Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens?

Autores

  • João Paulo Saraiva Universidade do Minho, Portugal
  • Luís Paulo Rodrigues Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3045

Resumo

A adopção de uma perspectiva holística do desenvolvimento obriga-nos a equacionar a relação entre vários elementos do desenvolvimento pessoal. Entre os mais relevantes destacam-se (1) o sucesso no desenvolvimento motor das crianças e jovens, pela sua relação com a saúde e a definição de estilos de vida saudáveis; e (2) o sucesso ou realização académica, pela sua valorização social, pela importância na determinação da vida pessoal (carreira), e pela presença constante em todos os momentos que antecedem a vida adulta. O presente trabalho constitui uma revisão da literatura existente
sobre as relações existentes entre os factores associados ao desenvolvimento motor — nomeadamente a aptidão física, morfológica, coordenativa e a actividade física — e o sucesso académico de crianças e jovens, revisitados numa perspectiva holística.

Palavras-chave
Sucesso académico; Desenvolvimento motor; Crianças; Adolescentes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Saraiva, J. P., & Rodrigues, L. P. (2011). Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens?. Revista Portuguesa De Educação, 24(1), 193–211. https://doi.org/10.21814/rpe.3045

Edição

Secção

Artigos