Revista de Enfermagem Referência https://revistas.rcaap.pt/referencia <p><strong><u>AVISO</u></strong></p> <p>SISTEMA DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS</p> <p>Decorrente do processo de transição da gestão do fluxo editorial da Revista de Enfermagem Referência (RER, ESEnfC ®) para a plataforma OJS (Open Journal Systems), esta plataforma está em actualização. </p> <p>Iniciamos o <strong>ano de 2023</strong> com a abertura da submissão de artigos à RER exclusivamente por esta plataforma. Sugerimos a consulta das Instruções aos Autores, bem como dos novos documentos necessários à submissão, disponíveis no separador <a href="https://revistas.rcaap.pt/referencia/AUTORES"><strong>Autores</strong></a>.</p> <p><span style="font-weight: 400;">A </span><strong>Revista</strong><strong><em> </em></strong><strong>de Enfermagem Referência (RER) </strong><span style="font-weight: 400;">é uma revista científica, </span><em><span style="font-weight: 400;">peer reviewed</span></em><span style="font-weight: 400;">, editada pela <a href="http://www.esenfc.pt/pt/uicisa">Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)</a>, unidade acolhida pela <a href="https://www.esenfc.pt/pt">Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)</a>, avaliada e financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). A RER está indexada em diversas bases e redes nacionais e internacionais de grande relevância </span>(<strong>Scopus</strong>,<strong> SciELO Portugal</strong>,<strong> DOAJ</strong>,<strong> CINAHL via EBSCOHost</strong>,<strong> RCAAP</strong>,<strong> Latindex</strong>,<strong> Redalyc</strong>,<strong> ProQuest</strong>, …).</p> <p><span style="font-weight: 400;">A RER dirige-se a estudantes, investigadores, enfermeiros e outros profissionais da área da Saúde e da Educação, e tem como </span><strong>missão </strong><span style="font-weight: 400;">divulgar conhecimento científico produzido em</span><span style="font-weight: 400;"> Ciências da Saúde e Educação</span><span style="font-weight: 400;">, com ganhos em saúde e impacto no desenvolvimento científico da enfermagem. Exige-se que todos os artigos tenham profundidade científica, sejam originais e demonstrem clara relevância para o avanço científico da problemática em estudo a nível nacional e internacional. </span></p> pt-PT referencia@esenfc.pt (Tereza Barroso (Editora-Chefe)) referencia@esenfc.pt (Susana Oliveira) Seg, 01 Jan 2024 00:00:00 +0000 OJS 3.2.1.2 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Prevalência, incidência e caracterização sociodemográfica e clínica das pessoas com estoma de eliminação em Portugal https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/32565 <p><strong>Enquadramento:</strong> Dados que caracterizam as pessoas com estoma em Portugal são escassos. Estabelecer estimativas epidemiológicas pode melhorar o conhecimento sobre esta população e adaptar modelos de cuidados de saúde.</p> <p><strong>Objetivos:</strong> Estimar a prevalência e incidência de pessoas com estoma de eliminação em Portugal em 2021.</p> <p><strong>Metodologia:</strong> Estudo observacional, longitudinal e retrospetivo, a partir de uma base de dados de dispensa de dispositivos para ostomia.</p> <p><strong>Resultados:</strong> Em 2021, o número estimado de pessoas com pelo menos um estoma foi de 22.045. Entre estes, 19.793 [IC95%:19.599;19.994] tinham um estoma de eliminação. Na sua maioria eram homens (61,4%), em média tinham 70,5 anos e residiam preferencialmente na região interior do país. O tipo de estoma de eliminação mais prevalente foi a colostomia (48,8%). A incidência estimada de novos casos foi de 6.622, sendo 5.834 [IC95%:5.680; 5.984] referentes a estomas de eliminação.</p> <p><strong>Conclusão:</strong> Estes resultados permitiram caracterizar o perfil das pessoas com estoma de eliminação em Portugal. Poderão ser úteis para ajustar os programas de prevenção/acompanhamento em saúde desta população e ainda alocar recursos especializados.