https://revistas.rcaap.pt/rpe/issue/feed Revista Portuguesa de Educação 2025-02-24T13:23:22+00:00 Íris Susana Pires Pereira rpe@ie.uminho.pt Open Journal Systems <p>A Revista Portuguesa de Educação (RPE) é uma publicação contínua do Centro de Investigação em Educação (<a href="http://www.cied.uminho.pt" target="_blank" rel="noopener">CIEd</a>) da Universidade do Minho (<a href="https://www.uminho.pt" target="_blank" rel="noopener">UMinho</a>).</p> <p>A revista tem como objetivos:</p> <p>a) difundir conhecimento original e atual na área da Educação;</p> <p>b) fomentar e facilitar o desenvolvimento de redes científicas nacionais e internacionais capazes de contribuir para o avanço do conhecimento nessa área.</p> https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/30680 Atitudes de Professores e Estudantes de Universidades e Escolas Superiores de Portugal face às Pessoas com Deficiência 2023-11-04T22:53:06+00:00 Maria Lurdes Nunes Fernandes yudanunes@hotmail.com Isabel Calvo isabelc@usal.es <p>As atitudes destacam-se dos diversos fatores favoráveis à inclusão de pessoas com deficiência. Esta investigação teve como objetivos adaptar e validar uma escala de atitudes face à deficiência; conhecer as atitudes de alunos e professores de escolas superiores e universidades de Portugal face às pessoas com deficiência, para isso utilizou-se a Escala de Atitudes (EAPD) forma G; verificar se as atitudes mudam segundo as variáveis independentes: idade, sexo ... e propor alterações de melhoria para a inclusão. A escala EAPD apresentou um alto nível de fiabilidade (estabilidade e consistência interna). O Alfa de Cronbach, obtido na amostra piloto (n=100) foi de .86, na amostra de alunos (n=454) foi .92 e na dos professores (n=123) .93. Classificaram-se as atitudes em positivas, neutras e negativas: as atitudes positivas foram pontuadas no intervalo [1,2]; as atitudes neutras no intervalo ]2, 4[; as atitudes negativas no intervalo [4,6]. Os resultados mostram que em contextos universitários existem atitudes positivas, no entanto, existe uma presença de atitudes neutras e negativas importante.</p> 2025-01-14T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 Maria Lurdes Nunes Fernandes, Isabel Calvo https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/33384 Brincar ao ar livre em educação de infância: Possibilidades de participação das crianças 2024-06-05T16:56:11+01:00 Joana da Silva Pinto pintalgar@gmail.com <p>A investigação que está na origem deste artigo nasce de uma preocupação central relativamente à infância contemporânea quanto às ameaças que têm sido dirigidas ao brincar ao ar livre. A pesquisa tem a sua matriz teórica na sociologia da infância, com tónica nas questões referentes à participação da criança. O objetivo principal é compreender que dimensões de participação da criança estão presentes no brincar ao ar livre em contextos de educação de infância. O trabalho de campo decorreu em dois jardins de infância com práticas pedagógicas que privilegiam o brincar ao ar livre, um deles na Noruega e o outro em Portugal. Para dar resposta à questão de investigação utilizámos a metodologia de estudo de caso de inspiração etnográfica. A partir dos resultados, discutimos temas que emergiram na nossa análise e, relativamente ao jardim de infância em Portugal, distinguimos dois eixos de reflexão. Um dos eixos revela a participação através de decisões das crianças, sobretudo em momentos informais, através da escolha dos espaços onde brincam, dos materiais, bem como dos tempos e atividades. O segundo eixo integra as iniciativas e realizações das crianças, que se referem à sua participação, sobretudo sob a forma de ação, através do corpo e do movimento. Neste artigo, destacamos o brincar com riscos, as explorações e descobertas, as construções e os desafios e problemas. As conclusões do estudo revelam que o ar livre, enquanto lugar do brincar, parece contribuir para um alargamento das dimensões espaço e tempo na experiência das crianças.</p> 2025-02-13T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 Joana da Silva Pinto https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/33811 A eficácia escolar em Portugal. Comparação de fatores associados à eficácia escolar utilizando dados do PISA 2015 e 2018. 