Adaptação ao ensino superior: Perspectiva de alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.21561

Palavras-chave:

Expectativas, Estudantes universitários, Bem-estar subjetivo, Representações sociais

Resumo

O estudo objetivou analisar o processo de adaptação de alunos ingressantes nos cursos de Engenharia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, a partir da abordagem da Teoria das Representações Sociais. Foram realizadas entrevistas com 31 alunos admitidos nos anos de 2018 e 2019, considerando as preocupações, facilidades e dificuldades relacionadas à vida estudantil e à vida cotidiana. Os resultados demonstram que as preocupações dos alunos se concentram no rigor acadêmico, no estresse relacionado à administração do tempo para realização das tarefas e no desenvolvimento de competências transversais. A qualidade acadêmica e o suporte oferecido pelos colegas e pela instituição são aspectos que não trazem preocupação. A dificuldade se concentra em conciliar atividades extracurriculares e de lazer, e a convivência no alojamento é vista como uma facilidade. Estes resultados direcionam ações que podem ser adotadas pelas instituições de ensino para ampliar esforços na construção de projetos psicoeducacionais de suporte aos ingressantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Marina Miranda Lery Santos, Instituto de Controle do Espaço Aéreo

Marina Miranda Lery Santos é psicóloga, Mestre em Psicossociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutora em Psicologia pela Université Toulouse Jean Jaurès (UT2). Atualmente é psicóloga do Comando da Aeronáutica, lotada no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA).

Cristiane Pessôa da Cunha Lacaz, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Cristiane Pessôa da Cunha Lacaz é enfermeira, Mestre em Saúde dos Grupos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Marta Maria Telles, Universidade da Força Aérea

Marta Maria Telles é psicopedagoga, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é Professora Colaboradora da Universidade da Força Aérea (UNIFA).

Referências

Almeida, L. S. (2007). Transição, adaptação académica e êxito escolar no ensino superior. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 15(2), 203-215. http://hdl.handle.net/2183/7078

Almeida, L. S., & Ferreira, J. A. (1997). Questionário de Vivências Académicas (QVA). Instituto de Educação e Psicologia.

Almeida, L. S., Guisande, M. A., Soares, A. P., & Saavedra, L. (2006). Acesso e sucesso no ensino superior em Portugal: Questões de género, origem sócio-cultural e percurso académico dos alunos. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(3), 507-514. https://doi.org/10.1590/S0102-79722006000300020

Araújo, A. M., & Almeida, L. S. (2015). Adaptação ao ensino superior: O papel moderador das expectativas acadêmicas. Lumen: Educare, 1(1), 13-32. https://doi.org/10.19141/2447-5432/lumen.v1.n1.p.13-32

Araújo, A. M., Almeida, L. S., Costa, A. R., Alfonso, S., Conde, A., & Deaño, M. (2015). Variáveis pessoais e socioculturais de diferenciação das expectativas académicas: Estudo com alunos do ensino superior do norte de Portugal e Galiza. Revista Portuguesa de Educação, 28(1), 201-220. https://doi.org/10.21814/rpe.7057

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Edições 70.

Carlotto, R. C., Teixeira, M. A. P., & Dias, A. C. G. (2015). Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários. Psico-USF, 20(3), 421-432. https://doi.org/10.1590/1413-82712015200305

Carmona, C. G. H., & Melo, N. A. (1999). Comunicación interpersonal: Programa de entrenamiento en habilidades sociales. Alfaomega.

Casanova, J. R., & Almeida, L. S. (2016). Diversidade de públicos no ensino superior: Antecipando riscos na qualidade da adaptação e do sucesso académico em estudantes do 1.º ano. Psicologia, Educação e Cultura, XX(1), 27-44. http://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/28290/1/PEC%20Maio%202016.pdf#page=27

Casanova, J. R., Araújo, A. M., & Almeida, L. S. (2020). Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1.º ano do ensino superior. Revista E-Psi, 9(1), 165-181. https://revistaepsi.com/artigo/2020-ano9-volume1-artigo11/

Cunha, S. M., & Carrilho, D. M. (2005). O processo de adaptação ao ensino superior e o rendimento acadêmico. Psicologia Escolar e Educacional, 9(2), 215-224. https://doi.org/10.1590/S1413-85572005000200004

Fleith, D. S., Almeida, L. S., Marinho-Araujo, C. M., Gomes, C. M. A., Bisinoto, C., & Rabelo, M. L. (2020). Validity evidence of a scale on academic expectations for higher education. Paidéia, 30, e3010. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3010

Fraga, V. F. (2018). ITA: Desenvolvimento organizacional e humano em tecnologia e inovação. Appris.

Honório, A. C., Ottati, F., & Cunha, F. A. (2019). Avaliação da adaptação ao ensino superior. Psicología para América Latina, 32, 97-105. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-350X2019000200002

Jodelet, D. (2001). Representações sociais: Um domínio em expansão. In D. Jodelet (Ed.), As representações sociais (pp. 17-29). UERJ.

