A síntese como género escolar transdisciplinar

The synthesis as transdisciplinary school genre

Autores

  • Noémia Oliveira Jorge CLUNL e IPLeiria

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.15140

Palavras-chave:

Síntese, Género de texto, Género transdisciplinar

Resumo

A síntese é um género textual cujo domínio se revela fundamental para o desempenho de tarefas socioprofissionais e académicas. A sua apropriação não é feita de forma espontânea, mas decorre essencialmente da aprendizagem formal, em contexto escolar, sobretudo no ensino secundário, nomeadamente na disciplina de Português. Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre a didatização do género textual síntese, focando-se o funcionamento social do género e a sua transposição didática nos programas curriculares do ensino secundário e em manuais escolares de Português. Por fim, apresentar-se-ão algumas propostas de didatização do género, assentes em três pilares: observação/análise de textos autênticos; produção textual regulada pelas características do género; reflexão metalinguística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Beacco, J-C., Byram, M., Cavalli, M., Coste, D., Cuenat, M., Goullier, F., & Panthier, J. (2016). Guide pour le développement et la mise en œuvre de curriculums pour une éducation plurilingue et interculturelle. Strasbourg, France: Conseil de l’Europe. Disponível em https://rm.coe.int/16806ae64a

Bernié, J.¬ P. (1993). Raisonner pour résumer. Une approche systémique du texte. Berne, Suisse: Lang.

Brassart, D. G. (1993). Remarques sur un exercice de lecture-écriture: La note de synthèse ou synthèse de documents. Pratiques, 79, 95-113. Disponível em https://www.persee.fr/doc/prati_0338-2389_1993_num_79_1_1697

Bronckart, J.-P. (1997). Activité langagière, textes et discours. Pour un interactionisme socio-discursif. Lausanne, Suisse: Delachaux et Niestlé.

Castro, R. V. (1999). “Já agora, não se pode exterminá-los?”. Sobre a representação dos professores em manuais escolares de Português. In R. V. Castro, A. Rodrigues, J. L. Silva, & M. L. D. Sousa (Orgs.), Manuais escolares: Estatuto, funções e história (pp. 189-196). Braga, Portugal: Universidade do Minho.

Charolles, M., & Petitjean, A. (Dirs.). (1992). L'activité résumant. Metz, France: Université de Metz.

Choppin, A. (1992). Les manuels scolaires: Histoire et actualité. Paris, France: Hachette.

Coutinho, M. A. (2013). “O desenvolvimento da escrita na perspetiva do interacionismo sociodiscursivo. In L. A. Pereira & I. Cardoso (Coord.), Reflexão sobre a escrita. O ensino de diferentes géneros de textos (pp. 17-31). Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro.

Coutinho, M. A. (2019). Texto e[m] linguística. Lisboa, Portugal: Colibri.

Coutinho, M. A. (s/d.). Géneros de texto: Noção teórica e ferramenta didática [apresentação PowerPoint]. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Formacao/es_conf_generos_texto_ac.pdf

Coutinho, M. A., & Jorge, N. (Coord.). (2019). Ensinar géneros de texto: Conteúdos, estratégias e materiais. Disponível em https://run.unl.pt/handle/10362/87721

Coutinho, M. A., & Miranda, F. (2009). To describe textual genres: Problems and strategies. In C. Bazerman, D. Figueiredo, & A. Bonini (Orgs.), Genre in a changing world. Perspectives on writing (pp. 35-55). Fort Collins, Colorado: The WAC Clearinghouse and Parlor Press.

Cummins, J. (1984). Wanted: A theoretical framework for relating language proficiency to academic achievement among bilingual students. In C. Rivera (Ed.), Language proficiency and academic achievement (pp. 2-19). Clevedon, UK: Multilingual Matters.

Custódio, J. A. (1985). Didática Magna: Tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian.

Gonçalves, M., & Jorge, N. (Coord.). (2018). Literacia científica na escola. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1I3hF05jjiSahm9RWHmOpKz5-JGcBBP44/view

Jorge, N. (2014). O género memórias. Análise linguística e perspetiva didática (Tese de doutoramento, Universidade Nova de Lisboa). Disponível em https://run.unl.pt/handle/10362/12524

Martins, G. (Coord.). (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Disponível em https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf

Mateos, M., & Solé, I. (2009). Synthesising information from various texts: A study of procedures and products at different educational levels. European Journal of Psychology of Education, 24(4), 435-451.

