https://revistas.rcaap.pt/rpe/issue/feedRevista Portuguesa de Educação2024-06-28T11:12:55+01:00Íris Susana Pires Pereirarpe@ie.uminho.ptOpen Journal Systems<p>A Revista Portuguesa de Educação (RPE) é uma publicação contínua do Centro de Investigação em Educação (<a href="http://www.cied.uminho.pt" target="_blank" rel="noopener">CIEd</a>) da Universidade do Minho (<a href="https://www.uminho.pt" target="_blank" rel="noopener">UMinho</a>).</p> <p>A revista tem como objetivos:</p> <p>a) difundir conhecimento original e atual na área da Educação;</p> <p>b) fomentar e facilitar o desenvolvimento de redes científicas nacionais e internacionais capazes de contribuir para o avanço do conhecimento nessa área.</p>https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/36539O ecossistema das publicações científicas de acesso livre: contributos, desafios e agentes2024-06-28T11:12:55+01:00Maria João Gomesmjgomes@ie.uminho.ptIris Susana Pires Pereirairis@ie.uminho.ptMaria Helena Martinhomhm@ie.uminho.pt<p>.</p>2024-06-28T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2024 Maria João Gomes, Iris Susana Pires Pereira, Maria Helena Martinhohttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/33031Supervisão e inovação pedagógica: Um estudo na formação inicial de professores de Francês em Moçambique2023-10-11T09:45:49+01:00Ana Maria Davidanadavid06@yahoo.frFlávia Vieiraflaviav@ie.uminho.pt<p>Partindo do pressuposto de que a supervisão pode favorecer a inovação pedagógica, foi realizado um estudo de caso no contexto do estágio de um curso de formação inicial de professores de Francês em Moçambique, com a finalidade de compreender em que medida a supervisão promove práticas alinhadas com tendências atuais da educação em línguas, no quadro de uma formação reflexiva. Recorreu-se ao inquérito por questionário aos atores do estágio e à análise de dois manuais escolares adotados nas escolas. Os resultados indicam aproximações das atividades didáticas a uma abordagem comunicativa e intercultural, mas também limitações no desenvolvimento da autonomia dos alunos e na promoção de competências profissionais de reflexão, investigação e inovação. Com base nos resultados do estudo, são apontadas implicações para a melhoria da relação entre supervisão e inovação no contexto de estágio.</p>2024-01-23T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Ana Maria David , Flávia Vieirahttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/31405Intervenção em estratégias de aprendizagem: Uma proposta de formação de professores em serviço2023-07-21T14:13:56+01:00Deivid Alex dos Santosmensagemprodeivid@gmail.comPaula Mariza Zedu Alliprandinipaulaalliprandini@uel.br<p>Este estudo teve por objetivo analisar os efeitos de uma intervenção desenvolvida no formato de uma sobreposição curricular relacionada ao ensino de estratégias de aprendizagem aos professores do Ensino Médio de uma escola pública estadual do Paraná/Brasil. Participaram da pesquisa até à conclusão 14 professores. Os professores participaram da intervenção no formato híbrido que durou 5 meses e foi composta por 17 sessões de intervenção, totalizando 50 horas. A pesquisa seguiu um delineamento quase-experimental cumprindo as etapas de pré-teste, intervenção e pós-teste. Na intervenção foram ensinadas aos professores estratégias de aprendizagem cognitivas, metacognitiva, de recursos internos e contextuais. Os resultados apontaram diferenças estatisticamente significantes ao comparar o pré e pós-teste para as subescalas de autorregulação: cognitiva e metacognitiva, de recursos internos e contextuais e autorregulação total da escala. Ressalta-se a necessidade de mais estudos com professores em formação inicial ou continuada, pois eles desempenham um importante papel na formação de seus alunos, bem como com outros participantes, níveis escolares, culturas e contextos.