Implementação de novas práticas pedagógicas no Ensino Superior

Autores

  • Ana Ramos Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
  • Fernanda Delgado Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
  • Paulo Afonso Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
  • Alexandra Cruchinho Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
  • Paula Pereira Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
  • Paula Sapeta Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
  • George Ramos Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.2986

Resumo

A implementação de paradigmas no Ensino Superior resultantes da introdução do Processo de Bolonha abre portas para a renovação. A qualidade passa pela revisão dos curricula, pela reorganização dos processos de ensino-aprendizagem, pela estruturação das unidades curriculares e
cursos, pela qualificação e formação de docentes, pelo sucesso e resultados escolares, pela avaliação das competências atingidas e pela confiança social no Ensino Superior. Em 2010, foi delineado o Projeto "Construção da Aprendizagem" (ConstAp) com o objetivo principal de motivar as mudanças, nomeadamente ao nível das metodologias adotadas e da implementação do trabalho autónomo, para garantir uma carga de trabalho do estudante contínua ao longo do semestre. A questão central é a melhoria da qualidade no ensino ministrado. Este artigo analisa a execução do projeto implementado no IPCB, desde o ano letivo 2009/10, no âmbito do Processo de Bolonha, contextualizando os seus objetivos, implementação e condicionantes.

Palavras-chave
ConstAp; ECTS; Ensino-aprendizagem; Trabalho autónomo

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Como Citar

Ramos, A., Delgado, F., Afonso, P., Cruchinho, A., Pereira, P., Sapeta, P., & Ramos, G. (2013). Implementação de novas práticas pedagógicas no Ensino Superior. Revista Portuguesa De Educação, 26(1), 115–141. https://doi.org/10.21814/rpe.2986

Edição

Secção

Artigos