</p> Ana Sofia Lopes Dias, Igor Emanuel Soares Pinto, Sílvia Maria Moreira Queirós, Rúben Duarte Pereira, Zilda Mendes, Sónia Romano Direitos de Autor (c) 2024 Revista de Enfermagem Referência https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/32565 Ter, 26 Mar 2024 00:00:00 +0000 Ventilação não invasiva em pessoas internadas em serviços de medicina: Estudo retrospetivo https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/32475 <p><strong>Enquadramento:</strong> A ventilação não invasiva (VNI) constitui uma estratégia terapêutica à pessoa cominsuficiência respiratória aguda (IRA).</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Analisar a relação entre as variáveis sociodemográficas e clínicas, das pessoas internadas namedicina interna, e a adaptação e complicações da VNI.</p> <p><strong>Metodologia:</strong> Estudo observacional retrospetivo de coorte, com amostra de 239 pessoas. A colheita dedados foi efetuada através de registos eletrónicos no SClínico, utilizando um guia de extração de dados.</p> <p><strong>Resultados:</strong> Verificou-se que 25,1% das pessoas estavam inadaptadas à VNI, associando-se significativamente com a alimentação oral, confusão e uso de contenção mecânica. As complicações verificaram-se em 33,5% da amostra, sendo as mais frequentes secreções, lesão no nariz e vómitos. Constatou-se uma associação estatisticamente significativa entre o número de complicações e pessoas alimentadas por sonda nasogástrica (SNG), confusas, com medidas de contenção mecânica e a utilizarem máscara oro-nasal.</p> <p><strong>Conclusão:</strong> A vigilância da pessoa submetida a VNI deve ser assegurada por uma equipa de enfermagem especializada. Devem ser implementados protocolos conducentes à prevenção de complicações e promotores de adaptabilidade à VNI.</p> Natália Soares Silva, Catarina Salomé Dias Baptista, Elsa Maria Oliveira Pinheiro Melo, João Paulo Almeida Tavares Direitos de Autor (c) 2024 Revista de Enfermagem Referência https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/32475 Qua, 03 Jul 2024 00:00:00 +0100 Adaptação e validação do instrumento Coping Behaviour Inventory para o idioma português europeu https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/32445 <p><strong>Enquadramento:</strong> Os estudantes de enfermagem estão sujeitos a stress ao longo do curso de enfermagem sobretudo durante a prática clínica. O conhecimento das estratégias de <em>coping </em>utilizadas permite identificar recursos para mitigar o stress a que estes estão sujeitos.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Traduzir e validar o instrumento <em>Coping Behaviour Inventory</em> para o idioma português europeu.</p> <p><strong>Metodologia:</strong> Trata-se de um estudo metodológico onde foi utilizada uma amostra não probabilística de 113 estudantes dos 4 anos do curso de licenciatura em enfermagem. Para a aferição das propriedades psicométricas do instrumento foi determinada a validade de construto da escala pelo método de análise de componentes principais e a consistência interna pelo cálculo do coeficiente alfa de Cronbach.</p> <p><strong>Resultados:</strong> Pela análise fatorial exploratória foram extraídos quatro fatores comuns que explicam 57,5% da variância retida sendo o valor alfa de Cronbach para a escala total de 0,668.</p> <p><strong>Conclusão:</strong> O Inventário de comportamentos de <em>coping</em> apresenta características psicométricas adequadas no idioma português europeu, sendo um instrumento fiável na avaliação das estratégias de<em> coping</em> utilizadas pelos estudantes de enfermagem.</p> Fernanda Loureiro, Ricardo Antunes, Vanessa Antunes Direitos de Autor (c) 2024 Revista de Enfermagem Referência https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/32445 Qua, 15 Mai 2024 00:00:00 +0100 Dependência do uso de smartphones em alunos de enfermagem https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/31622 <p><strong>Enquadramento:</strong> Os telemóveis inteligentes estão permitem acesso imediato à informação. O vício no uso desses dispositivos é cada vez maior, os celulares inteligentes tornaram-se um elemento importante para os estudantes de enfermagem.