Experiências profissionais, identidades e formação docente em educação física

Autores

  • Zenólia Christina Campos Figueiredo Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.13990

Resumo

O foco deste trabalho é a reflexão sobre experiências profissionais, formação e identidades da/na docência. Discute identidade profissional de base e as dimensões que circunscrevem dela, por exemplo, formação, experiências e trajetórias, e também a profissão e as relações que decorrem dela, como as condições do trabalho docente e as relações que o professor constrói com os saberes. Retoma as experiências pessoais-profissionais para introduzir a discussão e aproximar-se da temática central do artigo; com o objetivo de trazer ao texto evidências empíricas, destaca questões de uma pesquisa concluída, geradas pelas narrativas dos professores colaboradores que atuam em escolas, no ensino da educação física em um contexto educacional brasileiro; e, finalmente, de maneira articulada, desenvolve reflexões teóricas pertinentes ao estudo da formação e transformação das identidades dos professores do ponto de vista pessoal-profissional e da profissão, com base na abordagem sociológica das identidades e relações profissionais.

Palavras-chave: Experiências profissionais; Formação docente; Identidade social

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Publicado

2018-02-27

Como Citar

Figueiredo, Z. C. C. (2018). Experiências profissionais, identidades e formação docente em educação física. Revista Portuguesa De Educação, 23(2), 153–171. https://doi.org/10.21814/rpe.13990

Edição

Secção

Artigos