Autoeficácia, estratégias de coping e os efeitos das relações interpessoais e organizacionais de discentes de Ciências Contábeis

Self-effectiveness, coping strategies and the effects of interpersonal and organizational relationships of Accounting Sciences’ students

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.18470

Palavras-chave:

AUTOEFICÁCIA, ESTRATÉGIA DE COPING, DISCENTES DE CONTABILIDADE, EDUCAÇÃO CONTÁBIL

Resumo

Esta pesquisa busca verificar a influência da autoeficácia nas estratégias de coping mediada pelas relações interpessoais e organizacionais estabelecidas por discentes de Ciências Contábeis. Para tal, a pesquisa descritiva com abordagem quantitativa tem como amostra 311 discentes de Instituições de Ensino Superior Público e Privado, localizadas no estado do Paraná (Brasil), e matriculados no ano de 2018. A partir da técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) foi possível constatar que as relações interpessoais e organizacionais atuam como mediadoras da autoeficácia académica com estratégias de coping voltadas para a recusa e distração. Estes resultados ilustram que reconhecer a posição mediadora do relacionamento interpessoal e organizacional entre a autoeficácia e as estratégias de coping é oportuno, na medida em que são constructos ligados ao processo de superação das adversidades vivenciadas no ensino superior. Os resultados indicam que, ao fomentar relações interpessoais e organizacionais satisfatórias, é maximizada a capacidade do discente de enfrentar os problemas de forma mais direta. Essa habilidade torna-se importante, pois contribui para o amadurecimento do discente e para o desenvolvimento de capacidades de enfrentamento adequadas para as situações vivenciadas no ambiente socioacadémico.

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Biografias Autor

Iago França Lopes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Contabilidade - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Bacharel em Ciências Contábeis - Universidade Federal do Paraná - UFPR

Romualdo Douglas Colauto, Universidade Federal do Paraná

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - Universidade Federal do Paraná - UFPR

 Doutor em Engenharia de Produção - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

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Publicado

2020-06-29

Como Citar

Meurer, A. M., Lopes, I. F., & Colauto, R. D. (2020). Autoeficácia, estratégias de coping e os efeitos das relações interpessoais e organizacionais de discentes de Ciências Contábeis: Self-effectiveness, coping strategies and the effects of interpersonal and organizational relationships of Accounting Sciences’ students. Revista Portuguesa De Educação, 33(1), 198–220. https://doi.org/10.21814/rpe.18470

Edição

Secção

Artigos