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Identificar a dependência do uso do <em>smartphone</em> em estudantes de enfermagem.</p> <p><strong>Metodologia:</strong> Estudo correlacional descritivo, a amostragem foi aleatória, a amostra foi calculada considerando nível de confiança de 0,05, poder de 90%, tamanho de efeito médio de 0,09, a amostra foi composta por 149 estudantes de enfermagem.</p> <p><strong>Resultados:</strong> O componente de uso, abuso e dependência de <em>smartphone</em> foi negativamente relacionado ao componente de traço de personalidade (<em>r<sub>s</sub></em> = -0,228; <em>p</em> = 0,005), o uso, abuso e dependência de <em>r<sub>s</sub></em> <em>smartphone </em>foi relacionado positivamente com gastos monetários (<em>r<sub>s</sub></em> = 0,376; <em>p</em> = 0,001).</p> <p><strong>Conclusão:</strong> Identificou-se que existe um alto uso de telefones móveis inteligentes, compreender a abrangência desse fenômeno pode ajudar a propor estratégias eficazes para prevenir o vício em celulares.</p> <p><strong> </strong></p> Annel González-Vázquez, Jonathan Hermayn Hernández-Valles, Arodi Tizoc Marquez, Josefina Sarai Candia Arredondo Direitos de Autor (c) 2024 Revista de Enfermagem Referência https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/31622 Qua, 15 Mai 2024 00:00:00 +0100 Loyola Generativity Scale e Generative Behavior Checklist: Um estudo psicométrico com idosos espanhóis LGBT+ https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/31274 <p><strong>Enquadramento:</strong> A generatividade tem sido associada à resiliência e à satisfação com a vida na velhice, incluindo entre a população lésbica, gay, bissexual e transgénero (LGBT+) mais velha.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Analisar as propriedades psicométricas da Loyola <em>Generativity Scale</em> (LGS) e da <em>Generative Behavior Checklist</em> (GBC) para idosos espanhóis LGBT + (com mais de 50 anos).</p> <p><strong>Metodologia:</strong> Foi realizado um estudo psicométrico com 141 idosos espanhóis LGBT+ com o objetivo de examinar a validade de construto (análise fatorial exploratória), a validade convergente e a fiabilidade (consistência interna) da LGS e da GBC.</p> <p><strong>Resultados:</strong> Os métodos de análise paralela e a análise fatorial exploratória sugeriram um modelo de dois fatores para ambos os instrumentos com boa adequação da amostra. A LGS explicou 45,1% da variância e apresentou uma consistência interna de 0,78. O GBC explicou 41,76% da variância e apresentou uma consistência interna de 0,879. Foi encontrada uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre a satisfação com a vida e as escalas generativas. Foi também observada uma correlação positiva e significativa (<em>r<sub>s</sub></em> = 0,310) entre os dois instrumentos.</p> <p><strong>Conclusão:</strong> Ambos os instrumentos demonstraram ser válidos e fiáveis para medir a generatividade em idosos espanhóis LGBT+.</p> Tatiana Casado, Liliana Sousa, Sara Guerra, Pedro Sá Couto, João Paulo Almeida Tavares Direitos de Autor (c) 2024 Revista de Enfermagem Referência https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/31274 Sex, 22 Mar 2024 00:00:00 +0000 Intervenção educativa para prevenção da remoção não eletiva do cateter central de inserção periférica em pediatria https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/32841 <p><strong>Enquadramento:</strong> A participação da equipe de enfermagem nas intervenções educativas utilizando a metodologia da problematização melhora o conhecimento teórico, reduzindo o número de cateteres retirados precocemente.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Avaliar o efeito da intervenção educativa na equipa de enfermagem na unidade de terapia intensiva pediátrica na melhoria do conhecimento teórico sobre a prevenção de complicações que ocasionam a remoção não eletiva do cateter central de inserção periférica.