https://revistas.rcaap.pt/rpe/issue/feed Revista Portuguesa de Educação 2025-01-28T16:46:54+00:00 Íris Susana Pires Pereira rpe@ie.uminho.pt Open Journal Systems <p>A Revista Portuguesa de Educação (RPE) é uma publicação contínua do Centro de Investigação em Educação (<a href="http://www.cied.uminho.pt" target="_blank" rel="noopener">CIEd</a>) da Universidade do Minho (<a href="https://www.uminho.pt" target="_blank" rel="noopener">UMinho</a>).</p> <p>A revista tem como objetivos:</p> <p>a) difundir conhecimento original e atual na área da Educação;</p> <p>b) fomentar e facilitar o desenvolvimento de redes científicas nacionais e internacionais capazes de contribuir para o avanço do conhecimento nessa área.</p> https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/40061 Nota introductoria al núcleo temático - Los recursos didácticos digitales en la educación: Nuevas perspectivas y posibilidades 2025-01-28T16:46:54+00:00 María Isabel Vidal Esteve isabel.vidal@uv.es Carlos José González Ruiz cgonzalr@ull.edu.es Ana Parada Gañete ana.parada@usc.es <p>-</p> 2025-01-30T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 María Isabel Vidal Esteve, Carlos José González Ruiz, Ana Parada Gañete https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/36696 Políticas e iniciativas institucionais sobre tecnologias digitais para a digitalização do Ensino Secundário 2024-09-10T11:00:07+01:00 M. Isabel Pardo Baldoví misabel.Pardo@uv.es María Belén San Nicolás Santos bsannico@ull.edu.es Nerea Rodríguez Regueira nrregueira@edu.xunta.gal Desirée González Martín degonmar@ull.edu.es <p>As políticas institucionais têm um impacto importante nas práticas desenvolvidas nas escolas secundárias. Partindo desta premissa, este estudo apresenta os aspectos-chave que a regulamentação espanhola estabelece e que definem as directrizes que as escolas devem implementar a nível curricular. No contexto espanhol, o governo central estabelece o currículo básico, as diretrizes que são depois desenvolvidas pelas comunidades autónomas. Por este motivo, o artigo tem como objetivo tornar visível a presença da digitalização nestas orientações, destacando as referências à utilização de tecnologias que nelas são feitas. Através de uma análise documental e de conteúdo, são identificadas as iniciativas promovidas por diferentes administrações públicas de educação (Canárias, Galiza e Valência) destinadas a integrar a tecnologia na sala de aula e os projectos, plataformas digitais e iniciativas de formação relacionadas com as tecnologias destas administrações são revistos em detalhe e de forma comparativa. Esta abordagem permitirá considerar diferentes perspectivas para oferecer propostas que optimizem as políticas institucionais na digitalização do currículo do Ensino Secundário.</p> 2025-01-30T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 M. Isabel Pardo Baldoví, María Belén San Nicolás Santos, Nerea Rodríguez Regueira , Desirée González Martín https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/36517 Oferta institucional de recursos didáticos digitais para inclusão no ensino secundário: Uma análise comparativa em Espanha 2024-10-28T09:56:00+00:00 María Isabel Vidal Esteve isabel.vidal@uv.es Miriam González González mgongonz@ull.edu.es Ana Parada Gañete ana.parada@usc.es Diana Marín-Suelves diana.marin@uv.es <p>Atualmente, tanto na sociedade como nas escolas, prevalece o princípio da inclusão, segundo o qual todos têm o direito de estar, participar e aprender em contextos normais. Um dos elementos fundamentais na conceção dos processos de ensino e aprendizagem são os recursos didácticos que são seleccionados ou criados pelos professores para serem utilizados dentro e fora das escolas. Nesta perspetiva, esta investigação analisou a oferta institucional de recursos didácticos digitais para a atenção à diversidade no Ensino Secundário Obrigatório em três comunidades autónomas de Espanha: a Comunidade Valenciana, a Galiza e as Ilhas Canárias. Os resultados do Estudo I do projeto intitulado <em>Materiais didácticos digitais no ensino secundário obrigatório: análise e propostas de utilização escolar e sociofamiliar </em>(PID2022-1373660B-100) mostram a dispersão do que se entende por inclusão, ou seja, a falta de coerência do conceito. É também evidente que a elaboração dos materiais, em demasiadas ocasiões, é produzida a partir de uma abordagem centrada no défice e com pouca profundidade nas propostas concebidas a partir do DAE e para uma aplicação transversal. Conclui-se, portanto, que é essencial aprofundar a formação de professores para tornar possível a inclusão e oferece-se uma série de recomendações para a seleção, utilização e criação de recursos digitais para os alunos do Ensino Secundário Obrigatório.