Explorando a racionalidade instrumental nas decisões da organização escolar

Autores

  • Maria João de Carvalho Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.13968

Resumo

Esta é uma abordagem à problemática da decisão e da racionalidade que lhe é inerente, com particular destaque para os aspectos constitutivos da racionalidade instrumental, visando explorar o seu alcance e os seus limites, ao mesmo tempo que se admitem outros modos de racionalidade. Foi dado especial relevo ao modo como a racionalidade instrumental é veiculada no âmbito da organização escolar e aos propósitos que pode servir, motivo pelo qual foi importante a identificação das determinações axiológicas, interesses, lógicas e objectivos que estão subjacentes a esta forma de racionalidade. Neste sentido fizemos uma reflexão em torno da decisão e da racionalidade instrumental considerando os comportamentos que lhe estão associados, sem esquecer as práticas que fomenta e que promove na organização escolar.

Palavras-chave: Decisão; Racionalidade instrumental; Optimização; Controlo

 

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Publicado

2018-02-27

Como Citar

Carvalho, M. J. de. (2018). Explorando a racionalidade instrumental nas decisões da organização escolar. Revista Portuguesa De Educação, 22(2), 117–140. https://doi.org/10.21814/rpe.13968

Edição

Secção

Artigos