</p> <p><strong>Metodologia:</strong> Estudo quase-experimental com aplicação de questionário antes e após intervenção educativa, com aplicação do teste t de Student Pareado, considerando-se o nível de significância de 95% e os valores de <em>p</em> &lt; 0,05 significativos</p> <p><strong>Resultados:</strong> Aumento do conhecimento teórico após intervenção, com aumento da média da pontuação dos técnicos em enfermagem de 5,30 (<em>DP</em> = 1,49) para 9,10 (<em>DP </em>= 1,79) e enfermeiros de 11,83 (<em>DP </em>= 2,12) para 20,67 (<em>DP</em> = 2,46).</p> <p><strong>Conclusão:</strong> Espera-se que esse conhecimento teórico sobre a prevenção de complicações se efetive no ato de cuidar, promovendo a melhoria da prática de manutenção e, consequentemente, redução das perdas prematuras do cateter.</p> Ana Luiza da Silva Godeiro, Lauriana Medeiros Costa Santos, Elisângela Franco Oliveira Cavalcanti, Juliana Teixeira Jales Menescal Pinto, João Bosco Filho, Anália Luana Sena Souza, Rafaela Prudlik Mourad Direitos de Autor (c) 2024 Revista de Enfermagem Referência https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/32841 Ter, 18 Jun 2024 00:00:00 +0100 Literacia em saúde da pessoa internada em serviço de cirurgia oncológica https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/32771 <p><strong>Enquadramento:</strong> A literacia em saúde (LS) é a capacidade da pessoa obter e traduzir informações a fim de manter e melhorar a saúde.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Caracterizar o nível de LS da pessoa internada num hospital oncológico; avaliar a fiabilida de do instrumento <em>European Health Literacy Survey in Portuguese</em> (HLS-EU-PT).</p> <p><strong>Metodologia:</strong> Estudo transversal, quantitativo, descritivo e metodológico. Amostra de 188 pessoas internados num serviço de cirurgia oncológica entre maio e setembro de 2020, os dados foram colhidos através de formulário de caracterização sociodemográfica, de saúde e instrumento de avaliação da LS.</p> <p><strong>Resultados:</strong> O HLS-EU-PT apresentou elevado nível de consistência interna. Todos os domínios e níveis de processamento do instrumento se correlacionam positivamente entre si. Os participantes apresentam em média um nível problemático de LS.</p> <p><strong>Conclusão:</strong> Os resultados indiciam a necessidade de um maior investimento na capacitação da LS.<br />São necessários mais estudos nesta e noutras populações e contextos de prestação de cuidados de saúde, de forma a direcionar a prática de cuidados na resposta eficaz aos problemas de saúde.</p> Maria Manuela Henriques Pereira Ferreira, Elsa Clara Zagalo Miranda, Sandra Ferreira Santos, Diana Patrícia Monteiro Oliveira, Cláudia Bernardes Matos Dias, Sandra Conceição Reis Pádua Cruz Direitos de Autor (c) 2024 Revista de Enfermagem Referência https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/32771 Qua, 15 Mai 2024 00:00:00 +0100 A satisfação da grávida com os cuidados das enfermeiras obstétricas durante a pandemia COVID-19 https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/32647 <p><strong>Enquadramento:</strong> Em tempo de pandemia, as consultas de enfermagem de vigilância da gravidez sofreram alterações, nomeadamente na restrição de acompanhantes. Por esse motivo, é importante a avaliação da satisfação das grávidas com a assistência de enfermagem durante este contexto pandémico.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Avaliar a satisfação da grávida com a assistência das enfermeiras obstétricas nas consultas de vigilância da gravidez durante o contexto de pandemia COVID-19.</p> <p><strong>Metodologia:</strong> Estudo transversal descritivo de natureza quantitativa, com uma amostra de 196 grávidas.</p> <p>Aplicado a Escala de Satisfação dos Pacientes com a Assistência de Enfermagem (General Practice Nurse Satisfaction Scale - GPNS), constituída pelas dimensões: relacionamento interpessoal e comunicação, confiança, credibilidade e dedicação.</p> <p><strong>Resultados:</strong> As grávidas apresentam-se em média mais satisfeitas na dimensão relacionamento interpessoal e comunicação e menos satisfeitas na dimensão dedicação.