Fatores que influenciam a aprendizagem de conceitos matemáticos em cursos de engenharia: Um estudo exploratório com estudantes da Universidade do Minho

Autores

  • Manuela Alves Centro Algoritmi do Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho
  • Clara Coutinho Instituto de Educação da Universidade do Minho
  • Ana Maria A. C. Rocha Centro Algoritmi do Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho
  • Cristina Rodrigues Centro Algoritmi do Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.5998

Resumo

O sucesso na aprendizagem da Matemática no ensino superior constitui um campo emergente de pesquisa, em particular nos cursos de Engenharia. No entanto, em Portugal ainda é incipiente a pesquisa na área, pelo que é pertinente  explorar  fatores  que  podem  esclarecer  a  relação  entre  os estudantes de Engenharia e a Matemática. Com base em três focus group realizados com estudantes de dois cursos de Engenharia da Universidade do Minho,  este  estudo  exploratório  pretende  investigar  as  atitudes  dos estudantes na aprendizagem de conceitos matemáticos e averiguar os fatores que influenciam a sua experiência no processo de aprendizagem. Para além da perceção da importância da Matemática no seu curso e na sua futura profissão,  os  resultados  sugerem  que  há  fatores  que  influenciam  o  seu desempenho, nomeadamente o papel do professor e a sua metodologia de ensino, bem como a aplicabilidade dos conceitos matemáticos no contexto da Engenharia, o papel ativo do estudante na aprendizagem e a influência dos pais e da sociedade.

PALAVRAS-CHAVE

Aprendizagem de conceitos matemáticos; Engenharia; Focus group; Ensino
Superior

 

ABSTRACT

Success in the learning of Mathematics in higher education constitutes an
emerging field of research, particularly in the Engineering courses. In Portugal, however, the research in this area remains incipient. It is therefore relevant to explore  which  factors  may  clarify  the  relation  between  the  Engineering students and Mathematics. Based on three focus groups carried out with students  from  two  Engineering  courses  at  the  University  of  Minho,  this exploratory study aims to investigate the attitudes of students in the learning of  mathematical  concepts  and  find  out  the  factors  that  influence  their experience in the learning process. Beyond the perception of the importance of Mathematics in their course and their future profession, the results suggest that there are factors that influence their performance, such as the teacher's role  and  his/her  teaching  methodology,  as  well  as  the  applicability  of mathematical concepts in the context of Engineering, the student’s active role in learning and the influence of parents and society.

KEYWORDS

Learning  of  mathematical  concepts;  Engineering;  Focus  group;  Higher
education

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Manuela Alves, Centro Algoritmi do Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho

Manuela Alves é licenciada em Ensino de Matemática e mestre em Educação pela Universidade do Minho. Tem uma vasta experiência no ensino da Matemática nos ensinos básico e secundário, incluindo experiência no ensino da Álgebra, Análise Matemática na Escola de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, bem como no ensino de Estatística na Universidade do Minho. Atualmente é aluna do Programa Doutoral em Engenharia Industrial e Sistemas e investigadora no Centro Algoritmi da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Tem colaborado em projetos de investigação e tem divulgado o seu trabalho em diversas conferências nacionais e internacionais.

Clara Coutinho, Instituto de Educação da Universidade do Minho

Clara Coutinho é Professora Auxiliar Aposentada no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Trabalha na área das Ciências da Educação, em linhas de investigação ligadas à Tecnologia Educativa. Tem uma vasta experiência na conceção de programas de formação de professores em TIC e na avaliação do impacto da integração de inovações tecnológicas nas escolas básicas e secundárias. Participa em diversos projetos nacionais e internacionais ligados ao e-learning e ao desenvolvimento de recursos pedagógicos digitais para crianças. Tem inúmeras publicações em revistas nacionais e internacionais bem como em atas de conferências.

Ana Maria A. C. Rocha, Centro Algoritmi do Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho

Ana Maria A. C. Rocha é Professora Auxiliar do Departamento de Produção e Sistemas e Investigadora no Centro Algoritmi, da Universidade do Minho. No seu currículo inclui-se a participação em projetos científicos financiados, a publicação de algumas dezenas de artigos ou capítulos de livros, a orientação de teses de mestrado e de doutoramento e a participação em conferências em diversos países. Além disso, tem sido revisora em diversos jornais da Elsvier e Springer. A sua investigação centra-se na otimização não linear, na otimização global e nas áreas de programação inteira.

Cristina Rodrigues, Centro Algoritmi do Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho

Cristina Rodrigues é Professora Auxiliar no Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e Investigadora no Centro Algoritmi. Leciona diversas disciplinas de Estatística Aplicada em cursos de engenharia e atualmente é membro da Comissão de Curso de Mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade da Universidade do Minho. Com experiência em diversos projetos de investigação, no seu curriculum inclui-se a publicação de capítulos de livros e artigos em revista, a orientação de alunos de mestrado e doutoramento e a participação em várias conferências internacionais.

Downloads

Publicado

2016-07-16

Como Citar

Alves, M., Coutinho, C., A. C. Rocha, A. M., & Rodrigues, C. (2016). Fatores que influenciam a aprendizagem de conceitos matemáticos em cursos de engenharia: Um estudo exploratório com estudantes da Universidade do Minho. Revista Portuguesa De Educação, 29(1), 259–293. https://doi.org/10.21814/rpe.5998

Edição

Secção

Artigos