</p>2024-01-24T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Deivid Alex dos Santos, Paula Mariza Zedu Alliprandinihttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/24883O apoio da família na adaptação de jovens portugueses ao ensino superior: Uma revisão integrativa da literatura 2022-06-08T15:23:35+01:00Elisabete Gonçalvesetg.goncalves@gmail.comAna Almeidaanatalmeida@gmail.com<p>A entrada no ensino superior coloca aos jovens universitários inúmeros desafios e mudanças que podem ter diferentes implicações no grau de sucesso e satisfação com a vida e com a vida académica, em particular. Num período marcado pela expetativa de dar continuidade às suas escolhas académicas num contexto novo, o estudante do ensino superior vai mobilizar os seus recursos para o processo de adaptação. Neste processo, não obstante ser reconhecida a importância do apoio da família, conhece-se relativamente pouco acerca do papel do apoio familiar e da perceção desse auxílio pelos estudantes. Procurando colmatar esta lacuna, o presente estudo apresenta uma revisão integrativa de artigos publicados nos últimos 30 anos, com o objetivo de descrever as distintas formas de relacionar o apoio familiar ao processo de adaptação ao contexto universitário português, durante o período da ‘adultez’ emergente. Dá-se particular atenção aos resultados da pesquisa, nomeadamente os que apontam para a influência da família e do papel que assume na adaptação. Foram consultadas diferentes bases de dados (SciELO, Google Scholar, Scopus, Dialnet e RCAAP) e foram selecionados 12 artigos. Os estudos selecionados evidenciam o papel da família e o apoio familiar percebido como variáveis preditoras de uma adaptação positiva. Destaca-se a necessidade de realizar mais estudos, em particular com enfoque nas características do apoio familiar durante o período de adaptação ao contexto académico. </p>2024-01-26T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Elisabete Gonçalves, Ana Tomás Almeidahttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/26531Manifestações e situações de violência escolar percebida nas comunidades educativas de Cartagena, Colômbia2023-10-30T12:04:23+00:00Elsy Domínguez de la Ossaedominguez@utb.edu.coPedro Vázquez Mirazpvasquez@utb.edu.co<p>A maioria das escolas públicas de Cartagena (Colômbia) está localizada em áreas vulneráveis da cidade e caracterizam-se por uma alta incidência de violência, afetando, seriamente, a qualidade da educação, a convivência e o bem-estar emocional da comunidade educativa. O objetivo deste estudo foi analisar os testemunhos da violência escolar, a partir dos relatos de 50 participantes: alunos, mães e professores de instituições educativas que vivem em zonas vulneráveis de Cartagena das Índias. Desta forma, pretende-se abordar as queixas de violência escolar dos diferentes agentes sociais entrevistados com o objetivo de construir soluções conjuntas a partir da escola e da comunidade. Os resultados indicam que a violência escolar é percebida em termos de uma diversidade de manifestações que ocorrem e se entrelaçam em três cenários principais: escola, família e sócio-comunidade. É vista como um jogo, um produto de tensões entre a família e a escola. Está associada a um défice de competências sociais e mesmo ligada a problemas como a toxicodependência ou a falta de oportunidades de trabalho digno. Estes resultados fornecem às escolas contributos para a conceção e aplicação de programas e estratégias de prevenção da violência escolar.</p>2024-02-05T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Elsy Domínguez de la Ossa, Pedro Vázquez Mirazhttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/26256Programa para salas de aula com alunos surdos: Construção por profissionais chilenos e colombianos2023-12-11T09:24:01+00:00Karina Muñozkarina.munoz@uach.clCarmen Sastre Gonzalez carmen.sastre@ibero.edu.coCarlos Enríquez Lozanocarlos.enriquez@ibero.edu.coAlejandra Sánchez Bravoalejandra.sanchez@uach.cl<p>A comunicação e a aprendizagem são referências naturais nos processos educativos do ser humano, que incluem programas para alunos surdos. O presente artigo tem como objetivo descrever os componentes necessários <span style="text-decoration: line-through;">a</span> um programa para uma aula com estes alunos. Com abordagem qualitativa e desenho fenomenológico, foram recolhidas informações através de grupos de discussão com a participação e interação de profissionais chilenos e colombianos. Participaram, neste estudo, 44 participantes entre os quais: terapeutas da fala, professores de surdos, co-educadores/modelos linguísticos, intérpretes de língua gestual chilena e colombiana. Com os resultados estabeleceram-se 3 categorias: perfil profissional, estratégias comunicativo-cognitivas e elementos de fortalecimento. As conclusões orientam-se para a importância de se considerar a articulação de elementos, tais como: o trabalho colaborativo e a gestão pedagógica no desenvolvimento do trabalho profissional de um programa educacional na sala de aula com alunos surdos.