</p> <p><strong>Conclusão:</strong> As grávidas apresentam-se satisfeitas com a assistência de enfermagem percecionando a sua importância. Tal reforça a pertinência das consultas serem realizadas por um Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica.</p> Raquel Cerdeira, Otília Zangão Direitos de Autor (c) 2024 Revista de Enfermagem Referência https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/32647 Qua, 13 Mar 2024 00:00:00 +0000 Mães no período de situação pandémica por COVID-19: Das vivências às narrativas https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/32491 <p><strong>Enquadramento:</strong> A pandemia por COVID-19 trouxe inúmeros desafios às mães de crianças e jovens até aos 18 anos de idade, pela gestão de responsabilidades a que o seu papel social se encontra inerente.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Compreender quais são os significados e os contextos das vivências de mães portuguesas de crianças e jovens adolescentes até aos 18 anos de idade, no período de situação pandémica por COVID-19;</p> <p><strong>Metodologia:</strong> Estudo qualitativo, descritivo e retrospetivo recorrendo à análise de conteúdo de Bardin. Participaram no estudo 16 mulheres, mães de crianças e jovens adolescentes até aos 18 anos de idade.</p> <p><strong>Resultados:</strong> Emergiram um total de nove categorias, sendo elas - Sentimentos; Perceção de saúde; Alterações no estado de saúde; Experiências marcantes; Significado das experiências; Dificuldade sentidas durante o período de situação pandémica; Dificuldades sentidas na educação; Dificuldade sentidas enquanto mãe e mulher e impactos na educação dos filhos.</p> <p><strong>Conclusão:</strong> A maioria das mães entrevistadas considerou o período pandémico por COVID-19 como uma fase impactante nas suas vidas, originando ambivalência de sentimentos e contextos vivenciais distintos.</p> Beatriz Ferreira Almeida, Inês Ferreira Duarte, Maria José Bilhastre Margarido, Maria Margarida Romão Ferreira, Carolina Miguel Graça Henriques Direitos de Autor (c) 2024 Revista de Enfermagem Referência https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/32491 Qua, 15 Mai 2024 00:00:00 +0100 Efetividade de um filme na ansiedade e medo de crianças em idade escolar submetidas a cirurgia https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/32450 <p><strong>Enquadramento:</strong> A hospitalização e a cirurgia são consideradas pela criança como eventos ameaçadores e com repercussões no seu comportamento, nomeadamente ansiedade e medo.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Avaliar a efetividade de um filme preparatório para procedimentos a realizar antes de uma cirurgia de ambulatório visando a redução da ansiedade e medo.</p> <p><strong>Metodologia</strong>: Estudo randomizado, controlado, envolvendo 60 crianças (6-14 anos), submetidas a cirurgia de ambulatório. O grupo de intervenção visualizou um filme no período pré-operatório e o grupo de controlo recebeu os cuidados habituais. A efetividade do filme foi medida através da escala de <em>ansiedade Children’s Anxiety Meter-State </em>e o medo pela escala <em>Children’s Fear Scale</em>.</p> <p><strong>Resultados:</strong> Não se observaram diferenças significativas (<em>p</em> &gt; 0,05) entre o grupo de intervenção que visualizou o filme e o grupo de controlo que seguiu os cuidados pré-operatórios habituais.</p> <p><strong>Conclusão:</strong> Importa avaliar de forma precisa se os custos envolvidos nesta intervenção compensam os benefícios. Sugere-se mais investigação nesta área, ajustando outros programas que se revelem mais efetivos neste contexto.</p> Isabel Maria Ruiva Santos, Luís Manuel da Cunha Batalha, Marília Costa Flora Direitos de Autor (c) 2024 Revista de Enfermagem Referência https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/32450 Qua, 15 Mai 2024 00:00:00 +0100 A perceção de líderes formais de enfermagem sobre a prática baseada na evidência https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/32426 <p><strong>Enquadramento:</strong> A implementação da Prática Baseada na Evidência (PBE) é crucial para a qualidade dos cuidados de enfermagem. As ações desenvolvidas pelos líderes formais são essenciais para implementar a PBE, tornando-se determinante conhecer as suas perceções.