Pacheco, J. A. (2001). Currículo: Teoria e praxis. Porto, Portugal: Porto Editora.

Petitjean, A. (1998). La transposition didactique en français. Pratiques: Linguistique, Littérature, Didactique, 97/98, 7-34. Disponível em https://www.persee.fr/doc/prati_0338-2389_1998_num_97_1_2479

Pires, M. C. (2019). Síntese. In M. A. Coutinho & N. Jorge (Coord.), Ensinar géneros de texto: Conteúdos, estratégias e materiais (pp. 75-85). Disponível em https://run.unl.pt/handle/10362/87721

Rodrigues, L. (2018). Escrita académica: Sintetizar e parafrasear a partir de várias fontes. Coimbra, Portugal: CINEP/IPC. Disponível em https://www.cinep.ipc.pt/attachments/article/92/Escrita%20Acad%C3%A9mica.pdf

Santos, M. (2001). A cidadania na “voz” dos manuais escolares. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte.

Segev-Miller, R. (2004). Writing from sources: The effect of explicit instruction on college students’ processes and products. Educational Studies in Language and Literature, 4, 5-33.

Spivey, N. (1997). The constructivist metaphor. Reading, writing, and the making of meaning. San Diego, CA: Academic Press.

Squire, J. (1992). Textbook publishing. In M. C. Alkin (Ed.), Encyclopedia of educational research (Vol. 4, pp. 1414-1420). Nova Iorque: Macmillan.

Valverde, G., Bianchi, L., Wolfe, R., Schmidt, W., & Houang, R. (2002). According to the book – Using TIMSS to investigate the translation of policy into practice trough the world of textbook. Netherlands: Kluwer Academic Publishers.

Wirthner, M. (2006). Le résumé d'un texte informatif s'enseigne-t-il? Des outils sémiotiques pour l'enseignant. In B. Schneuwly & T. Thevenaz-Christen (Dirs.), Analyses des objets enseignés. Le cas du français (pp. 159-176). Bruxelles, Belgique: De Boeck.

Wirthner, M., & Schneuwly, B. (2004). Variabilité et contrainte dans la construction des significations d’un objet d’enseignement: L’effet d’un outil pour enseigner le résumé d’un texte informatif. In C. Moro & R. Rickenmann (Eds.), Situation éducative et significations (pp. 107-133). Bruxelles, Belgique: De Boeck Université.

Documentos curriculares analisados

Almeida, M. M. (Coord.). (2001). Programa de Filosofia – 10.º e 11.º anos. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Programas/filosofia_10_11.pdf

Almeida, M. M. (Coord.). (2002). Programa de Filosofia A – 12.º ano. Lisboa, Portugal: ME-DES. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Programas/Recorrente/filosofia_a_op_12.pdf

Buescu, H., Maia, L., Silva, M. G., & Rocha, M. R. (2014). Programa e metas curriculares de Português – Ensino secundário. Disponível em http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/programa_metas_curriculares_portugues_secundario.pdf

Costa, A. (Coord.). (2005). Programa de Psicologia B – 12.º ano. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Programas/psicologia_b_12.pdf

Mendes, C. (Coord.). (2000/2001). Programa de História A – 10.º, 11.º e 12.º anos. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Programas/historia_a_10_11_12.pdf

Moinhos, R. (Coord.). (2005). Programa de Sociologia – 12.º ano. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Programas/sociologia_12.pdf

Rosas, J. (2006). Programa de Ciência Política – 12.º ano. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Programas/cienciapolitica.pdf

Santos, Z. (Coord.). (2001). Programa de Francês – Níveis de continuação e de iniciação, 10.º, 11.º e 12.º anos. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Programas/frances_10_11_12.pdf

Silva, E. (Coord.). (2005). Programa de Economia C – 12.º ano. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Programas/economia_c_12.pdf

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Jorge, N. O. (2019). A síntese como género escolar transdisciplinar: The synthesis as transdisciplinary school genre. Revista Portuguesa De Educação, 32(2), 150–170. https://doi.org/10.21814/rpe.15140

Edição

Secção

Artigos