</p>2024-02-08T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Karina Muñoz, Carmen Sastre Gonzalez , Carlos Enríquez Lozano, Alejandra Sánchez Bravohttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/28819A tríade universidade, escola e profissão na formação docente: Considerações sobre a verticalização nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia2023-09-11T09:01:37+01:00Roberta dos Reis Neuholdroberta.neuhold@alumni.usp.brMárcio Rogério Olivato Pozzermarcio.pozzer@osorio.ifrs.edu.br<p>Este artigo contextualiza os cursos de formação inicial de professores na arquitetura institucional de uma política federal brasileira e sinaliza seu potencial de reduzir as distâncias entre universidade, escola e profissão. Sublinhando a urgência de serem constituídas novas institucionalidades que concretizem os processos de formação de professores, António Nóvoa propõe a criação de “casas comuns” capazes de estabelecer ligações orgânicas entre o ambiente acadêmico, o cotidiano escolar e a profissão docente. No Brasil, uma política de abrangência nacional dialoga diretamente com essa proposta. Pouco estudada, começou a ser implementada em 2008, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e tem na verticalização do ensino um dos fundamentos de sua organização político-pedagógica, ofertando cursos de diferentes níveis, incluindo o ensino secundário e as licenciaturas. O quadro docente, por seu turno, com remuneração e plano de carreira equiparados aos professores universitários, leciona, na mesma instituição, tanto na educação básica quanto no ensino superior, atuando como professor pesquisador e formador de professores. É a essa experiência que o presente artigo se reporta. A partir de um estudo qualitativo de enfoque descritivo, recupera os antecedentes da política pública discutindo a fundação dessa nova institucionalidade em um cenário de escassez de professores. Direciona a atenção, então, à inovação institucional propiciada pelo modelo de verticalização, acenando para a sua potencial contribuição na constituição do que Nóvoa nomeia como o triângulo da formação docente, em cujos vértices estariam a escola, a universidade e a profissão. Ao final, problematiza os desafios para a consolidação da proposta.</p>2024-03-06T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Roberta dos Reis Neuhold, Márcio Rogério Olivato Pozzerhttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/31164Apropriações das tecnologias digitais na prática docente após ensino remoto emergencial: Uma análise de emergência de conceitos2023-11-15T08:56:39+00:00Regiani Coser Cravoregicoser@outlook.comMarcelle Rose da Silva Minhomarcelle.minho@gmail.comMarcus Túlio de Freitas Pinheiromtuliop@gmail.com Emanuel do Rosário Santos Nonatoersnonato@gmail.com<p>As discussões apresentadas neste artigo originaram-se de uma pesquisa desenvolvida por integrantes de dois grupos de pesquisa de uma universidade pública do Brasil. Buscou-se investigar as apropriações críticas do uso das tecnologias digitais na prática docente no processo de retorno ao ensino presencial após o Ensino Remoto Emergencial. Utilizou-se como metodologia a análise de emergência de conceitos, para investigar a experiência docente do Ensino Remoto Emergencial ao presencial, vivenciada em uma instituição de ensino superior. Iniciou-se o registro ideográfico das fontes geradoras a partir da coleta de dados realizada com os sujeitos. As respostas obtidas foram traduzidas para a língua Inglesa, de modo a propiciar a interpretação por meio de um software específico de análise semântica - Tropes. Foi utilizado um tipo de representação - análise por meio de redes, desenvolvida por meio da plataforma de composição e análise de redes - Gephi. Posteriormente, verificou-se a emergência dos conceitos aferentes, eferentes e de transição, para compor a análise de conceitos originada no entorno do tema gerador. Os dados obtidos evidenciaram que os sujeitos investigados reconhecem que seu modo de ensinar mudou após a experiência com o Ensino Remoto Emergencial e retorno para o ensino presencial. Os sujeitos mantiveram as estratégias intermediadas via tecnologia digital, adaptaram sua prática de ensino, superaram dificuldades de apropriação quanto ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação, além de reconhecerem que ainda há desafios associados à prática de ensino, como: desinteresse dos alunos, inovação e atualização das práticas de ensino.