O Estágio Curricular Supervisionado como Lócus Central da Profissionalização do Ensino

The supervised teaching practice as a central locus of the professionalization of teaching

Autores

  • Samuel de Souza Neto Universidade Estadual Paulista - Rio Claro - Instituto de Biociências - Departamento de Educação
  • Marina Cyrino FHO-Uniararas Fundação Hermínio Ometto http://orcid.org/0000-0001-6286-8719
  • Cecília Borges Université de Montréal - Faculté d’Éducation – Département de Psychopédagogie et Andragogie

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.13439

Resumo

O presente artigo focaliza a formação inicial de professores e o movimento de profissionalização do ensino, tendo como objeto central de investigação o estágio curricular. Elencam-se duas questões de estudo para discussão: 1) Como a questão do estágio curricular supervisionado tem se manifestado na formação inicial de professores?;  2) As reformas propostas no âmbito da formação inicial docente a nível internacional e brasileiro, especificamente do estágio curricular, tomam a profissionalização como pressuposto? Inicialmente são apresentados aspectos conceituais sobre o processo de profissionalização do ensino. Em seguida, fazemos uma breve trajetória sobre como a formação docente foi compreendida e concebida no âmbito da prática. Posteriormente, exploramos alguns exemplos do Brasil, França e Canadá. Nas análises realizadas, observamos que, a partir do processo de profissionalização, a universidade e as instituições de ensino superior assumem a formação inicial de professores, tendo que se estruturar e se organizar para atender suas demandas específicas, assumindo elementos da proposta do modelo profissional de formação. 

Palavras-chave: Formação de professores; Estágio curricular supervisionado; Profissionalização

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Publicado

2019-06-09

Como Citar

Souza Neto, S. de, Cyrino, M., & Borges, C. (2019). O Estágio Curricular Supervisionado como Lócus Central da Profissionalização do Ensino: The supervised teaching practice as a central locus of the professionalization of teaching. Revista Portuguesa De Educação, 32(1), 52–72. https://doi.org/10.21814/rpe.13439

Edição

Secção

Artigos