Reflexões sobre o não-escolar na escola e para além dela

Autores

  • José Augusto Palhares Universidade do Minho, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.13966

Resumo

Admitindo-se que a escola pública está em transformação, particularmente no que respeita à (re)definição das suas funções sociais e à sua expressão na estruturação do quotidiano das crianças e dos jovens, partimos para esta reflexão alimentados pela convicção de que é possível compreendê-la pela deambulação crítica entre as suas fronteiras e ao mesmo tempo estabelecer pistas de análise sobre as relações que esta instituição estabelece com outras instâncias educativas. A implementação de medidas políticas como a "escola a tempo inteiro" surge neste texto como a alavanca reflexiva para se pensar as possibilidades educativas que se esboçam entre o escolar e o não-escolar, tanto nos espaços e tempos escolares como para além deles. Não deixaremos também de problematizar a crescente centralidade da cultura escolar na construção e na definição de percursos, estratégias e experiências de educação (não-formais e informais) nos distintos quadros de vida dos alunos.

 

Palavras-chave: Educação escolar e educação não-escolar (não-formal e informal); Percursos educativos; Escola a tempo inteiro; Periferias educativas

 

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Publicado

2018-02-27

Como Citar

Palhares, J. A. (2018). Reflexões sobre o não-escolar na escola e para além dela. Revista Portuguesa De Educação, 22(2), 53–84. https://doi.org/10.21814/rpe.13966

Edição

Secção

Artigos