</p>2024-03-15T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Regiani Coser Cravo, Marcelle Rose da Silva Minho, Marcus Túlio de Freitas Pinheiro, Emanuel do Rosário Santos Nonatohttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/32405Perspectivas dos docentes e dos estudantes universitários sobre os fatores que influenciam a aprendizagem do inglês como língua estrangeira2023-12-15T15:54:45+00:00Inmaculada Martín-Espinosainmmaresp1@alum.us.esRosario Gil-Galvánrosagil@us.es<p>A proficiência em inglês é essencial para alcançar uma carreira académica e profissional bem-sucedida, o que motiva os estudantes universitários a aprimorarem as suas competências linguísticas. No entanto, alguns estudantes buscam apenas cumprir os requisitos exigidos pelas instituições educativas sem desenvolver habilidades linguísticas sólidas. Diante dessa situação, o presente estudo, sob uma abordagem metodológica mista sequencial explicativa, com uma primeira fase quantitativa e uma segunda fase qualitativa, tem como objetivo analisar os fatores que influenciam a aprendizagem do inglês como língua estrangeira durante o período universitário. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma triangulação de dados entre as respostas fornecidas pelos alunos, coletadas por meio de um questionário, e a perspectiva dos professores, obtida por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostram que a titulação, o tempo dedicado e a motivação são fatores-chave no perfil do estudante. Além disso, é um momento oportuno para aumentar as exigências no ensino de línguas estrangeiras, embora seja necessário prestar especial atenção aos cursos de graduação que apresentam um nível mais baixo de proficiência no idioma. Por fim, para melhorar a qualidade da aprendizagem, é imprescindível utilizar as TIC fora da sala de aula, juntamente com metodologias ativas que otimizem o tempo disponível.</p>2024-04-04T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2024 Inmaculada Martín-Espinosa, Rosario Gil-Galvánhttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/28321Os “profissionais” de educação de adultos e a importância dos contextos de trabalho para o seu processo de aprendizagem e construção de saber: Um processo suficiente?2023-11-15T16:29:14+00:00Armando Paulo Ferreira Loureiroaloureiro@utad.pt<p>Não existe, de forma generalizada, a exigência de se ter uma formação académica especializada para se poder trabalhar na educação de adultos. Partindo desta realidade, há uma questão à qual temos procurado responder com base em várias investigações concretizadas ao longo dos anos: como é que aqueles que desenvolvem as suas atividades na educação de adultos aprendem e constroem os saberes necessários para efetuarem as suas funções? Neste artigo reflete-se sobre o relevo que os contextos de trabalho podem ter nesse processo. Os resultados a que temos chegado apontam quatro grandes dimensões implicadas em tal processo, tendo plena consciência que ele é mais vasto: a formação profissional contínua; a construção e reconstrução da aprendizagem e do saber; a transferência das aprendizagens e do saber, sua circulação e coletivização; e a dimensão temporal da aprendizagem e do saber. Mas, os resultados mostram-nos também que este património construído a espaços é frequentemente destruído, porque não há uma aposta política contínua na educação de adultos. Desta forma é difícil defender que há profissionais da educação de adultos, é difícil falar da existência generalizada de um dos que seria um dos seus traços identitários mais marcantes: um conhecimento, um saber específico que os distinga. Assim, a identidade profissional dos que trabalham na educação de adultos continua a ser ténue e o processo de profissionalização de difícil realização.