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Conhecer as perceções de líderes formais de enfermagem sobre a PBE.</p> <p><strong>Metodologia:</strong> Estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 17 líderes de três hospitais portugueses. Os dados foram analisados através de análise de conteúdo e do software MAXQDA Analytics Pro 2022. Salvaguardados os pressupostos éticos.</p> <p><strong>Resultados:</strong> Emergiram dois temas com respetivas categorias - Conhecimento sobre PBE (Conceito de PBE, Impacto da PBE nos resultados em saúde e Autoperceção do conhecimento sobre PBE); Papel na implementação da PBE (comportamentos e caraterísticas).</p> <p><strong>Conclusão:</strong> Os líderes descreveram a sua perceção sobre o Conceito de PBE e a relação do Impacto da PBE com resultados em saúde, a necessidade de conhecimento e o seu investimento formativo, bem como o seu papel neste processo. Futuros programas formativos deverão ser implementados nesta área.</p> Diana Santos, Daniela Cardoso, Ana Filipa Cardoso, Filipa Margarida Duque, Beatriz Fernandes, Rosário Caixeiro Sousa, António Fernando Amaral Direitos de Autor (c) 2024 Revista de Enfermagem Referência https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/32426 Seg, 29 Abr 2024 00:00:00 +0100 Interrupções e distrações durante a preparação e administração de medicamentos de alto risco: Estudo transversal https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/31983 <p><strong>Enquadramento:</strong> Estudos indicam que as interrupções contribuem para erros clínicos e falhas em procedimentos.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Analisar as interrupções vivenciadas pelos enfermeiros durante a preparação e administração de medicamentos de alto risco.</p> <p><strong>Metodologia:</strong> Foi realizado um estudo transversal numa unidade de cuidados intensivos e numa unidade de internamento. As interrupções vivenciadas pelos enfermeiros durante o processo de medicação foram observadas com a ajuda de duas <em>checklists</em>. A amostra foi selecionada por conveniência em abril e maio de 2019. Os dados quantitativos foram analisados através de estatística descritiva no programa IBM SPSS <em>Statistics</em>, versão 24.0, enquanto os dados qualitativos foram tratados por meio da análise de conteúdo.</p> <p><strong>Resultados:</strong> Observaram-se 137 interrupções em 193 processos de medicação. A maioria das interrupções foi iniciada por outros membros da equipa de cuidados de saúde por meio de conversas. Estas interrupções foram maioritariamente prejudiciais e ocorreram durante a fase de preparação. A estratégia multitarefa foi utilizada para as gerir.</p> <p><strong>Conclusão:</strong> As interrupções ocorridas durante o processo de medicação eram maioritariamente associadas com comunicações profissionais e sociais. A sua relevância diferiu consoante a fase do processo.</p> Olga Lucia Gaitan Gomez, Luz Stella Bueno-Robles, Fabio Alberto Camargo-Figuera, Silvia Regina-Secoli Direitos de Autor (c) 2024 Revista de Enfermagem Referência https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/31983 Qua, 15 Mai 2024 00:00:00 +0100 Stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem: Efeito de um programa baseado em técnicas de relaxamento https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/31572 <p><strong>Enquadramento:</strong> O contexto de ensino clínico e a vivência da pandemia COVID-19 são potencialmente stressores e/ou ansiogénicos em estudantes de enfermagem.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Avaliar a eficácia do programa “Aprender a Relaxar” na redução do stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem.