Educación inclusiva: Por qué y para qué?

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DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.15078

Resumo

A caracterização da sociedade democrática exige a generalização do modelo de educação inclusiva, por forma a garantir igualdade de oportunidades, equidade e qualidade a toda a população dentro dos sistemas institucionais. O respeito pela diferença é uma das características que distinguem a sociedade atual, e é por isso essencial promover a contribuição que cada pessoa pode trazer ao seu grupo social. Numa abordagem ética, sociológica e psicopedagógica, esta afirmação é plenamente justificada. Se a sociedade deve coexistir na diversidade, isso tem de começar na sala de aula. A conquista da sociedade inclusiva passa por uma educação que sustenta os seus princípios desde os primeiros anos de vida. Além disso, existem inúmeras normas e recomendações internacionais que exigem a prática da educação inclusiva, das quais destaco a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006), à qual a União Europeia aderiu, assim com a maioria dos seus Estados-Membros.

Palavras-chave: Educação inclusiva, sociedade democrática, igualdade de oportunidades, equidade, acessibilidade.

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Publicado

2018-10-23

Como Citar

Casanova, M. A. (2018). Educación inclusiva: Por qué y para qué?. Revista Portuguesa De Educação, 31(Especial), 42–54. https://doi.org/10.21814/rpe.15078