</p> 2025-01-30T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 María Isabel Vidal Esteve, Miriam González González, Ana Parada Gañete, Diana Marín-Suelves https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/36600 Análise de materiais didáticos digitais no ensino secundário na perspetiva de género 2024-10-17T10:20:45+01:00 Milena Villar Varela milena.villar@usc.es Annachiara Del Prete anprete@ull.edu.es Eva M. Barreira-Cerqueiras evamaria.barreira@usc.es Miriam Elizabeth Aguasanta Regalado elizab3.ar@gmail.com <p>A análise da presença de elementos coeducativos nos materiais digitais do ensino secundário centra-se no desenvolvimento de estratégias que promovam a igualdade de género e a não discriminação. Isto inclui esforços para representar equitativamente pessoas de diferentes identidades de gênero, a ausência de estereótipos de gênero e de orientação sexual, e a utilização de linguagem inclusiva. Este artigo tem como objetivo avaliar a presença de elementos coeducativos em materiais digitais do ensino secundário. Para o efeito, propõe-se uma análise descritiva exploratória de materiais digitais do ensino secundário, na perspectiva do género, através de um guia de avaliação elaborado <em>ad hoc</em>, examinando diferentes dimensões como a representação equitativa, a ausência de estereótipos ou o uso de linguagem inclusiva, entre outros. Por último, será dada especial atenção à forma como estes recursos contribuem para uma educação mais inclusiva e equitativa, considerando esta parte da análise crucial, para que possamos compreender a existência e implementação de práticas coeducativas no ensino secundário atual.</p> 2025-01-30T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 Milena Villar Varela, Annachiara Del Prete , Eva M. Barreira-Cerqueiras , Miriam Elizabeth Aguasanta Regalado https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/36657 A formação de professores e a criação de materiais didáticos digitais: Um estudo transversal 2024-09-19T15:08:42+01:00 Vicente Gabarda Méndez vicente.gabarda@uv.es Isabel María Gallardo Fernández isabel.gallardo@uv.es Sebastián Martín Gómez smarting@ull.edu.es Rebeca García Murias rebeca.garcia.murias@usc.es <p>A formação tecnológica dos professores é um dos grandes desafios que o sistema educativo enfrenta atualmente. Assim, nos últimos anos, têm sido desenvolvidas várias estratégias com o objetivo de favorecer a sua competência digital, sendo a criação de materiais didáticos digitais um dos elementos básicos de qualquer iniciativa. Desta forma, tem sido evidenciado que a capacidade dos professores em conceber recursos em diferentes formatos é uma das competências consideradas necessárias para o desenvolvimento efetivo do trabalho docente. Partindo desta realidade, o presente trabalho tem como objetivo investigar as percepções dos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental sobre os recursos digitais, a utilização que fazem deles, se costumam criá-los e se receberam formação específica para a conceção destes materiais. Para o efeito, utiliza-se uma metodologia qualitativa, desenvolvida através de entrevistas a um total de 34 professores das Ilhas Canárias, Galiza e Comunidade Valenciana. Os resultados evidenciam uma avaliação positiva dos professores sobre a utilização dos recursos, uma certa variedade na sua criação, bem como uma capacidade limitada para os utilizar ou criar de forma eficiente. Este facto sublinha a necessidade de desenvolver estratégias de aprendizagem ao longo da vida, a fim de responder aos desafios educativos da sociedade atual.</p> 2025-01-30T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 Vicente Gabarda Méndez, Isabel María Gallardo Fernández, Sebastián Martín Gómez, Rebeca García Murias https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/36716 Explorando o universo SchoolTubers: Análise de canais impulsionados por escolas de Ensino Secundário Obrigatório na plataforma YouTube 2024-09-10T11:03:06+01:00 Mercedes Romero Rodrigo m.mercedes.romero@uv.es Daniel Jorge Cabrera Hernández alu0101016962@ull.edu.es Sara Martínez-Carrera smartinez@uvigo.gal Ana Rodríguez Guimeráns anarodriguez.guimerans@usc.es <p>Em um contexto de crescimento exponencial no uso de redes sociais e compartilhamento de conteúdos na rede, este estudo se centra no uso educativo que fazem os