Jodelet, D. (2003). Pensamiento social e historicidad. Relaciones. Estudios de Historia y Sociedad, 93(XXIV), 99-113. https://www.colmich.edu.mx/relaciones25/files/revistas/093/pdf/Denise_Jodelet.pdf

Jodelet, D., & Loprete, L. (2015). Problemáticas psicossociais da abordagem da noção de sujeito. Cadernos de Pesquisa, 45(156), 314-327. https://doi.org/10.1590/198053143203

Lameu, J. N., Salazar, T. L., & Souza, W. F. (2016). Prevalência de sintomas de stress entre graduandos de uma universidade pública. Psicologia da Educação, 42, 13-22. https://doi.org/10.5935/2175-3520.20150021

Lúcio, S. S. R., Medeiros, L. G. S., Barros, D. R., Ferreira, O. D. L., & Rivera, G. A. (2019). Níveis de ansiedade e estresse em estudantes universitários. Temas em Saúde, (edição especial), 260-274. http://temasemsaude.com/wp-content/uploads/2019/03/fippsi15.pdf

Martins, R. M. M., & Santos, A. A. A. (2018). Intervention in learning strategies: Study with new university students. Paidéia, 28, e2839. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2839

Matias, R. C., & Martinelli, S. C. (2017). Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 22(1), 15-33. https://doi.org/10.1590/s1414-40772017000100002

Matta, C. M. B., Lebrão, S. M. G., & Heleno, M. G. V. (2017). Adaptação, rendimento, evasão e vivências acadêmicas no ensino superior: Revisão da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, 21(3), 583-591. https://doi.org/10.1590/2175-353920170213111118

Moscovici, S. (1978). A representação social da psicanálise. Zahar Editores. Moscovici, S. (2003). Representações sociais: Investigações em psicologia social. Vozes.

Oliveira, C. T., Carlotto, R. C., Vasconcelos, S. J. L., & Dias, A. C. G. (2014). Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários brasileiros: Uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 15(2), 177-186. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1679-33902014000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Oliveira, F. P. D., Santos, L. M. P., & Shimizu, H. E. (2020). Responsabilidade social das escolas médicas e representações sociais dos estudantes de medicina no contexto do programa “Mais médicos”. Revista Brasileira de Educação Médica, 43(1), 462-472. https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190074

Pinho, A. P. M., Dourado, L. C., Aurélio, R. M., & Bastos, A. V. B. (2015). A transição do ensino médio para a universidade: Um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas possíveis consequências comportamentais. Revista de Psicologia, 6(1), 33-47. http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1691

Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2011). Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Vozes.

Silva, C. P., Sousa, F. A., Albuquerque, F. D. N., Almeida, T. A., & Araújo, L. F. (2018). Psicologia e saúde mental: Um estudo das representações entre universitários de Psicologia. Salud & Sociedad, 9(3), 210-220. https://doi.org/10.22199/S07187475.2018.0003.00001

Silva, N. G., & Aguiar, M. C. C. (2017). Representações sociais de professores do ensino superior das ciências exatas e da natureza quanto à definição de docência universitária. Educação & Formação, 2(4), 124-142. https://doi.org/10.25053/edufor.v2i4.1918

Soares, A. B., & Del Prette, Z. A. P. (2015). Habilidades sociais e adaptação à universidade: Convergências e divergências dos construtos. Análise Psicológica, 33(2), 139-151. https://doi.org/10.14417/ap.911

Soares, A. M., Pinheiro, M. R., & Canavarro, J. M. P. (2015). Transição e adaptação ao ensino superior e a demanda pelo sucesso nas instituições portuguesas. Psychologica, 58(2), 97-116. https://doi.org/10.14195/1647-8606_58-2_6

Souza, R. C., & Cerqueira, T. C. S. (2014). Representações sociais do ensino e aprendizagem em educação a distância. Psicologia e Saber Social, 3(2), 220-246. https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2014.14472

Tomás, R. A., Ferreira, J. A., Araújo, A. M., & Almeida, L. S. (2014). Adaptação pessoal e emocional em contexto universitário: O contributo da personalidade, suporte social e inteligência emocional. Revista Portuguesa de Pedagogia, 48(2), 87-107. https://doi.org/10.14195/1647-8614_48-2_5

Zazula, R., & Appenzeller, S. (2019). Perfil psicossocial de ingressantes de medicina em uma universidade bilíngue e multicultural. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 20(2), 17-28. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v20n2/a03v20n2.pdf

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Santos, M. M. L. ., Lacaz, C. P. da C. ., & Telles, M. M. . (2022). Adaptação ao ensino superior: Perspectiva de alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Revista Portuguesa De Educação, 35(1), 242–263. https://doi.org/10.21814/rpe.21561

Edição

Secção

Artigos