiente

contributos para a educação multidisciplinar

Autores

  • Elsa Loureiro Universidade Pontifícia - Salamanca
  • Carlos Albuquerque Instituto Politécnico de Viseu. Cl&DETS. Escola superior de Saúde
  • Madalena Cunha Instituto Politécnico de Viseu. Cl&DETS. Escola superior de Saúde de Viseu. CIEC, Universidade do Minho, Portugal.
  • António Dias Instituto Politécnico de Viseu. Cl&DETS. Escola superior de Saúde de Viseu
  • Cristina Oliveira Centro Hospitalar Tondela-Viseu

DOI:

https://doi.org/10.48492/servir021.21359

Palavras-chave:

Adolescentes, Educação Ambiental, Família, Escola, Autoconceito, Saúde

Resumo

INTRODUÇÃO
A Educação Ambiental(EA)apresenta uma pluralidade de objetivos assentando numa progressiva melhoria de relacionamento entre os Seres-humanos e a natureza. Neste contexto, a EA deve ser implementada nas escolas, que corno instituições sociais direcionadas à aquisição de aptidões, conceitos e valores, devem facultar urna educação multidisciplinar formando cidadãos capazes de atitudes ambientalmente sustentáveis.

OBJETIVOS
Explorar relações existentes entre um conjunto de determinantes sociodemográficos, familiares/escalares e psicológicos e o desenvolvimento de atitudes dos jovens adolescentes face ao ambiente.

MÉTODOS
Num estudo transversal quantitativo amostraram-se 500 adolescentes frequentando a ensino básica pública do distrito de Viseu. A maioria pertencente ao género feminino (50.6%) e à classe socioeconomica 111-classe média (4511%), residentes em meio urbano (57.4%), e com idades compreendidas entre os 12-16 anos (M=13.38). O protocolo utilizou instrumentos de medida aferidos e validados para a população portuguesa, e a construção de uni novo instrumento de mensuração — Escala-do-Desempenho-da-Escola-na-Educação-Ambiental (EDEEA) — (Alfa de Cronbach=0_861).

RESULTADOS
As atitudes mais positivas em relação ao ambiente são expressas, maioritariamente, pelas adolescentes do género feminino, residentes na zona urbana apresentando maior preocupação com os problemas gerais do ambiente (M= 18.05). A prática de religião (M =109.44) e a funcionalidade familiar (F=4 603;p=0_010) mostraram-se variáveis significativas promovendo atitudes positivas para ações de proteção ambiental. O 'desempenho da escola na EA revelou-se muito significativo, explicando a maior percentagem de variância (R2 =18%; p=0.000) das atitudes dos jovens face ao ambiente. O autoconceito das adolescentes revelou-se estatisticamente significativo, evidenciando-se interação entre a responsabilidade ambiental e o aspeto comportamental corno determinante predizendo as atitudes das jovens face ao ambiente (R2=19.90%).

CONCLUSÕES
As variáveis psicológicas e de contexto familiar e escolar, associaram-se corri as atitudes dos jovens adolescentes face ao ambiente, pelo que deverão ser consideradas aquando da concepção e implementação de Programas e Intervenções de suporte à Educação Ambiental,

Downloads

Não há dados estatísticos.

Ficheiros Adicionais

Publicado

2016-02-29

Como Citar

Loureiro, E., Albuquerque, C., Cunha, M., Dias, A., & Oliveira, C. (2016). Determinantes das atitudes dos jovens face ao ambiente: contributos para a educação multidisciplinar . Servir, 59(1), 17–21. https://doi.org/10.48492/servir021.21359