2024-04-07T22:35:41+01:00 Cristina Frade-Martínez cristina.frade@usal.es Adriana Gamazo adrianagamazo@usal.es Susana Olmos-Migueláñez solmos@usal.es Ricardo Pocinho pocinho@hotmail.com <p style="font-weight: 400;">O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), desenvolvido pela OCDE, avalia a literacia em leitura, matemática e ciências dos alunos que completam a escolaridade obrigatória. Desde 2000, tem tido um impacto nos sistemas educativos e tem sido utilizado para comparações internacionais. Foi utilizado um desenho não experimental para analisar os factores de eficácia escolar em Portugal, utilizando dados do PISA 2015 e 2018. Foram utilizadas duas metodologias quantitativas, modelos multinível e regressões logísticas binárias, para identificar variáveis associadas ao desempenho escolar e à eficácia escolar, respetivamente. A amostra incluiu 11500 alunos de 370 escolas. Foram encontradas correlações significativas entre determinados factores (feedback, utilização das TIC) e o desempenho académico, mas as regressões logísticas não apresentaram resultados estatisticamente significativos em relação à eficácia escolar em Portugal. Propõe-se, portanto, a investigação de outras variáveis e aspectos, como as políticas educativas implementadas, para melhor compreender o sucesso educativo do país. Propõe-se ainda um conjunto de linhas de investigação futuras sobre o tema.</p> 2025-03-26T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 Cristina Frade-Martínez, Adriana Gamazo, Susana Olmos-Migueláñez, Ricardo Pocinho https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/32854 Os Impactos da vigilância via câmeras na satisfação, no desempenho e na incivilidade experimentada pelo professor 2024-04-10T10:01:22+01:00 Maria Aurenides Barbosa Rodrigues Lima maurenides@hotmail.com Marcia Juliana d'Angelo mjdangelo@terra.com.br Elaine Cristina Rossi Pavani elainecristinarossi@hotmail.com Andressa Buss Rocha andressabuss07@yahoo.com.br <p>Esta pesquisa analisa os impactos da vigilância via câmeras na satisfação, no desempenho e na incivilidade experimentada pelo professor da rede pública de educação básica. Os dados de 208 participantes do Espírito Santo, Brasil, foram analisados usando a Modelagem de Equações Estruturais com o apoio do SmartPLS 4. Os resultados indicam que tanto os aspectos positivos quanto os negativos da vigilância via câmeras nas instituições de ensino impactam o desempenho dos professores. Somente os positivos trazem satisfação aos professores. No entanto, nem um nem outro afeta a incivilidade experimentada por eles, não repercutindo no desempenho de cada um. Esses achados contribuem para a formulação de políticas públicas educacionais referentes ao monitoramento eletrônico nas escolas. Também contribuem para o modelo de gestão de cada unidade escolar na formulação de práticas pedagógicas que possibilitem a construção de um ambiente profissional harmônico e de prevenção de incivilidades.</p> 2025-04-24T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2025 Maria Aurenides Barbosa Rodrigues Lima, Marcia Juliana d'Angelo, Elaine Cristina Rossi Pavani , Andressa Buss Rocha https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/33964 A promoção da consciência fonológica no jardim de infância e no 1.º CEB: estudo exploratório sobre práticas educativas, crenças e necessidades formativas 2024-06-26T11:51:03+01:00 Clara Amorim cfamorim@gmail.com Adelina Castelo adelina.castelo@uab.pt <p>No processo de aprendizagem da leitura e da escrita, as crianças encontram vários desafios, que podem ser minimizados através do desenvolvimento da consciência fonológica, em geral, e fonémica, em particular. Este estudo avalia as perceções sobre a consciência fonológica por parte de educadores de infância e professores do 1.º CEB em exercício, bem como de estudantes finalistas em cursos de mestrado que habilitam para esses níveis de ensino. Foi aplicado um questionário para avaliar as práticas de promoção da consciência fonológica, bem como as crenças sobre a sua importância e as necessidades de formação de docentes, a que responderam 58 educadores de infância e professores do 1.º CEB em exercício, bem como 23 estudantes finalistas de cursos de mestrado que habilitam para a docência nesses níveis de ensino. Com base nos resultados obtidos, reconhecem-se lacunas nas práticas e nas crenças e defende-se a importância de formação inicial e contínua nesta área.