Abordagens preferenciais ao ensino

um estudo com professores do curso de enfermagem

Autores

  • Júlia Santos Doutoranda em Enfermagem no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa
  • Amélia Simões Figueiredo Professora Auxiliar do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde

DOI:

https://doi.org/10.48492/servir021-2.24490

Palavras-chave:

abordagens ao ensino, estudante, professor, enfermagem

Resumo

A adoção de abordagens ao ensino focadas no estudante promove o envolvimento, pensamento crítico e reflexivo dos estudantes do ensino superior.

Objetivos: Conhecer o perfil sociodemográfico e profissional dos professores de Enfermagem; identificar as Abordagens Preferenciais ao Ensino no âmbito das Unidades Curriculares Enfermagem, nos quatro anos de formação; identificar diferenças nas respostas ao Inventário sobre Abordagens ao Ensino em função da caracterização sociodemográfica e profissional docentes.

Metodologia: Utilizou-se o Inventário sobre Abordagens ao Ensino, versão portuguesa, e o Questionário de caracterização sociodemográfica e profissional.

Resultados: Verifica-se uma predominância do género feminino e idade entre 51 e 60 anos. A maioria dos professores possui como abordagem preferencial ao ensino a que visa alcançar Mudança Conceptual Focada no Estudante, destacando-se os de idade inferior a 50 anos. Paralelamente, os professores que lecionam aulas Teórico-práticas são os que menos se aproximam das abordagens ao ensino do tipo Transmissão de Informação Focadas no Professor, relativamente àqueles que não as lecionam

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Santos, J., & Figueiredo, A. S. . (2019). Abordagens preferenciais ao ensino: um estudo com professores do curso de enfermagem. Servir, 60(1-2), 23–29. https://doi.org/10.48492/servir021-2.24490

Edição

Secção

Artigos