RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning https://revistas.rcaap.pt/lead_read <p>A Revista RE@D - Revista de Educação a Distancia e Elearning - é uma revista online, de acesso aberto, com artigos em português, espanhol e em inglês, de publicação contínua, e tem como objetivo promover o intercâmbio de ideias, pensamento e investigação em torno de domínios considerados vitais para o desenvolvimento da Educaçao a Distancia, da Educaçao Aberta e do E-Learning e que pretende promover a melhoria da qualidade da investigaçao fundamental e aplicada nestes dominios. </p> <p>Privilegiam-se tematicas relacionadas com os desenvolvimentos educacionais e pedagogicos sustentados por tecnologias digitais bem como a reflexao em torno das problematicas sociais, culturais e simbolicas mais marcantes da sociedade em rede.</p> pt-PT <p>Os autores conservam os direitos de autor pelo seu trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença <a href="http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/" rel="license">Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional</a>.</p> read.lead@uab.pt (Alda Pereira) Carlos.Silva@uab.pt (Carlos Seco Silva) Qua, 11 Dez 2024 18:41:10 +0000 OJS 3.2.1.2 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto da Educação Infantil: um panorama do Estado do Conhecimento https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/39942 <p>Este artigo é recorte do estado do conhecimento de uma dissertação que visa articular o trabalho pedagógico com docentes que atendem crianças de Jardim I e II (pré-escola) e o papel das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nessa primeira etapa da Educação Básica. Para tal, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, através do levantamento de teses e dissertações no Catálogo de\ Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, do Brasil, com o objetivo de compreender quais são as concepções, limitações e perspectivas dos docentes da Educação Infantil relacionadas às TDIC na organização das suas práticas pedagógicas. Com essa investigação, foi possível identificar que são poucos os trabalhos nessa temática, mais especificamente nessa etapa de ensino, o que denota a urgência de aprofundamento de pesquisas nessa linha e embasa a pesquisa de mestrado em andamento</p> Edemilson da Silva Muniz, Ediene do Amaral Ferreira Direitos de Autor (c) 2024 Edemilson da Silva Muniz, Ediene do Amaral Ferreira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/39942 Ter, 27 Mai 2025 00:00:00 +0100 Fundamentos teóricos para o desenho lúdico da aprendizagem no ensino superior digital flexível https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/39429 <p>A aprendizagem lúdica surgiu como uma abordagem pedagógica promissora para enfrentar A aprendizagem lúdica oferece um quadro pedagógico inovador para enfrentar os desafios do envolvimento e da criatividade no ensino superior digital e flexível. Este artigo analisa a forma como o jogo, a imaginação e a criatividade são elementos fundamentais para uma conceção eficaz da aprendizagem, baseando-se na teoria vygotskiana para explorar a progressão das atividades lúdicas para a expressão criativa. Propõe estratégias práticas para incorporar abordagens lúdicas de aprendizagem para promover o pensamento crítico, a adaptabilidade e a motivação intrínseca. O artigo destaca o potencial da aprendizagem lúdica para enriquecer as experiências educativas em contextos mediados pela tecnologia. Ao propor um percurso que vai do jogo à criação, esta análise contribui para a conceção de ambientes de aprendizagem digitais dinâmicos e centrados no aluno, incentivando práticas inovadoras no ensino superior.</p> Ana Afonso Direitos de Autor (c) 2024 Ana Afonso https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/39429 Qui, 12 Dez 2024 00:00:00 +0000 Agradecimento aos revisores de 2024 https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/39859 António Quintas Mendes, Alda Pereira, Teresa Cardoso Direitos de Autor (c) 2024 António Quintas Mendes, Alda Pereira, Teresa Cardoso https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/39859 Qui, 09 Jan 2025 00:00:00 +0000 A Aplicação de Webquest como Estratégia de Inclusão Digital na Educação de Jovens e Adultos – EJA https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/39020 <p>Este artigo aborda a aplicação da <em>WebQuest</em> como estratégia de inclusão digital na Educação de Jovens e Adultos – EJA, tomando como base alguns resultados