</p> 2025-05-02T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2025 Clara Amorim, Adelina Castelo https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/33838 Da projeção audiovisual à reflexão pessoal: Podem os filmes realmente estimular a capacidade de resolução de problemas dos alunos? 2024-06-26T14:52:35+01:00 Ricardo Braga Silva Ricardo_Braga_Silva@iscte-iul.pt Paulo Miguel Martins pmartins.pm@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este estudo explora o potencial dos filmes para estimular a capacidade de resolução de problemas, com base num estudo de caso com alunos dos 10 aos 22 anos no Arquipélago dos Açores, Portugal. Investiga se a exposição a projeções audiovisuais, como filmes, podem incentivar a reflexão pessoal, a introspeção e, em última análise, contribuir para melhorar a capacidade individual de resolução de problemas, um aspeto fundamental na educação contemporânea. Foi utilizada uma abordagem de investigação empírica de métodos mistos, aplicando um questionário a uma amostra diversificada de estudantes (N = 591). A conceção do estudo consistiu em expor os participantes a uma sequência de curtas-metragens de animação cuidadosamente selecionadas, representativas de algumas questões fundamentais para os jovens, seguidas de debates. Em seguida, os estudantes foram convidados a preencher um questionário anónimo </span><em><span style="font-weight: 400;">online</span></em><span style="font-weight: 400;"> para observar as suas reações cognitivas e emocionais. Os resultados indicam uma correlação positiva entre a exposição aos filmes e a construção de cenários hipotéticos para a resolução de problemas, com os participantes a referirem novas perspetivas para lidar com potenciais situações difíceis futuras nas suas próprias vidas.</span></p> 2025-05-05T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2025 Ricardo Braga Silva, Paulo Miguel Martins https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/39849 Conhecimento didático-matemático de professores do ensino básico em formação para ensinar probabilidade 2025-02-24T13:23:22+00:00 Carmen Batanero batanero@ugr.es Osmar D. Vera osmar.dario@uca.es Jocelyn D. Pallauta jocelyn.diaz@ulagos.cl Silvia M. Valenzuela-Ruiz svalenzuela@ugr.es <p class="Resumo">A formação de professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico em probabilidade é fundamental para desenvolver nos seus alunos uma compreensão precoce dos conceitos probabilísticos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento didático-matemático para o ensino de probabilidade dos futuros professores espanhóis do ensino primário. Para tal, foi pedido a 156 futuros professores que preenchessem um questionário com três tarefas, cada uma com quatro secções. A primeira consiste na resolução e justificação da tarefa e avalia o conhecimento comum da probabilidade; na segunda, pede-se para identificar os objetos matemáticos necessários na resolução e avalia a faceta epistémica do conhecimento didático; a terceira requer discriminar as respostas corretas e incorretas de alunos fictícios à tarefa, analisando, assim, a faceta cognitiva; e a quarta consiste em sugerir ações para ultrapassar os erros dos alunos, avaliando, assim, as facetas mediacional e interacional. Os participantes demonstram um bom conhecimento comum do conteúdo e identificam corretamente as respostas corretas e incorretas dos alunos fictícios. O desempenho na identificação dos objetos matemáticos, na explicação dos erros dos alunos e na sugestão de ações didáticas é inferior. Esses resultados sugerem aspetos que precisam de ser reforçados na formação de professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico para o ensino de probabilidade.