Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os autores possuem cadastro na plataforma ORCID (https://orcid.org) antes de submeter o manuscrito para avaliação.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista;
  • Os autores indicam, desde o momento da submissão, a autoria completa do manuscrito, tanto nos metadados como no ficheiro não anonimizado, não sendo permitida a inclusão ou exclusão de coautores após a submissão. Além disso, indicam a existência de conflito de interesses.
  • Aquando da submissão inicial, os autores preenchem todos os metadados requeridos.
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB), de acordo com o template disponibilizado.
  • DOI ou URLs para as referências foram fornecidas quando disponíveis. A versão final deve minimizar o uso de referências sem data de edição.
  • O manuscrito segue escrupulosamente os padrões e requisitos descritos em ‘Instruções para Autores’.
  • Caso se aplique, os autores asseguram que foram obtidos o consentimento informado e a autorização para publicação de imagens ou de qualquer outra informação que identifique os participantes no estudo. No entanto, nomes verdadeiros ou imagem de rostos nítidas dos participantes não podem constar.
  • Caso se aplique, foi obtida permissão para o uso de material protegido por direitos de autor;
  • Os autores comprometem-se a não enviar o manuscrito para outra revista até a uma eventual decisão de recusa da submissão.
  • Autores leram e concordam com a ‘Declaração de Direitos de Autor’.
  • Os usuários devem concordar e cumprir com os requisitos e critérios acima indicados. Se o manuscrito não estiver em conformidade com estes requisitos, será automaticamente rejeitado.
  • O autor está ciente de que não é permitido submeter novo artigo da sua autoria (ou em coautoria) para avaliação enquanto tiver outra submissão ativa.

Instruções para Autores

Antes da submissão, recomenda-se a consulta e a análise cuidadosa de trabalhos anteriormente publicados pela RPE para assegurar o alinhamento temático do manuscrito a submeter.

[INFORMAÇÕES GERAIS]

  • A partir de janeiro de 2024, deixa de existir o período de embargo de 2 anos para publicações com a mesma autoria, como realizado até agora. Contudo, o autor está ciente de que não é permitido submeter novo artigo da sua autoria (ou em coautoria) para avaliação enquanto tiver uma outra submissão ativa.
  • O autor que realiza a submissão confirma que indicou todos os coautores nos metadados da submissão e no ficheiro não anonimizado, não sendo permitida a inclusão ou exclusão de coautores após a submissão.
  • Entende-se como ‘autor’ todo aquele que tenha efetivamente participado na conceção e no desenvolvimento do estudo, na análise e interpretação dos dados e na redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de cinco autores. No template, deve indicar-se o tipo de participação de cada autor. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Equipa Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão, se assim julgar pertinente.
  • Sempre que aplicável, deverá ser indicado de que forma foi assegurado o cumprimento de princípios éticos acordes com os standards internacionais para a realização de investigação em ciências sociais e humanas (ver AERA guidelines for educational research ou Guidelines on Good Publication Practice do COPE, por exemplo).

Documentos necessários para fazer a submissão:

  • Artigo original com autoria explícita e completa (ver template & como utilizar o template)
  • Artigo original anonimizado. Com esse fim, devem submeter uma versão do manuscrito em que a sua identificação se encontra protegida pelo anonimato, usando, por exemplo, [Autor 1, data do documento], em vez de referências aos seus próprios trabalhos, incluindo a lista de referências bibliográficas. A identificação do autor deve também ser removida das propriedades do ficheiro Word (ver no menu "Ficheiro"): Ficheiro > Guardar Como > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Segurança > Remover informação pessoal do ficheiro ao guardar > Guardar. Além disso, não devem ser incluídos agradecimentos nem referências a projetos ou fontes de financiamento na versão anónima do manuscrito.

Apenas após a conclusão do processo de inclusão de um documento deve iniciar a inclusão da outra versão, evitando que fiquem sobrepostos e que se deixe de ter acesso a uma das versões.