</p> <p><strong>Metodologia:</strong> Estudo pré-experimental, longitudinal, com amostra de sete estudantes seguidos na consulta de ansiedade. Concebido e implementado Programa “Aprender a Relaxar” baseado nas técnicas de respiração diafragmática e relaxamento muscular progressivo, com oito sessões, em cinco semanas. Avaliação inicial, final e <em>follow-up</em> utilizada Escala de Perceção de Stresse e Questionário de Autoavaliação de Ansiedade de Zung.</p> <p><strong>Resultados:</strong> Redução dos níveis de stresse entre avaliação inicial e avaliação final (<em>p</em> = 0,069) e diminuição significativa entre avaliação inicial e <em>follow-up</em> (<em>p</em> = 0,033). Diminuição significativa da ansiedade entre avaliação inicial e avaliação final (<em>p</em> = 0,033) e entre avaliação inicial e <em>follow-up</em> (<em>p</em> = 0,006).</p> <p><strong>Conclusão:</strong> Programa demonstrou efeito positivo na gestão do stresse, autocontrolo da ansiedade e sintomatologia associada, sendo um recurso terapêutico útil na intervenção com estudantes de enfermagem.</p> Jéssica Dias Costa, Rosa Cristina Correia Lopes Direitos de Autor (c) 2024 Revista de Enfermagem Referência https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/31572 Seg, 17 Jun 2024 00:00:00 +0100 Resposta pré-hospitalar do enfermeiro da ambulância suporte imediato de vida à pessoa com dor torácica aguda https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/33412 <p><strong>Enquadramento:</strong> A dor torácica aguda (DTA) é um sintoma comum na pessoa com síndrome coronária aguda (SCA) que requer frequentemente cuidados de emergência.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Conhecer o tempo de resposta pré-hospitalar e a atuação do enfermeiro da ambulância suporte imediato de vida nas ocorrências de DTA, na pessoa com suspeita de SCA, relativamente a dois distritos do interior norte de Portugal.</p> <p><strong>Metodologia:</strong> Estudo observacional, analítico transversal, retrospetivo, de cariz quantitativo, numa amostra de 75 ocorrências.</p> <p><strong>Resultados:</strong> Verificaram-se tempos totais longos na resposta pré-hospitalar, ultrapassando os 95 minutos em ambos os distritos e, no enfarte agudo miocárdio com elevação do segmento ST (EAMCSST), apresentando tempos médios de 131 ± 22,23 minutos, sucedido em 10,66% da amostra total. Os enfermeiros utilizaram o protocolo da dor torácica na generalidade das ocorrências (98,7%), realizaram eletrocardiograma (97,3%) e contribuíram para a melhoria dos sintomas (72%).</p> <p><strong>Conclusão:</strong> O enfermeiro é essencial no diagnóstico e controlo da sintomatologia, mas os tempos de resposta, particularmente no EAMCSST, ultrapassam o recomendado para a realização do procedimento de eleição, a angioplastia.</p> Bruno Miguel Martins Gonçalves, Carlos Pires Magalhães Direitos de Autor (c) 2024 Revista de Enfermagem Referência https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/33412 Sex, 31 Mai 2024 00:00:00 +0100 Técnica Delphi na validação de intervenções de enfermagem na abordagem ao doente com acidente vascular cerebral https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/32774 <p><strong>Enquadramento:</strong> A prevalência do acidente vascular cerebral continua elevada, sendo recomendada a existência de procedimentos clínicos.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Validar, através da técnica Delphi, intervenções de enfermagem na abordagem ao doente com suspeita de acidente vascular cerebral em fase aguda, com um painel de especialistas.</p> <p><strong>Metodologia:</strong> Realizou-se uma pesquisa Survey, com base num estudo quantitativo-descritivo, sendo que uma revisão sistemática de literatura foi realizada previamente.</p> <p><strong>Resultados:</strong> Amostra composta por seis especialistas. Realizadas duas rondas da técnica Delphi, foram validadas intervenções de Enfermagem ao doente com suspeita de acidente vascular cerebral, em fase aguda, nomeadamente: correto encaminhamento tendo em conta o tempo de evolução dos sintomas; abordagem em sala de emergência (baseada na avaliação ABCDEFGH); vigilância e resposta a reações adversas durante e após trombólise.