</p> 2025-05-13T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2025 Carmen Batanero, Osmar D. Vera , Jocelyn D. Pallauta , Silvia M. Valenzuela-Ruiz https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/32048 Repertórios de protesto dos professores em três países da OCDE: Um estudo comparativo em educação 2024-07-01T09:43:35+01:00 Sebastián Ortiz Mallegas sebastian.ortiz@upla.cl Claudia Carrasco Aguilar claudia.carrasco@upla.cl Mónica Torres-Sánchez motorres@uma.es <p><span style="font-weight: 400;">Em todo o mundo, as associações de professores têm desempenhado um papel fundamental na participação política dos professores. No entanto, existem, atualmente, vários desafios à ação política dos professores organizados, devido à crise das associações tradicionais, ao impacto dos novos movimentos sociais e a um contexto neoliberal que favorece a ação individual. Neste contexto, realiza-se uma análise de casos comparativa mediante uma abordagem autoetnográfica com o objetivo de resgatar os repertórios de protesto criados pelos professores organizados no Chile, Espanha e Portugal. Os resultados revelam elementos comuns que estão ligados à identificação de uma agenda neoliberal que permeia as manifestações docentes. Consequentemente, o discurso baseado em dados constitui um ponto crítico para o mal-estar e para a resistência dos professores. Além disso, existem diferenças entre estes contextos, relacionadas com a história associativa e com outros movimentos sociais. No Chile, a estética dos movimentos feministas e, em Portugal, o símbolo do cravo vermelho representam novidades para a participação dos professores nas suas associações. Em Espanha, por outro lado, há uma maior influência sindical e, por isso, um quadrado da sua ação em relação à visibilidade do sindicalismo nas manifestações. Discutimos as repercussões desses repertórios sobre os desafios da unidade associativa sindical, que marcaram a história dos sindicatos de professores espanhóis.</span></p> 2025-05-21T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2025 Sebastián Ortiz-Mallegas, Claudia Carrasco-Aguilar, Mónica Torres-Sánchez https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/28552 Necessidades emocionais básicas na educação infantil: Um estudo qualitativo 2023-09-22T16:11:12+01:00 Caliane Pradegan da Rosa psicologa.calianepdarosa@gmail.com Cristina Pilla Della Méa cristina.mea@atitus.edu.br <p>Na Educação Infantil (EI) o afeto está relacionado com o bom desenvolvimento cognitivo e com o suprimento de necessidades emocionais básicas. Este estudo teve como objetivo analisar as percepções de professoras sobre o atendimento de necessidades emocionais das crianças que frequentam a EI. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e transversal, com cinco professoras que atuam com crianças matriculadas na EI. Como instrumento, utilizou-se uma entrevista semiestruturada <em>on-line</em>. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de Bardin, resultando em quatro categorias: o conceito de necessidades emocionais básicas; necessidades emocionais básicas no contexto escolar; estratégias para construção de vínculo com as crianças; e dificuldades para lidar com as necessidades emocionais das crianças. As professoras conceituaram necessidades emocionais como afeto e acolhimento, sendo necessário estarem atentas aos comportamentos da criança, para a conhecer e, por meio do vínculo, suprir as suas necessidades. A principal estratégia para construir o vínculo com os alunos envolve trabalhar de forma lúdica. Como dificuldades, descreveram o fato de não conseguirem acessar o que a criança necessita, impossibilitando atendê-la. Conclui-se que o papel do professor vai muito além de transmitir conhecimento, pois a sua prática poderá refletir diretamente em vários segmentos da vida do indivíduo, principalmente nas relações futuras que esse sujeito irá estabelecer, baseadas nos vínculos significativos que teve na sua infância.</p> 2025-05-30T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2025 Caliane Pradegan da Rosa, Cristina Pilla Della Méa https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/40061 Nota introductoria al núcleo temático - Los recursos didácticos digitales en la educación: Nuevas perspectivas y posibilidades 2025-01-28T16:46:54+00:00 María Isabel Vidal Esteve isabel.vidal@uv.es Carlos José González Ruiz cgonzalr@ull.edu.es Ana Parada Gañete ana.parada@usc.es <p>-</p> 2025-01-30T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 María Isabel Vidal Esteve, Carlos José González Ruiz, Ana Parada Gañete https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/36696 Políticas e iniciativas institucionais sobre tecnologias digitais para a digitalização do Ensino Secundário 2024-09-10T11:00:07+01:00 M. Isabel Pardo Baldoví misabel.Pardo@uv.es María Belén San Nicolás Santos bsannico@ull.edu.es Nerea Rodríguez Regueira nrregueira@edu.xunta.gal Desirée González Martín