Institutos de Educação Secundária (IES) de seus canais do YouTube. Utilizando a metodologia PRISMA, realizou-se uma busca exaustiva na plataforma YouTube. Após aplicar os critérios de inclusão e exclusão definidos, obteve-se uma amostra composta por 20 canais de IES com mais de 400 seguidores e 1250 vídeos. Esses vídeos foram produzidos e compartilhados abertamente entre os anos 2022 e 2023. Além disso, adaptou-se um instrumento previamente utilizado para a análise de EduTubers e categorizaram-se os vídeos segundo seu conteúdo. Os resultados revelam que o uso mais frequente desses canais é compartilhar conteúdo elaborado pelos estudantes, seguido da visibilidade de eventos, da promoção do centro e das entrevistas. Entre os canais analisados, identificaram-se dois com um claro perfil de SchoolTubers, pois desenvolvem projetos que contribuem para a abertura do centro, são sensíveis à realidade social do contexto e promovem uma cultura de participação e responsabilidade coletiva entre os estudantes.</p> 2025-01-30T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 Mercedes Romero Rodrigo, Daniel Jorge Cabrera Hernández , Sara Martínez-Carrera, Ana Rodríguez Guimeráns https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/30680 Atitudes de Professores e Estudantes de Universidades e Escolas Superiores de Portugal face às Pessoas com Deficiência 2023-11-04T22:53:06+00:00 Maria Lurdes Nunes Fernandes yudanunes@hotmail.com Isabel Calvo isabelc@usal.es <p>As atitudes destacam-se dos diversos fatores favoráveis à inclusão de pessoas com deficiência. Esta investigação teve como objetivos adaptar e validar uma escala de atitudes face à deficiência; conhecer as atitudes de alunos e professores de escolas superiores e universidades de Portugal face às pessoas com deficiência, para isso utilizou-se a Escala de Atitudes (EAPD) forma G; verificar se as atitudes mudam segundo as variáveis independentes: idade, sexo ... e propor alterações de melhoria para a inclusão. A escala EAPD apresentou um alto nível de fiabilidade (estabilidade e consistência interna). O Alfa de Cronbach, obtido na amostra piloto (n=100) foi de .86, na amostra de alunos (n=454) foi .92 e na dos professores (n=123) .93. Classificaram-se as atitudes em positivas, neutras e negativas: as atitudes positivas foram pontuadas no intervalo [1,2]; as atitudes neutras no intervalo ]2, 4[; as atitudes negativas no intervalo [4,6]. Os resultados mostram que em contextos universitários existem atitudes positivas, no entanto, existe uma presença de atitudes neutras e negativas importante.</p> 2025-01-14T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 Maria Lurdes Nunes Fernandes, Isabel Calvo https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/33384 Brincar ao ar livre em educação de infância: Possibilidades de participação das crianças 2024-06-05T16:56:11+01:00 Joana da Silva Pinto pintalgar@gmail.com <p>A investigação que está na origem deste artigo nasce de uma preocupação central relativamente à infância contemporânea quanto às ameaças que têm sido dirigidas ao brincar ao ar livre. A pesquisa tem a sua matriz teórica na sociologia da infância, com tónica nas questões referentes à participação da criança. O objetivo principal é compreender que dimensões de participação da criança estão presentes no brincar ao ar livre em contextos de educação de infância. O trabalho de campo decorreu em dois jardins de infância com práticas pedagógicas que privilegiam o brincar ao ar livre, um deles na Noruega e o outro em Portugal. Para dar resposta à questão de investigação utilizámos a metodologia de estudo de caso de inspiração etnográfica. A partir dos resultados, discutimos temas que emergiram na nossa análise e, relativamente ao jardim de infância em Portugal, distinguimos dois eixos de reflexão. Um dos eixos revela a participação através de decisões das crianças, sobretudo em momentos informais, através da escolha dos espaços onde brincam, dos materiais, bem como dos tempos e atividades. O segundo eixo integra as iniciativas e realizações das crianças, que se referem à sua participação, sobretudo sob a forma de ação, através do corpo e do movimento. Neste artigo, destacamos o brincar com riscos, as explorações e descobertas, as construções e os desafios e problemas. As conclusões do estudo revelam que o ar livre, enquanto lugar do brincar, parece contribuir para um alargamento das dimensões espaço e tempo na experiência das crianças.</p> 2025-02-13T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 Joana da Silva Pinto