de uma pesquisa aplicada que se situa no campo de investigação da EJA escolarizada. O objetivo principal é refletir sobre as potencialidades da <em>WebQuest</em> como um recurso didático que pode promover novas aprendizagens e facilitar a inclusão digital na EJA. Este estudo é especialmente relevante diante dos desafios da cultura digital contemporânea, das novas relações de trabalho e da experiência inédita com o "ensino remoto emergencial". Nessa pesquisa a abordagem adotada foi a qualitativa, com um propósito exploratório. O principal procedimento foi a pesquisa-aplicação em educação, que visou planejar, elaborar, aplicar e avaliar um recurso pedagógico digital. O processo envolveu a criação de Projeto de Intervenção Pedagógica, incluindo a elaboração de uma <em>WebQuest</em> sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis com atividades estruturadas, destinadas a fomentar o uso crítico e criativo das tecnologias digitais pelos estudantes. Os resultados indicaram que a utilização da <em>WebQuest</em> contribuiu significativamente para a motivação dos estudantes e o desenvolvimento de competências digitais, além de facilitar a integração dos estudantes na cultura digital, promovendo um ambiente mais inclusivo e interativo na EJA.</p> <p>&nbsp;</p> Jocenildes Zacarias Santos, Mônica Toledo Pires de Almeida Direitos de Autor (c) 2024 Jocenildes Zacarias Santos, Mônica Toledo Pires de Almeida https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/39020 Qua, 04 Jun 2025 00:00:00 +0100 Autopercepção e o impacto da aprendizagem digital no empoderamento feminino https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/38718 <p>Esse estudo investiga a autopercepção de habilidades digitais, o treinamento de entidades espanholas do terceiro setor para melhorá-las em diversos campos e a integração social e profissional feminina. Esse trabalho destaca intervenções individuais como promotoras de inclusão digital e empoderamento. Baseado na teoria da autodeterminação, o trabalho propõe investigar a percepção e aproveitamento de habilidades digitais de mulheres em um contexto significativamente motivado, intrínseco e extrínseco. Os resultados mostram que a melhora das habilidades digitais foi avaliada de forma positiva pelas participantes, correlaciona significativamente com aumento de integração social e indivíduo. Destaca-se a importância de continuar desenvolvendo políticas educativas e sociais que fomentem uma abordagem inclusiva e equitativa à capacitação digital.</p> Katia Cristian Puente Muniz, Caterine Vila Fagundes Direitos de Autor (c) 2024 Katia Cristian Puente Muniz, Caterine Vila Fagundes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/38718 Sex, 24 Jan 2025 00:00:00 +0000 Show da Programação: Quiz Educativo para a Aprendizagem de Lógica de Programação e Python https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/37036 <p>A disciplina de lógica de programação aborda conceitos fundamentais para formação acadêmica de profissionais que atuarão na área da Computação e áreas afins. Contudo, no processo de aprendizagem, muitos alunos enfrentam dificuldades em desenvolver o raciocínio lógico e abstrair respostas para a construção de soluções computacionais de problemas propostos. Neste contexto, a utilização de jogos digitais para promover o ensino de programação mostra-se como uma estratégia eficiente na busca por minimizar essas dificuldades. Assim, este artigo apresenta o jogo Show da Programação, que visa facilitar a aprendizagem dos conceitos de lógica de programação utilizando a linguagem Python. Para a criação, seguiu-se o processo de desenvolvimento ENgAGED, e, na implementação, utilizou-se a plataforma Unity, engine robusta para o desenvolvimento de games. O jogo desenvolvido foi avaliado por alunos iniciantes em programação, do curso Técnico em Informática, de uma instituição de ensino pública, por meio do modelo avaliativo MEEGA+. Os resultados indicaram que o jogo teve uma boa aceitação pelos alunos e que possui potencial para facilitar o aprendizado de lógica de programação de maneira divertida e interativa.