RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning https://revistas.rcaap.pt/lead_read <p>A Revista RE@D - Revista de Educação a Distancia e Elearning - é uma revista online, de acesso aberto, com artigos em português, espanhol e em inglês, de publicação contínua, e tem como objetivo promover o intercâmbio de ideias, pensamento e investigação em torno de domínios considerados vitais para o desenvolvimento da Educaçao a Distancia, da Educaçao Aberta e do E-Learning e que pretende promover a melhoria da qualidade da investigaçao fundamental e aplicada nestes dominios. </p> <p>Privilegiam-se tematicas relacionadas com os desenvolvimentos educacionais e pedagogicos sustentados por tecnologias digitais bem como a reflexao em torno das problematicas sociais, culturais e simbolicas mais marcantes da sociedade em rede.</p> pt-PT <p>Os autores conservam os direitos de autor pelo seu trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença <a href="http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/" rel="license">Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional</a>.</p> read.lead@uab.pt (Editores RE@D) Carlos.Silva@uab.pt (Carlos Seco Silva) Seg, 26 Fev 2024 00:00:00 +0000 OJS 3.2.1.2 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Para Além dos Arquivos: Explorando as Humanidades Digitais na Investigação do Período Early Modern Inglês https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/33650 <p>O estudo de <em>corpora</em> de eras antigas tem sempre envolvido processos complexos, essencialmente no que respeita a acesso e manuseamento. Os repositórios digitais estão a eliminar obstáculos e a gerar um novo modo de relação entre as obras e os que com elas lidam, académicos ou não: podemos agora visitar bibliotecas e museus a partir dos nossos computadores, aceder a coleções privadas e, inclusive, descobrir pormenores em textos e pinturas que, de outro modo, não conseguiríamos captar. As Humanidades Digitais constituem um campo vasto e complexo, com um desenvolvimento assinalável nos últimos anos, no seio da conjuntura ampla da computação e das tecnologias digitais. Não nos focaremos na sua definição, nem na reflexão teórica em curso, mas antes nas características mais significativas das Humanidades Digitais – a sua transversalidade e as suas potencialidades. Num primeiro momento, apresentaremos uma compilação de repositórios digitais que consideramos relevantes para os Estudos <em>Early Modern</em>; num segundo momento, exploraremos dois deles, as suas características e as suas mais-valias como ferramentas digitais usadas para expandir a nossa capacidade de estudar e desenvolver investigação nas Artes e Humanidades, especificamente as do período <em>Early Modern</em>: Primary Sources – Early Modern Resources; The Newberry – Medieval, Renaissance, and Early Modern Studies.</p> <p> </p> Susana Oliveira, Maria de Jesus C. Relvas Direitos de Autor (c) 2024 Susana Oliveira, Maria de Jesus C. Relvas https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/33650 Seg, 26 Fev 2024 00:00:00 +0000 O (diário) jornal de pesquisa e a abordagem multirreferencial na formação de pesquisadores-autores na Pós-graduação stricto-sensu https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/33849 <p>Neste trabalho, fruto de uma pesquisa-formação realizada no âmbito da disciplina “Produção do conhecimento na Contemporaneidade”, no curso de Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, procuramos discutir a importância da formação de pesquisadores na produção de dados na pós-graduação stricto sensu. É nesse contexto, fundamentado pelos princípios da Educação Online e da multirreferencialidade, alinhados à abordagem da Ciberpesquisa-Formação, que discutiremos o jornal de pesquisa como dispositivo formativo. Nessa perspectiva, o jornal de pesquisa no formato blog, teve um papel estruturante na elaboração dos objetivos e questões de estudo dos projetos de pesquisa dos discentes e o compartilhamento de informações e interações entre os sujeitos e pesquisadores associados. Portanto, o jornal de pesquisa, articulado à mediação docente e as interações assíncronas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, proporcionou a formação de pesquisadores na produção de dados de suas pesquisas na cibercultura.</p> MARISTELA MIDLEJ SILVA DE ARAUJO VELOSO, Tatiana Stofella Sodré Rossini, Edméa de Oliveira Santos Direitos de Autor (c) 2024 MARISTELA MIDLEJ SILVA DE ARAUJO VELOSO, Tatiana Stofella Sodré Rossini, Edméa de Oliveira Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/33849 Seg, 04 Mar 2024 00:00:00 +0000