</p>2024-04-08T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2024 Armando Paulo Ferreira Loureirohttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/31973A institucionalização de um sistema separado no atendimento à infância em Portugal (1974-2023): O lugar da creche2023-12-04T12:39:53+00:00Manuela Ferreiramanuela@fpce.up.ptCatarina Tomásctomas@fcsh.unl.ptCristina Rochacrocha@fpce.up.ptRoseli Nazarioroseli.nazario@ifc.edu.br<p>Referenciadas às Ciências da Educação e às Sociologias da Infância, da Família e da Educação, perspetivamos o recente interesse político sobre a creche no âmbito das relações entre pequena infância, família e Estado, para interrogarmos o lugar da Creche no contexto da educação para a infância que antecede a escolaridade obrigatória. A institucionalização educativa da infância dos 0 aos 6 anos apenas ganha relevância social no Portugal da democracia. Desde então, assiste-se à configuração de um sistema e de uma governação separada do acolhimento e da educação da infância, sob a forma da Creche para as idades do 0-3 anos e do Jardim de Infância para as idades dos 3-6 anos. O levantamento e análise da produção legislativa relativa ao cuidado e educação da pequena infância, publicada em Portugal entre 1974-2023, permitiram constatar que a Creche constitui uma resposta socioeducativa sob tutela do Ministério da Segurança Social, assumindo funções de guarda e cuidado e orientada para a conciliação do trabalho e da família e que, sob tutela pedagógica do Ministério da Educação, ao Jardim de Infância se atribui uma função educativa ao integrar o sistema educativo no âmbito da rede nacional da educação pré-escolar. Este sistema bipartido obriga a questionar a diferenciação entre cuidar/educar e o seu impacto no direito das crianças pequenas à educação.</p>2024-04-19T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2024 Manuela Ferreira, Catarina Tomás, Cristina Rocha, Roseli Nazariohttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/29231Educação a distância e ensino remoto: Oposição pelo vértice2023-12-11T10:10:43+00:00Braian Velosobraian.veloso@ufla.brDaniel Millmill@ufscar.br<p>A pandemia de Covid-19 trouxe uma série de implicações para a sociedade, incidindo diretamente sobre a educação na medida em que foram paralisadas as atividades presenciais como forma de conter a transmissão do novo coronavírus. Nesse sentido, visando mitigar os problemas decorrentes da paralisação das aulas, adotou-se aquilo que, apesar de algumas variações terminológicas, se convencionou chamar de Ensino Remoto (ER), opondo-o à Educação a Distância (EaD). Neste ensaio, temos como objetivo avaliar as aparentes distinções, problematizando-as. Para tanto, retomamos debates e discussões recentes, apresentando algumas antíteses para certas teses até então sustentadas. Concluímos que os esforços voltados a separar diametralmente as duas realidades são, em muitos sentidos, equivocados, porquanto não dão conta de balizar aquilo que só pode ser apreendido por meio da materialização num contexto histórico-social. Defendemos, sob esse prisma, que o ER, se se quer preservar sua dimensão emergencial, nada mais é do que uma configuração possível para tudo aquilo que chamamos de EaD, pois compreende, fundamentalmente, a separação no espaço e/ou no tempo entre os sujeitos, bem como o uso de tecnologias que viabilizam a mediação pedagógica.</p>2024-05-10T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2024 Braian Veloso, Daniel Millhttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/28186Utilização do Kahoot! em procedimentos de ensino: Uma revisão sistemática da literatura2023-11-24T10:51:13+00:00Éllen Patrícia Alves Castilhoellenpcastilho@gmail.comVerônica Bender Hayduveronicahaydu@gmail.com<p>As revisões de literatura e a análise de dados quantitativos em Educação permitem identificar o efeito das variáveis analisadas e descrever os procedimentos dos estudos publicados, possibilitando o planejamento de novos estudos e a proposição e avaliação de estratégias e de recursos pedagógicos. Este estudo teve como objetivo fazer uma revisão sistemática da literatura de estudos empíricos em que a plataforma Kahoot! foi utilizada para avaliação da aprendizagem e a revisão de conteúdos acadêmicos sobre o desempenho dos estudantes em diferentes disciplinas acadêmicas. A