https://revistas.rcaap.pt/referencia/issue/feed Revista de Enfermagem Referência 2025-01-01T00:00:00+00:00 Tereza Barroso (Editora-Chefe) referencia@esenfc.pt Open Journal Systems <p><strong><u>AVISO</u></strong></p> <p>SISTEMA DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS</p> <p>Decorrente do processo de transição da gestão do fluxo editorial da Revista de Enfermagem Referência (RER, ESEnfC ®) para a plataforma OJS (Open Journal Systems), esta plataforma está em actualização. </p> <p>Iniciamos o <strong>ano de 2023</strong> com a abertura da submissão de artigos à RER exclusivamente por esta plataforma. Sugerimos a consulta das Instruções aos Autores, bem como dos novos documentos necessários à submissão, disponíveis no separador <a href="https://revistas.rcaap.pt/referencia/AUTORES"><strong>Autores</strong></a>.</p> <p><span style="font-weight: 400;">A </span><strong>Revista</strong><strong><em> </em></strong><strong>de Enfermagem Referência (RER) </strong><span style="font-weight: 400;">é uma revista científica, </span><em><span style="font-weight: 400;">peer reviewed</span></em><span style="font-weight: 400;">, editada pela <a href="http://www.esenfc.pt/pt/uicisa">Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)</a>, unidade acolhida pela <a href="https://www.esenfc.pt/pt">Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)</a>, avaliada e financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). A RER está indexada em diversas bases e redes nacionais e internacionais de grande relevância </span>(<strong>Scopus</strong>,<strong> SciELO Portugal</strong>,<strong> DOAJ</strong>,<strong> CINAHL via EBSCOHost</strong>,<strong> RCAAP</strong>,<strong> Latindex</strong>,<strong> Redalyc</strong>,<strong> ProQuest</strong>, …).</p> <p><span style="font-weight: 400;">A RER dirige-se a estudantes, investigadores, enfermeiros e outros profissionais da área da Saúde e da Educação, e tem como </span><strong>missão </strong><span style="font-weight: 400;">divulgar conhecimento científico produzido em</span><span style="font-weight: 400;"> Ciências da Saúde e Educação</span><span style="font-weight: 400;">, com ganhos em saúde e impacto no desenvolvimento científico da enfermagem. Exige-se que todos os artigos tenham profundidade científica, sejam originais e demonstrem clara relevância para o avanço científico da problemática em estudo a nível nacional e internacional. </span></p> https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/36996 Promoção de Relações de Intimidade Saudáveis: Efetividade do Programa Desenvolvido com Adolescentes 2024-12-09T15:25:31+00:00 Armando Manuel Marques Silva armandos@esenfc.pt Isabel Maria Pinheiro Borges Moreira imoreira@esenfc.pt Maria Neto Cruz Leitão mneto@esenfc.pt Cristina Maria Figueira Veríssimo cristina@esenfc.pt Maria Conceição Gonçalves Marques Alegre Sá calegre@esenfc.pt Maria Isabel Domingues Fernandes isabelf@esenfc.pt <p><strong>Enquadramento:</strong> A adolescência é um período crucial para a intensificação das relações sociais e o início das primeiras relações de namoro. Período estratégico para a implementação de programas de promoção de relações intimidade saudáveis e prevenção da violência.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Avaliar a efetividade do programa promoção de relações de intimidade saudáveis (PRIS), em estudantes do 3º ciclo do ensino básico.</p> <p><strong>Metodologia:</strong> Estudo pré-experimental com grupo único, com avaliações pré e pós-intervenção, <em>follow-up</em> após 6 meses. Participaram 109 estudantes do 9.º ano, utilizando-se os questionários Conhecimento da Violência nas Relações de Intimidade (CVRI) e Deteção de Sexismo em Adolescentes (DSA).</p> <p><strong>Resultados:</strong> O nível de conhecimentos dos adolescentes sobre violência nas relações de namoro aumentou e manteve-se elevado no follow-up. As adolescentes apresentaram níveis mais elevados, com diferença estatisticamente significativa (<em>p </em>&lt; 0,001). Os valores médios do DSA diminuíram para ambos os sexos após o programa e 6 meses após.</p> <p><strong>Conclusão:</strong> A evolução dos conhecimentos VRI e a diminuição das crenças sexistas dos adolescentes indicam que intervenções educativas participativas promovem relacionamentos íntimos saudáveis</p> 2025-01-30T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 Revista de Enfermagem Referência