Sentidos atribuídos ao significante prática curricular nas produções científicas da ANPEd

Meanings attributed to the significant curricular practice in scientific productions in the ANPEd

Autores

  • Maria Júlia Carvalho de Melo Universidade Federal de Pernambuco
  • Lucinalva Andrade Ataide de Almeida Universidade Federal de Pernambuco
  • Carlinda Leite Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto – FPCEUP

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.13632

Resumo

O artigo inscreve-se no debate sobre o currículo, e mais especificamente sobre as práticas curriculares, e tem como objetivo identificar sentidos atribuídos ao significante prática curricular nas produções científicas da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), Brasil. Para isso, mobiliza conceitos de currículo que o compreendem como projeto formativo produzido pelas políticas e pelos agentes educativos que o configuram e praticam nos quotidianos escolares, reconhecendo-o como território de disputas. Neste sentido, foram selecionadas e analisadas, a partir da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, as pesquisas circunscritas ao período de 2006-2015. Essa análise permitiu identificar uma articulação da prática curricular com outros significantes, configuradora de sentidos que reconhecem os quotidianos das escolas como espaços de criação e recriação curriculares, e que perspetivam os professores como intelectuais responsáveis pela organização do processo didático-pedagógico, isto é, como profissionais capazes de criarem conhecimentos que respondam às urgências sentidas pelo exercício da docência mas que não se enquadram necessariamente nos modelos determinados pelas políticas curriculares.

Palavras-chave: Sentidos; Currículo; Prática Curricular; Teoria do Discurso

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Publicado

2018-12-06

Como Citar

Melo, M. J. C. de, Almeida, L. A. A. de, & Leite, C. (2018). Sentidos atribuídos ao significante prática curricular nas produções científicas da ANPEd: Meanings attributed to the significant curricular practice in scientific productions in the ANPEd. Revista Portuguesa De Educação, 31(2), 215–231. https://doi.org/10.21814/rpe.13632

Edição

Secção

Artigos