busca foi realizada no Portal de Periódicos CAPES/MEC, utilizando a palavra-chave “Kahoot!”, de artigos escritos em inglês, francês, espanhol, italiano e português, de 2017 a 2021. Foram selecionados 22 estudos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Vinte dos 22 estudos usaram métodos quantitativos para avaliar o desempenho dos estudantes. Os resultados mostram que o uso do Kahoot! melhora o desempenho dos participantes. Os procedimentos de intervenção foram geralmente utilizados para avaliar ou revisar conteúdos previamente ensinados. Concluímos que os estudos revisados demonstraram que a plataforma Kahoot! pode ser indicada como estratégia pedagógica, sendo adequada para a avaliação da aprendizagem e para a revisão de uma diversidade de conteúdos acadêmicos.</p>2024-05-10T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2024 Éllen Patrícia Alves Castilho, Verônica Bender Hayduhttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/27828A literatura na formação docente e a catarse como fundamento preparatório para a sala de aula2024-01-22T11:57:15+00:00Maria Cláudia Bachion Ceribeliclaudiabachion@gmail.com<p> O artigo propõe fundamentar a necessidade de a catarse se realizar com o professor, visto que, antes de se tornar docente, ocupa o espaço de discente na Universidade. A pesquisa não se refere à catarse como um único momento, pelo contrário, defende-a como processo que deve ser constante nos estudos, nas leituras e nas pesquisas que permeiam a formação docente durante os estudos de graduação e os demais processos de construção do conhecimento que fazem parte do aperfeiçoamento docente. A abordagem, fundamentada nos pressupostos teóricos da pedagogia histórico-crítica, sugere que a literatura, na formação docente, pode contribuir para promover o processo catártico, preparando o sujeito para a sistematização e para a mediação do conhecimento, bem como a sua humanização; reforça que o acesso à arte e à literatura é um direito de todos e não para poucos e defende uma utilização de métodos de análise da obra literária que não se restringem ao aspecto linguístico. Amparada nos textos de Newton Duarte, Antonio Candido e Demerval Saviani, a pesquisa sugere métodos que incluam uma abordagem sociológica, histórica, cultural, filosófica e artística, permitindo uma compreensão e apreensão da obra literária de caráter multidisciplinar e entrelaçando saberes de forma a eliminar a separação de conteúdos em “caixinhas”. Observa-se que docentes que não atravessam experiências catárticas durante os seus estudos formativos não dispõem de elementos para conduzir outros sujeitos pelas referidas experiências – os futuros alunos. Conclui-se que a formação docente sob essa perspectiva possibilita oferecer instrumentos para a transformação dos sujeitos envolvidos no processo educacional, preparando-os para implementar uma sociedade igualitária.</p>2024-05-10T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2024 Maria Cláudia Bachion Ceribelihttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/31625Escuta e formação: O silêncio pedagógico em Montessori2023-10-31T08:48:12+00:00Alberto Filipe Ribeiro de Abreu Araújoafaraujo@ie.uminho.ptJoaquim Machado de Araújo jmaraujo@ucp.ptIduina Mont’Alverne Chaves iduina@globo.com<p>O silêncio é um fenómeno multifacetado com diferentes implicações no processo educativo. Remetido para as margens do discurso educacional, o tema do silêncio ressurge pela sua ligação aos temas da atenção e da escuta, bem como pela sua influência no ambiente de sala de aula e na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Pressupondo que a reconstrução da pedagogia se fortalece quando parte dos germes de construção nova contidos na sua própria conceção socio-histórica e cultural, este estudo retoma a proposta pedagógica de Maria Montessori. Neste sentido, pretende-se identificar a ideia e os tipos de silêncio preconizados no método desta pedagoga, assim como interpretá-los como expressão de princípios que marcaram o debate sobre a educação escolar no século XX. Este estudo, de natureza hermenêutica, destaca não apenas uma conceção positiva do silêncio como também a valorização do silêncio interior e a sua faceta de recolhimento. Assim, ainda serão relevantes as perspetivas da sua exercitação em contexto formal de educação infantil e do desenvolvimento pessoal e social potenciado pela unidade entre corpo e mente.