Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção: casuística de um Centro Secundário

Autores

  • Janine Coelho Serviço de Pediatria, Centro Hospitalar São João
  • Cláudia Melo Serviço de Pediatria, Unidade de Famalicão, Centro Hospitalar Médio Ave
  • Felisbela Rocha Serviço de Pediatria, Unidade de Famalicão, Centro Hospitalar Médio Ave
  • Sandra Santos Unidade de Famalicão, Centro Hospitalar Médio Ave
  • Sara Barros Unidade de Famalicão, Centro Hospitalar Médio Ave
  • Cecília Martins Serviço de Pediatria, Unidade de Famalicão, Centro Hospitalar Médio Ave

DOI:

https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v23.i4.8784

Palavras-chave:

Alterações do comportamento, défice de atenção, hiperatividade, impulsividade

Resumo

Introdução: A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é o distúrbio neuro comportamental mais frequente em crianças em idade escolar e caracteriza-se pela dificuldade em controlar a atividade motora, a impulsividade e dificuldade em controlar a atenção.

Objetivos: Caracterização das crianças com PHDA seguidas num hospital distrital.

Material e Métodos: Estudo retrospetivo de crianças com o diagnóstico de PHDA. Analisadas as variáveis: idade, sexo, antecedentes familiares e pessoais, sintomatologia, co morbilidades, tratamento e resposta terapêutica.

Resultados: Analisadas 45 crianças, 75,5 % do sexo masculino. À data do diagnóstico, 62,2 % das crianças apresentavam entre cinco e oito anos. Antecedentes familiares relacionados com PHDA foram identificados em 40% dos casos. Em 44,5%, a referenciação foi efetuada pela consulta de Pediatria Geral, sendo os motivos mais frequentes as dificuldades da aprendizagem (37,8%) e as alterações do comportamento (35,5%). A maioria das crianças (55,5%) apresentava associação de hiperatividade e défice de atenção. Realizada avaliação cognitiva em 90%, sendo que 39% apresentaram coeficiente intelectual inferior ao normal. As comorbilidades mais frequentes foram: alterações da linguagem, ansiedade, distúrbios de oposição/desafio. O tratamento com metilfenidato foi iniciado em 95%, com efeitos laterais em 16,3 %. Em 80% a resposta ao tratamento foi favorável.

Conclusão: A PHDA apresenta elevada incidência em rapazes com idades entre os cinco e os oito anos, com predomínio do tipo misto. As dificuldades da aprendizagem e as alterações do comportamento são habitualmente o motivo de consulta. A intervenção com abordagem multidisciplinar e farmacológica demonstrou resultados favoráveis.

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Publicado

2016-03-08

Como Citar

1.
Coelho J, Melo C, Rocha F, Santos S, Barros S, Martins C. Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção: casuística de um Centro Secundário. REVNEC [Internet]. 8 de Março de 2016 [citado 27 de Setembro de 2024];23(4):195-200. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/nascercrescer/article/view/8784

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