Formação docente e a sua relação com a escola

Autores

  • Maria das Graças Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Patrícia Cristina Albieri Almeida Universidade Católica de Santos e Fundação Carlos Chagas
  • Laurizete Ferragut Passos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.7436

Resumo

O presente artigo traz reflexões suscitadas pela análise dos dados referentes ao desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do curso de Pedagogia de uma universidade pública localizada no Estado do Rio de Janeiro (Brasil). Procura-se identificar as contribuições desse programa para a constituição de um modelo formativo de desenvolvimento profissional centrado na escola, a partir do olhar dos estudantes e dos profissionais nele envolvidos. Destaque é dado às práticas e aos modelos formativos que favorecem não só a aproximação entre universidade e escola, bem como a construção de conhecimentos profissionais sobre a docência.

Palavras-chaves:modelos formativos; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; desenvolvimento profissional.

 

ABSTRACT

This article brings some reflections arising from the analysis of data for the development of the Institutional Program for the Teaching Initiation Exchange (PIBID) under the Faculty of Education at a public university in the state of Rio de Janeiro (Brasil). It seeks to identify the contributions of this program for the establishment of a training model of professional development focused on school, through the eyes of students and professionals involved in them. Emphasis is given to practices and training models that promote not only the rapprochement between university and school, as well as the construction of professional knowledge about teaching.

Key words: training models; Institutional Program for initiation scholarship to teaching; professional development.

Palavras chaves: modelos formativos; Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência; desenvolvimento profissional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Maria das Graças Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Pedagogia. É doutora em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006), mestre em Educação pela mesma universidade (1996). Professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Patrícia Cristina Albieri Almeida, Universidade Católica de Santos e Fundação Carlos Chagas


Dados curriculares e endereço: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1991), Mestrado (1999) e Doutorado (2005) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado pela PUC-SP. Atualmente é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Santos.

 

Laurizete Ferragut Passos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1990), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora aposentada da Unesp e atualmente Professora assistente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Nascimento, M. das G., Almeida, P. C. A., & Passos, L. F. (2016). Formação docente e a sua relação com a escola. Revista Portuguesa De Educação, 29(2), 09–34. https://doi.org/10.21814/rpe.7436

Edição

Secção

Artigos