[SOBRE O NÚCLEO TEMÁTICO]

Para além dos manuscritos submetidos individualmente, a RPE aceita propostas de núcleos temáticos, constituídos por 5 ou 6 artigos (ver Normas para Núcleo Temático). Deve-se usar o template definido para artigos da RPE.

[SOBRE RECENSÕES]

Aceita também propostas de recensão crítica de livros, publicados nos últimos 3 anos, contando a partir do ano civil da submissão. Os autores podem ainda submeter recensões de obras mais antigas, na condição de que aportem olhares inovadores e críticos, devidamente fundamentados. Deve-se introduzir o número de páginas que o livro contém.

[SOBRE A SUBMISSÃO]

  • O limite dos manuscritos é de 8000 palavras totais, excluindo os resumos nas diferentes línguas e as informações dos autores. As recensões não devem exceder as 2500 palavras. Os resumos devem compreender entre 150 a 250 palavras. 
  • O template disponibilizado deve ser seguido na formatação dos manuscritos. As submissões que não sigam o formato indicado não serão admitidas para revisão.
  • No corpo do manuscrito, emprega-se itálico ou aspas (e não sublinhado ou negrito) para destacar palavras ou expressões. Deve-se seguir essa escolha durante o manuscrito.
  • O manuscrito segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos definidos pela 7.ª edição das normas APA (Ver Normas APA 7.ª Edição). Sugere-se a inclusão de não mais de 30 referências.
  • O documento deve ser disponibilizado em formato editável (.docx), com figuras, tabelas e quadros devidamente integrados, legendados, numerados, referidos no corpo do texto e com indicação de origem/fonte. No caso de o artigo ser aceite para publicação, pode ser solicitado o envio de figuras, de tabelas ou de quadros em formato específico.

[SOBRE A PAGINAÇÃO E O INTERIOR DO DOCUMENTO]

  • As secções do texto incluem: o propósito do artigo, o assunto e o problema estudado; detalhe do enquadramento teórico que sustentou a investigação; a metodologia, explicitando (sub)questões, objetivos, procedimentos de recolha, de análise de dados e de observância de rigor ético; apresentação e discussão da análise de dados; conclusões, com enunciação do principal contributo do estudo para o campo científico das ciência da Educação; implicações, limitações e possibilidades de trabalho futuro.
  • As notas de rodapé devem ser evitadas e, quando necessárias, devem ser usadas com parcimónia, estar numeradas consecutivamente e inseridas no rodapé da respetiva página (e não no final do texto).
  • A utilização de listas deve ser feita de forma uniforme e com formato constante.
  • As citações que são traduzidas para a língua do texto devem ser acompanhadas por um esclarecimento da autoria da tradução. As traduções fazem-se dentro de aspas curvas duplas (“ ”) e sem itálico.
  • Recomenda-se o uso parcimonioso de anexos e apêndices. Quando indispensáveis, é necessária menção no corpo do texto.
  • Não se usam expressões como apud, idem, ibidem, op. cit. Usar “como citado em” em vez de “apud”. Escrever a referência por extenso em vez de “idem”, “ibidem” ou “ Cit”. O uso de “ibid” não é permitido nas normas APA 7.ª edição.
  • Os textos em língua portuguesa podem ser escritos em Português Europeu ou Português do Brasil, desde que usados de forma consistente. Contudo, a Revista Portuguesa de Educação compromete-se a respeitar as singularidades do Português dos PALOP.
  • O template da RPE não requer a introdução de notas biográficas dos autores, que devem apenas constar nos metadados, introduzidas durante a submissão na plataforma.

[SOBRE O PROCESSO DE TRABALHO INTERNO]

Todas as submissões seguem um processo editorial uniforme, como representado no seguinte fluxograma. Os autores serão contactados em diversos momentos ao longo do processo editorial, pelo que aconselhamos o acompanhamento da plataforma ou da caixa de correio de e-mail.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.