No controverso desafio da educação inclusiva: Um convite para pensar a complexidade humana

Autores

  • Roque Strieder Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Brasil
  • Arnaldo Nogaro Doutor em Educação e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da URI - Frederico Westfalem

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.8799

Resumo

O estudo reconhece que fazer educação inclusiva exige olhar o ser humano de modo singular em contextos multidimensionais. Nessa perspectiva chama para a discussão a fragilidade do reconhecimento das diferenças e a importância da participação da filosofia da educação como catalizadora dos debates sobre a educação inclusiva. O objetivo é investigar possíveis contribuições da filosofia da educação como desafio para uma melhor compreensão de como ações inclusivas podem ser potencializadas no universo da complexidade e das atitudes transdisciplinares. O estudo tem caráter qualitativo e busca em referenciais teóricos. Traz suportes teóricos sobre a atitude transdisciplinar e as possibilidades, no universo dessas atitudes, de uma contribuição para qualificar reflexões e ações inclusivas. Reconhece que a educação inclusiva existe em potencial e lhe falta atualização. Destaca que a transdisciplinaridade e a filosofia da educação podem conduzir as reflexões para reconhecer a complexidade da condição humana para depois olhar para o interior de si buscando compreender-se a partir do outro.

PALAVRAS-CHAVE

Educação inclusiva; Filosofia da educação; Transdisciplinaridade

 

ABSTRACT

The text recognizes that to make inclusive education requires viewing the
human  being  in  a  unique  way  in  multidimensional  contexts.  From  this perspective,  it  calls  for  the  discussion  the  fragility  of  the  recognition  of differences  and  the  importance  of  the  participation  of  the  philosophy  of education as a catalyst for discussions on inclusive education. The goal is investigate  possible  contributions  of  the  philosophy  of  education  as  a challenge  for  a  better  understanding  of  how  inclusive  actions  can  be potentialized in the universe of complexity and transdisciplinary actions. The text brings theoretical contributions on the transdisciplinary attitude and the possibilities,  in  the  universe  of  these  attitudes,  to  qualify  reflections  and inclusive actions. It recognizes that inclusive education exists in potential but it  lacks  updating.  It  highlights  that  transdisciplinarity  and  philosophy  of education can lead the reflections to recognize the complexity of the human condition  so  that  one  can  look  within  him/herself  seeking  a  better understanding from the other.

KEYWORDS

Inclusive education; Philosophy of education; Transdisciplinarity

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Biografias Autor

Roque Strieder, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Brasil

Doutor em Educação e Professor do Programa de Mestrado em Edujcação da Unoesc - Joaçaba - Santa Catarina- Brasil

Arnaldo Nogaro, Doutor em Educação e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da URI - Frederico Westfalem

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguais das Missões - URI - Frederico Westfalen - Rio Grande do Sul - Brasil

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Publicado

2016-07-16

Como Citar

Strieder, R., & Nogaro, A. (2016). No controverso desafio da educação inclusiva: Um convite para pensar a complexidade humana. Revista Portuguesa De Educação, 29(1), 51–73. https://doi.org/10.21814/rpe.8799

Edição

Secção

Artigos