degonmar@ull.edu.es <p>As políticas institucionais têm um impacto importante nas práticas desenvolvidas nas escolas secundárias. Partindo desta premissa, este estudo apresenta os aspectos-chave que a regulamentação espanhola estabelece e que definem as directrizes que as escolas devem implementar a nível curricular. No contexto espanhol, o governo central estabelece o currículo básico, as diretrizes que são depois desenvolvidas pelas comunidades autónomas. Por este motivo, o artigo tem como objetivo tornar visível a presença da digitalização nestas orientações, destacando as referências à utilização de tecnologias que nelas são feitas. Através de uma análise documental e de conteúdo, são identificadas as iniciativas promovidas por diferentes administrações públicas de educação (Canárias, Galiza e Valência) destinadas a integrar a tecnologia na sala de aula e os projectos, plataformas digitais e iniciativas de formação relacionadas com as tecnologias destas administrações são revistos em detalhe e de forma comparativa. Esta abordagem permitirá considerar diferentes perspectivas para oferecer propostas que optimizem as políticas institucionais na digitalização do currículo do Ensino Secundário.</p> 2025-01-30T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 M. Isabel Pardo Baldoví, María Belén San Nicolás Santos, Nerea Rodríguez Regueira , Desirée González Martín https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/36517 Oferta institucional de recursos didáticos digitais para inclusão no ensino secundário: Uma análise comparativa em Espanha 2024-10-28T09:56:00+00:00 María Isabel Vidal Esteve isabel.vidal@uv.es Miriam González González mgongonz@ull.edu.es Ana Parada Gañete ana.parada@usc.es Diana Marín-Suelves diana.marin@uv.es <p>Atualmente, tanto na sociedade como nas escolas, prevalece o princípio da inclusão, segundo o qual todos têm o direito de estar, participar e aprender em contextos normais. Um dos elementos fundamentais na conceção dos processos de ensino e aprendizagem são os recursos didácticos que são seleccionados ou criados pelos professores para serem utilizados dentro e fora das escolas. Nesta perspetiva, esta investigação analisou a oferta institucional de recursos didácticos digitais para a atenção à diversidade no Ensino Secundário Obrigatório em três comunidades autónomas de Espanha: a Comunidade Valenciana, a Galiza e as Ilhas Canárias. Os resultados do Estudo I do projeto intitulado <em>Materiais didácticos digitais no ensino secundário obrigatório: análise e propostas de utilização escolar e sociofamiliar </em>(PID2022-1373660B-100) mostram a dispersão do que se entende por inclusão, ou seja, a falta de coerência do conceito. É também evidente que a elaboração dos materiais, em demasiadas ocasiões, é produzida a partir de uma abordagem centrada no défice e com pouca profundidade nas propostas concebidas a partir do DAE e para uma aplicação transversal. Conclui-se, portanto, que é essencial aprofundar a formação de professores para tornar possível a inclusão e oferece-se uma série de recomendações para a seleção, utilização e criação de recursos digitais para os alunos do Ensino Secundário Obrigatório.</p> 2025-01-30T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 María Isabel Vidal Esteve, Miriam González González, Ana Parada Gañete, Diana Marín-Suelves https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/36600 Análise de materiais didáticos digitais no ensino secundário na perspetiva de género 2024-10-17T10:20:45+01:00 Milena Villar Varela milena.villar@usc.es Annachiara Del Prete anprete@ull.edu.es Eva M. Barreira-Cerqueiras evamaria.barreira@usc.es Miriam Elizabeth Aguasanta Regalado elizab3.ar@gmail.com <p>A análise da presença de elementos coeducativos nos materiais digitais do ensino secundário centra-se no desenvolvimento de estratégias que promovam a igualdade de género e a não discriminação. Isto inclui esforços para representar equitativamente pessoas de diferentes identidades de gênero, a ausência de estereótipos de gênero e de orientação sexual, e a utilização de linguagem inclusiva. Este artigo tem como objetivo avaliar a presença de elementos coeducativos em materiais digitais do ensino secundário. Para o efeito, propõe-se uma análise descritiva exploratória de materiais digitais do ensino secundário, na perspectiva do género, através de um guia de avaliação elaborado <em>ad hoc</em>, examinando diferentes dimensões como a representação equitativa, a ausência de estereótipos ou o uso de linguagem inclusiva, entre outros. Por último, será dada especial atenção à forma como estes recursos contribuem para uma educação mais inclusiva e equitativa, considerando esta parte da análise crucial, para que possamos compreender a existência e implementação de práticas coeducativas no ensino secundário atual.