https://revistas.rcaap.pt/lead_read/issue/feed RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning 2025-01-09T12:10:17+00:00 Alda Pereira read.lead@uab.pt Open Journal Systems <p>A Revista RE@D - Revista de Educação a Distancia e Elearning - é uma revista online, de acesso aberto, com artigos em português, espanhol e em inglês, de publicação contínua, e tem como objetivo promover o intercâmbio de ideias, pensamento e investigação em torno de domínios considerados vitais para o desenvolvimento da Educaçao a Distancia, da Educaçao Aberta e do E-Learning e que pretende promover a melhoria da qualidade da investigaçao fundamental e aplicada nestes dominios. </p> <p>Privilegiam-se tematicas relacionadas com os desenvolvimentos educacionais e pedagogicos sustentados por tecnologias digitais bem como a reflexao em torno das problematicas sociais, culturais e simbolicas mais marcantes da sociedade em rede.</p> https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/39859 Agradecimento aos revisores de 2024 2025-01-09T12:10:17+00:00 António Quintas Mendes Antonio.Mendes@uab.pt Alda Pereira Alda.Pereira@uab.pt Teresa Cardoso teresa.cardoso@uab.pt 2025-01-09T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2024 António Quintas Mendes, Alda Pereira, Teresa Cardoso https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/38718 Autopercepção e o impacto da aprendizagem digital no empoderamento feminino 2024-11-27T15:20:13+00:00 Katia Cristian Puente Muniz katcristian@gmail.com Caterine Vila Fagundes caterine.fagundes@gmail.com <p>Esse estudo investiga a autopercepção de habilidades digitais, o treinamento de entidades espanholas do terceiro setor para melhorá-las em diversos campos e a integração social e profissional feminina. Esse trabalho destaca intervenções individuais como promotoras de inclusão digital e empoderamento. Baseado na teoria da autodeterminação, o trabalho propõe investigar a percepção e aproveitamento de habilidades digitais de mulheres em um contexto significativamente motivado, intrínseco e extrínseco. Os resultados mostram que a melhora das habilidades digitais foi avaliada de forma positiva pelas participantes, correlaciona significativamente com aumento de integração social e indivíduo. Destaca-se a importância de continuar desenvolvendo políticas educativas e sociais que fomentem uma abordagem inclusiva e equitativa à capacitação digital.</p> 2025-01-24T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2024 Katia Cristian Puente Muniz, Caterine Vila Fagundes https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/37036 Show da Programação: Quiz Educativo para a Aprendizagem de Lógica de Programação e Python 2024-12-02T16:58:32+00:00 Felipe Silva Pinheiro felipepinheiro@acad.ifma.edu.br Victor Gabriel da Silva Neves g.neves@acad.ifma.edu.br Mikael Barbosa dos Santos mikael.barbosa@acad.ifma.edu.br Valter dos Santos Mendonça Neto valter.neto@ifma.edu.br Carlos Costa Cardoso carlos.costa@ifma.edu.br <p>A disciplina de lógica de programação aborda conceitos fundamentais para formação acadêmica de profissionais que atuarão na área da Computação e áreas afins. Contudo, no processo de aprendizagem, muitos alunos enfrentam dificuldades em desenvolver o raciocínio lógico e abstrair respostas para a construção de soluções computacionais de problemas propostos. Neste contexto, a utilização de jogos digitais para promover o ensino de programação mostra-se como uma estratégia eficiente na busca por minimizar essas dificuldades. Assim, este artigo apresenta o jogo Show da Programação, que visa facilitar a aprendizagem dos conceitos de lógica de programação utilizando a linguagem Python. Para a criação, seguiu-se o processo de desenvolvimento ENgAGED, e, na implementação, utilizou-se a plataforma Unity, engine robusta para o desenvolvimento de games. O jogo desenvolvido foi avaliado por alunos iniciantes em programação, do curso Técnico em Informática, de uma instituição de ensino pública, por meio do modelo avaliativo MEEGA+. Os resultados indicaram que o jogo teve uma boa aceitação pelos alunos e que possui potencial para facilitar o aprendizado de lógica de programação de maneira divertida e interativa.</p> 2025-01-02T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2024 Felipe Silva Pinheiro, Victor Gabriel da Silva Neves, Mikael Barbosa dos Santos, Valter dos Santos Mendonça Neto, Carlos Costa Cardoso https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/36845 Aprendizagem profissional contínua de professores em contextos digitais - um estudo exploratório 2024-09-25T17:42:25+01:00 Maria Glória Santos maria.santos@uab.pt Isolina Oliveira Isolina.Oliveira@uab.pt <p>Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre a aprendizagem profissional dos professores decorrente da diversidade de desafios que têm vindo a enfrentar, sobretudo nos últimos anos. O principal objetivo foi compreender o funcionamento e o desenvolvimento de ecologias de aprendizagem num agrupamento de escolas do norte do país, num contexto de pluralidade social e cultural, onde se concretizam vários projetos envolvendo recursos digitais. Recorreu-se a uma abordagem mista com a aplicação de um questionário aos docentes e à realização de <em>focus group</em> com professores de referência, &nbsp;influentes na comunidade e com funções de coordenação de departamentos e/ou de projetos. Os resultados evidenciam que os professores deste agrupamento desenvolveram modos de trabalho colaborativo assentes em atividades, relações, interações e construção de recursos digitais para a sua atualização contínua. Neste processo que configura novas abordagens de aprendizagem profissional foi possível identificar alguns fatores que, potencialmente, favorecem ou dificultam o desenvolvimento de ecologias de aprendizagem.