</p> Felipe Silva Pinheiro, Victor Gabriel da Silva Neves, Mikael Barbosa dos Santos, Valter dos Santos Mendonça Neto, Carlos Costa Cardoso Direitos de Autor (c) 2024 Felipe Silva Pinheiro, Victor Gabriel da Silva Neves, Mikael Barbosa dos Santos, Valter dos Santos Mendonça Neto, Carlos Costa Cardoso https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/37036 Qui, 02 Jan 2025 00:00:00 +0000 Aprendizagem profissional contínua de professores em contextos digitais - um estudo exploratório https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/36845 <p>Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre a aprendizagem profissional dos professores decorrente da diversidade de desafios que têm vindo a enfrentar, sobretudo nos últimos anos. O principal objetivo foi compreender o funcionamento e o desenvolvimento de ecologias de aprendizagem num agrupamento de escolas do norte do país, num contexto de pluralidade social e cultural, onde se concretizam vários projetos envolvendo recursos digitais. Recorreu-se a uma abordagem mista com a aplicação de um questionário aos docentes e à realização de <em>focus group</em> com professores de referência, &nbsp;influentes na comunidade e com funções de coordenação de departamentos e/ou de projetos. Os resultados evidenciam que os professores deste agrupamento desenvolveram modos de trabalho colaborativo assentes em atividades, relações, interações e construção de recursos digitais para a sua atualização contínua. Neste processo que configura novas abordagens de aprendizagem profissional foi possível identificar alguns fatores que, potencialmente, favorecem ou dificultam o desenvolvimento de ecologias de aprendizagem.&nbsp; A investigação em curso noutros agrupamentos de escolas vai permitir uma compreensão mais sólida dessas abordagens e apoiará recomendações futuras para o desenvolvimento profissional dos professores.</p> Maria Glória Santos, Isolina Oliveira Direitos de Autor (c) 2024 Maria Santos, Isolina Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/36845 Qua, 11 Dez 2024 00:00:00 +0000 Exploração de recursos digitais no ensino e aprendizagem do Português como Terceira Língua https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/34670 <p>O impacto dos recursos digitais numa aula de Português como Terceira Língua requer uma reflexão acurada sobre a ação do professor, sobre a escolha das metodologias e sobre a seleção do(s) aplicativo(s) mais adequado(s) para um determinado tema ou unidade didática. No presente artigo, serão abordados o papel do professor e a abrangência do conceito de Terceira Língua, ligando-o, por um lado, a alguns contextos, onde o Português é ensinado como terceira língua e, por outro, à emergência sociolinguística, resultante das exigências dos movimentos migratórios, onde a diversidade intercultural e a convivência pluricultural exigem não só uma participação proativa como também a construção de um espaço de formação plurilingue e multicultural. Assim, as metodologias escolhidas têm impacto não só no processo motivacional e no envolvimento colaborativo como ainda determinam o percurso de autoformação e o grau de satisfação com os resultados de todos os envolvidos. Será apresentado um estudo empírico desenvolvido com alunos do ensino secundário em ambiente não imersivo, no qual, a partir da expansão do léxico, se demonstra o contributo dos recursos digitais para o desenvolvimento de multicompetências em qualquer nível de proficiência.</p> <p>O impacto dos recursos digitais numa aula de Português como Terceira Língua requer uma reflexão acurada sobre a ação do professor, sobre a escolha das metodologias e sobre a seleção do(s) aplicativo(s) mais adequado(s) para um determinado tema ou unidade didática. No presente artigo, serão abordados o papel do professor e a abrangência do conceito de Terceira Língua, ligando-o, por um lado, a alguns contextos, onde o Português é ensinado como terceira língua e, por outro, à emergência sociolinguística, resultante das exigências dos movimentos migratórios, onde a diversidade intercultural e a convivência pluricultural exigem não só uma participação proativa como também a construção de um espaço de formação plurilingue e multicultural. Assim, as metodologias escolhidas têm impacto não só no processo motivacional e no envolvimento colaborativo como ainda determinam o percurso de autoformação e o grau de satisfação com os resultados de todos os envolvidos. Será apresentado um estudo empírico desenvolvido com alunos do ensino secundário em ambiente não imersivo, no qual, a partir da expansão do léxico, se demonstra o contributo dos recursos digitais para o desenvolvimento de multicompetências em qualquer nível de proficiência.</p> Ana Maria De Sousa Direitos de Autor (c) 2024 Ana Maria De Sousa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/34670 Qua, 11 Dez 2024 00:00:00 +0000