</p> 2025-01-30T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 Milena Villar Varela, Annachiara Del Prete , Eva M. Barreira-Cerqueiras , Miriam Elizabeth Aguasanta Regalado https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/36657 A formação de professores e a criação de materiais didáticos digitais: Um estudo transversal 2024-09-19T15:08:42+01:00 Vicente Gabarda Méndez vicente.gabarda@uv.es Isabel María Gallardo Fernández isabel.gallardo@uv.es Sebastián Martín Gómez smarting@ull.edu.es Rebeca García Murias rebeca.garcia.murias@usc.es <p>A formação tecnológica dos professores é um dos grandes desafios que o sistema educativo enfrenta atualmente. Assim, nos últimos anos, têm sido desenvolvidas várias estratégias com o objetivo de favorecer a sua competência digital, sendo a criação de materiais didáticos digitais um dos elementos básicos de qualquer iniciativa. Desta forma, tem sido evidenciado que a capacidade dos professores em conceber recursos em diferentes formatos é uma das competências consideradas necessárias para o desenvolvimento efetivo do trabalho docente. Partindo desta realidade, o presente trabalho tem como objetivo investigar as percepções dos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental sobre os recursos digitais, a utilização que fazem deles, se costumam criá-los e se receberam formação específica para a conceção destes materiais. Para o efeito, utiliza-se uma metodologia qualitativa, desenvolvida através de entrevistas a um total de 34 professores das Ilhas Canárias, Galiza e Comunidade Valenciana. Os resultados evidenciam uma avaliação positiva dos professores sobre a utilização dos recursos, uma certa variedade na sua criação, bem como uma capacidade limitada para os utilizar ou criar de forma eficiente. Este facto sublinha a necessidade de desenvolver estratégias de aprendizagem ao longo da vida, a fim de responder aos desafios educativos da sociedade atual.</p> 2025-01-30T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 Vicente Gabarda Méndez, Isabel María Gallardo Fernández, Sebastián Martín Gómez, Rebeca García Murias https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/36716 Explorando o universo SchoolTubers: Análise de canais impulsionados por escolas de Ensino Secundário Obrigatório na plataforma YouTube 2024-09-10T11:03:06+01:00 Mercedes Romero Rodrigo m.mercedes.romero@uv.es Daniel Jorge Cabrera Hernández alu0101016962@ull.edu.es Sara Martínez-Carrera smartinez@uvigo.gal Ana Rodríguez Guimeráns anarodriguez.guimerans@usc.es <p>Em um contexto de crescimento exponencial no uso de redes sociais e compartilhamento de conteúdos na rede, este estudo se centra no uso educativo que fazem os Institutos de Educação Secundária (IES) de seus canais do YouTube. Utilizando a metodologia PRISMA, realizou-se uma busca exaustiva na plataforma YouTube. Após aplicar os critérios de inclusão e exclusão definidos, obteve-se uma amostra composta por 20 canais de IES com mais de 400 seguidores e 1250 vídeos. Esses vídeos foram produzidos e compartilhados abertamente entre os anos 2022 e 2023. Além disso, adaptou-se um instrumento previamente utilizado para a análise de EduTubers e categorizaram-se os vídeos segundo seu conteúdo. Os resultados revelam que o uso mais frequente desses canais é compartilhar conteúdo elaborado pelos estudantes, seguido da visibilidade de eventos, da promoção do centro e das entrevistas. Entre os canais analisados, identificaram-se dois com um claro perfil de SchoolTubers, pois desenvolvem projetos que contribuem para a abertura do centro, são sensíveis à realidade social do contexto e promovem uma cultura de participação e responsabilidade coletiva entre os estudantes.</p> 2025-01-30T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 Mercedes Romero Rodrigo, Daniel Jorge Cabrera Hernández , Sara Martínez-Carrera, Ana Rodríguez Guimeráns