</p>2024-06-06T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2024 Alberto Filipe Ribeiro de Abreu Araújo, Joaquim Machado de Araújo , Iduina Mont’Alverne Chaves https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/29446Construindo a docência na profissão académica: Possibilidades da formação em pedagogia no ensino superior2023-11-02T16:14:48+00:00Mariana Gaio Alvesmga@ie.ulisboa.ptTeresa Gonçalvesteresanrgoncalves@gmail.com<p>Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa que explora possíveis efeitos da formação pedagógica de professores do ensino superior, tendo em conta os desafios que marcam hoje a docência neste nível de ensino. Tais desafios decorrem quer da expansão e diversificação da população estudantil quer das mudanças curriculares e pedagógicas – nomeadamente, aquelas associadas ao Processo de Bolonha. Com base na análise de um conjunto de portefólios produzidos por 14 professores portugueses no quadro de um curso de pós-graduação em pedagogia do ensino superior, consideram-se as suas motivações para a formação, a relação que estabelecem com a docência e as reverberações da formação no respetivo exercício da profissão académica, bem como a (re)configuração dos seus entendimentos sobre finalidades e conteúdos da formação académica. Conclui-se evidenciando possíveis contributos da formação pedagógica na valorização do trabalho docente e no reforço da autonomia no exercício da docência, em paralelo com a centralidade das respetivas dimensões coletivas. Estes elementos, no seu conjunto, abrem possibilidades para equacionar os efeitos da formação pedagógica no reequilíbrio da tensão entre investigação e ensino e na afirmação da profissão académica como um bem público. </p>2024-06-13T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2024 Mariana Gaio Alves, Teresa N. R. Gonçalveshttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/29708Evolução na perceção da competência digital na formação de professores universitários após o ensino remoto de emergência2023-10-04T12:23:44+01:00Marta Gómez-Gómezmarta.gomez@urjc.esRaquel Hijón-Neiraraquel.hijon@urjc.esLiliana Santacruz-Valencialiliana.santacruz@urjc.esDiana Pérez-Maríndiana.perez@urjc.es<p>Desde a COVID-19, a integração de ferramentas e competências digitais no ensino superior tornou-se uma realidade em todos os países. O objetivo do estudo é analisar a perceção do pessoal docente (n = 88) e dos estudantes (n = 487) das Licenciaturas em Educação Infantil e Primária e do Mestrado em Formação de Professores de uma universidade pública de Madrid sobre a evolução da sua competência digital, em geral, e das diferentes áreas de competência, tanto antes como durante o ensino remoto de emergência. Para o efeito, utilizámos o conhecido Quadro Comum para a Competência Digital no Ensino do Instituto Nacional de Tecnologias Educativas e Formação de Professores (INTEF). Utilizando uma metodologia quantitativa e um questionário <em>ad hoc </em>validado por peritos, foi efetuada uma análise descritiva, correlacional e inferencial das variáveis. Os resultados mostram, em ambos os perfis, a disponibilidade de recursos digitais suficientes para enfrentar esta modalidade, um aumento significativo na autoperceção desta competência, destacando um maior desenvolvimento nas seguintes áreas: Comunicação e Colaboração, Criação de conteúdos digitais e Segurança. Mostram, também, insatisfação com a modalidade virtual devido à excessiva carga de trabalho e à formação contínua exigida. O estudo ajuda a repensar os currículos dos futuros professores e os planos de formação do pessoal docente universitário em termos da competência digital atualmente exigida.