</p> <p><strong>Conclusão:</strong> A validação das intervenções de enfermagem na abordagem ao doente com suspeita de acidente vascular cerebral em fase aguda levou à elaboração de uma instrução de trabalho sólida, direcionada aos enfermeiros.</p> Catarina Isabel Almeida Conde, Hugo Miguel Santos Duarte Direitos de Autor (c) 2024 Revista de Enfermagem Referência https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/32774 Ter, 18 Jun 2024 00:00:00 +0100 Suporte imediato de vida na pessoa em situação crítica: Contributos da intervenção do enfermeiro https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/32703 <p><strong>Enquadramento:</strong> As ambulâncias de suporte imediato de vida (SIV) possibilitam ao enfermeiro capacidade de intervenção em contexto pré-hospitalar, suportada pelo seu conhecimento técnico-científico, protocolos complexos de atuação e regulação médica por telemedicina.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Analisar os contributos da intervenção dos enfermeiros SIV, na evolução do estado clínico da pessoa em situação crítica (PSC).</p> <p><strong>Metodologia:</strong> Estudo quantitativo, descritivo-correlacional, retrospetivo, realizado em meios SIV, na região norte de Portugal. Analisados 574 registos clínicos eletrónicos, entre 01 de novembro e 31 de dezembro de 2019, que correspondem ao mesmo número de pessoas avaliadas. Utilizada a escala National Early Warning Score (NEWS) para avaliar a evolução clínica da PSC.</p> <p><strong>Resultados:</strong> Observou-se uma evolução positiva do score NEWS da PSC, após a intervenção do enfermeiro SIV (<em>M</em> = 4,43 ± 3,901 <em>vs</em> 3,34 ± 3,329; <em>sig</em> &lt; 0,001). Em sentido inverso, o risco clínico diminuiu significativamente após a intervenção do enfermeiro.</p> <p><strong>Conclusão:</strong> Demonstrou-se a relevância da intervenção do enfermeiro SIV no contexto pré hospitalar, enquanto garantia de segurança, qualidade e melhoria contínua dos cuidados à PSC.</p> José Paulo Passos Miranda, Márcio Daniel Dias Almeida Silva, Clementina Sousa, José Magalhães, Luís Carlos Carvalho Graça Direitos de Autor (c) 2024 Revista de Enfermagem Referência https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/32703 Qua, 15 Mai 2024 00:00:00 +0100 Fatores indutores de stress nos estudantes de enfermagem em ensino clínico: Scoping review https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/32425 <p><strong>Enquadramento:</strong> Os estudantes de Enfermagem relatam fatores associados a elevados níveis de stress em ensino clínico (EC) e que são comumente experienciados neste processo de ensino aprendizagem.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Mapear a evidência científica sobre os fatores indutores de stress nos estudantes de enfermagem</p> <p>em ensino clínico.</p> <p><strong>Metodologia:</strong> <em>Scoping review</em> baseada no método de <em>Joanna Briggs Institute</em> (JBI). Utilizada a mnemónica PCC para dimensionar a população, conceito e contexto. No processo de seleção, extração e análise dos artigos, estiveram envolvidos dois revisores independentes.</p> <p><strong>Resultados:</strong> Da pesquisa efetuada foram incluídos 17 estudos. Foram identificados fatores que integram aspetos pessoais e profissionais, fatores relacionados com o ambiente/estrutura do EC e a sua organização, bem como fatores associados aos sistemas de apoio, nomeadamente ao modelo de supervisão que acompanha este processo.</p> <p><strong>Conclusão:</strong> Os fatores de stress influenciam o processo de ensino aprendizagem dos estudantes em EC, por isso, devem ser desenvolvidas estratégias de ensino que permitam assegurar a efetividade no desenvolvimento de competências dos estudantes em EC.</p> Jacinta Maria Pisco Alves Gomes, Samuel Sampaio Sousa, Luís Sá Direitos de Autor (c) 2024 Revista de Enfermagem Referência https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/32425 Ter, 18 Jun 2024 00:00:00 +0100