O Papel dos Cidadãos no Desempenho da Nova Administração Pública

  • Paulo Gomes

Resumo

Tendo em consideração os atuais desafios dos estados, que vão desde as atuais restrições orçamentais, a rápida mudança tecnológica, a necessidade de sobrevivência, bem como as diferentes ameaças e riscos, assimétricas e globais, novos movimentos teóricos têm surgido, no âmbito de uma “nova” administração pública. Servir os cidadãos como consumidores ou clientes (New Public Management – NPM), possuir um elevado desempenho organizacional (Public Value Management – PVM) e realçar o papel dos cidadãos na sociedade (New Public Service – NPS), deverão ser partes integrantes das políticas públicas a seguir. Em Portugal, encontram-se ainda em vigor diversos diplomas ao nível da administração financeira do Estado, tendo por base a NPM.

No entanto, cada vez mais, as organizações públicas deverão produzir um serviço público com maior qualidade, otimizando o seu desempenho. Para além disso, deverá ser enfatizado o papel dos cidadãos, indo assim ao encontro do que se pretende atualmente no âmbito da nova administração pública.

Publicado
2018-01-22
Secção
Artigos