</p>2024-06-13T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2024 Marta Gómez-Gómez, Raquel Hijón-Neira, Liliana Santacruz-Valencia, Diana Pérez-Marínhttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/33852Percursos escolares e participação social dos jovens: As origens de classe ainda são relevantes?2024-01-09T12:02:32+00:00Pedro Abrantespedro.abrantes@iscte.ptJosé Augusto Palharesjpalhares@ie.uminho.ptLeonor Lima Torresleonort@ie.uminho.pt<p>O presente artigo discute até que ponto as origens sociais são condicionantes dos percursos escolares e de participação social dos jovens, no Portugal contemporâneo. Para isso, num primeiro momento, procede a um levantamento de diferentes filões de pesquisa que, a nível nacional e internacional, têm abordado esta questão. Explicitam-se os protocolos metodológicos e, em seguida, apresenta-se e discute-se um conjunto de dados obtidos a partir de um inquérito aplicado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência a uma amostra nacional dos estudantes no 10.º ano de escolaridade (n= 241.341). Os resultados apontam para percursos escolares e, em menor escala, indicam, também, taxas de participação social ainda bastante marcados por desigualdades familiares, num padrão de sucessivas (des)vantagens que se vão acumulando ao longo das trajetórias infantis e juvenis.</p>2024-06-27T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2024 Pedro Abrantes, José Augusto Palhares, Leonor Lima Torreshttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/27815Operacionalização do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: Um estudo de caso no 1.º CEB2023-04-05T01:51:33+01:00Paula Andradepaulafilipa@gmail.comÂngela Coutoangel@ese.ipp.ptCláudia Maia-Limaclaudiamaia@ese.ipp.ptFernando Limafernandomelolima@gmail.com<p>O revigoramento das escolas, introduzido pela autonomia e flexibilidade curricular, tornou necessário compreender a forma como o <em>Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória</em> estava a ser operacionalizado pelos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico de um determinado agrupamento de escolas do distrito do Porto, dando, igualmente, a conhecer a perceção dos docentes acerca do reflexo dessa operacionalização, na melhoria da qualidade das aprendizagens de Matemática. Para o efeito, foi conduzido um estudo de caso – recorrendo ao método de investigação misto –, cujos participantes foram selecionados por conveniência. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário – composto por questões de resposta fechada e aberta –, a partir do qual se realizou uma análise estatística descritiva para os dados quantitativos e uma análise de conteúdo para os qualitativos. Os resultados obtidos – apesar de favoráveis – revelaram que existe, ainda, um longo caminho a percorrer ao nível do planeamento e da maximização da autonomia e flexibilidade – que pode ser promovida pela gestão escolar e pela comunidade educativa.</p>2024-06-28T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2024 Paula Andrade, Ângela Couto, Cláudia Maia-Lima, Fernando Limahttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/26335Nível de conhecimento dos professores sobre o TDAH nas escolas públicas estaduais de Rondônia, no Brasil2024-01-06T21:45:37+00:00Marcos Antônio Shreder da Silvashredersilva@hotmail.comChristian Haag Kristensenchristian.kristensen@pucrs.br<p>O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno prevalente na infância e na adolescência que apresenta desafios para os processos de ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de conhecimento dos professores das escolas públicas estaduais de Rondônia acerca do TDAH. A versão brasileira da <em>Knowledge of Attention Deficit Disorders Scale </em>(KADDS-Br) foi aplicada em 202 professores de 18 municípios de Rondônia. Análises descritivas e inferenciais foram conduzidas para explorar o grau de conhecimento, de equívocos e de lacunas sobre o TDAH, incluindo o escore total e três subescalas da KADDS-Br: características gerais, sintomas/diagnóstico e tratamento. Os professores que participaram do estudo evidenciaram um percentual de conhecimento sobre o TDAH de 52,67%, mas com relevantes equívocos (18,90%) e lacunas (28,48%). Em relação aos domínios específicos, o percentual de conhecimento apresentou alguma variabilidade, sendo mais evidente em relação aos sintomas/diagnósticos (69,54%) e menos proeminente sobre características gerais (46,45%) e tratamento (48,95%). O nível de conhecimento dos professores das escolas públicas estaduais de Rondônia sobre o TDAH é mediano, sugerindo a necessidade de formação específica sobre o transtorno.</p> <p> </p>2024-06-28T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2024 Marcos Antônio Shreder da Silva, Christian Haag Kristensen