&nbsp; A investigação em curso noutros agrupamentos de escolas vai permitir uma compreensão mais sólida dessas abordagens e apoiará recomendações futuras para o desenvolvimento profissional dos professores.</p> 2024-12-11T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2024 Maria Santos, Isolina Oliveira https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/34670 Exploração de recursos digitais no ensino e aprendizagem do Português como Terceira Língua 2024-04-10T10:55:46+01:00 Ana Maria De Sousa desousana19@gmail.com <p>O impacto dos recursos digitais numa aula de Português como Terceira Língua requer uma reflexão acurada sobre a ação do professor, sobre a escolha das metodologias e sobre a seleção do(s) aplicativo(s) mais adequado(s) para um determinado tema ou unidade didática. No presente artigo, serão abordados o papel do professor e a abrangência do conceito de Terceira Língua, ligando-o, por um lado, a alguns contextos, onde o Português é ensinado como terceira língua e, por outro, à emergência sociolinguística, resultante das exigências dos movimentos migratórios, onde a diversidade intercultural e a convivência pluricultural exigem não só uma participação proativa como também a construção de um espaço de formação plurilingue e multicultural. Assim, as metodologias escolhidas têm impacto não só no processo motivacional e no envolvimento colaborativo como ainda determinam o percurso de autoformação e o grau de satisfação com os resultados de todos os envolvidos. Será apresentado um estudo empírico desenvolvido com alunos do ensino secundário em ambiente não imersivo, no qual, a partir da expansão do léxico, se demonstra o contributo dos recursos digitais para o desenvolvimento de multicompetências em qualquer nível de proficiência.</p> <p>O impacto dos recursos digitais numa aula de Português como Terceira Língua requer uma reflexão acurada sobre a ação do professor, sobre a escolha das metodologias e sobre a seleção do(s) aplicativo(s) mais adequado(s) para um determinado tema ou unidade didática. No presente artigo, serão abordados o papel do professor e a abrangência do conceito de Terceira Língua, ligando-o, por um lado, a alguns contextos, onde o Português é ensinado como terceira língua e, por outro, à emergência sociolinguística, resultante das exigências dos movimentos migratórios, onde a diversidade intercultural e a convivência pluricultural exigem não só uma participação proativa como também a construção de um espaço de formação plurilingue e multicultural. Assim, as metodologias escolhidas têm impacto não só no processo motivacional e no envolvimento colaborativo como ainda determinam o percurso de autoformação e o grau de satisfação com os resultados de todos os envolvidos. Será apresentado um estudo empírico desenvolvido com alunos do ensino secundário em ambiente não imersivo, no qual, a partir da expansão do léxico, se demonstra o contributo dos recursos digitais para o desenvolvimento de multicompetências em qualquer nível de proficiência.</p> 2024-12-11T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2024 Ana Maria De Sousa https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/39429 Fundamentos teóricos para o desenho lúdico da aprendizagem no ensino superior digital flexível 2024-12-06T16:42:48+00:00 Ana Afonso ana.afonso@uab.pt <p>A aprendizagem lúdica surgiu como uma abordagem pedagógica promissora para enfrentar A aprendizagem lúdica oferece um quadro pedagógico inovador para enfrentar os desafios do envolvimento e da criatividade no ensino superior digital e flexível. Este artigo analisa a forma como o jogo, a imaginação e a criatividade são elementos fundamentais para uma conceção eficaz da aprendizagem, baseando-se na teoria vygotskiana para explorar a progressão das atividades lúdicas para a expressão criativa. Propõe estratégias práticas para incorporar abordagens lúdicas de aprendizagem para promover o pensamento crítico, a adaptabilidade e a motivação intrínseca. O artigo destaca o potencial da aprendizagem lúdica para enriquecer as experiências educativas em contextos mediados pela tecnologia. Ao propor um percurso que vai do jogo à criação, esta análise contribui para a conceção de ambientes de aprendizagem digitais dinâmicos e centrados no aluno, incentivando práticas inovadoras no ensino superior.</p> 2024-12-12T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2024 Ana Afonso